- Autor: Pe. Arthur W. Terminiello
- Fonte: Livro “The 40 Questions Most Frequently Asked about the Catholic Church by Non-Catholics” (1956) / Site “Una Fides, One Faith” (http://net2.netacc.net/~mafg)
- Tradução: Carlos Martins Nabeto
– Por que somente a Bíblia não nos é suficiente como regra de fé ou guia para o ensinamento de Cristo?
A Bíblia sozinha não é suficiente como guia para o ensinamento de Cristo porque:
a) Não foi o caminho seguido por CRISTO: apenas dois Apóstolos escreveram Evangelhos e apenas cinco escreveram Epístolas. Todos teriam escrito algo se a intenção de Cristo fosse espalhar o Evangelho através da circulação de livros. Pelo contrário, os Apóstolos foram comissionados a ensinar e pregar em Seu nome.
b) A Bíblia sozinha não é um guia SEGURO: há milhões e milhões de pessoas que não sabem ler. E há muitas passagens que são difíceis de entender. São Pedro admite isto ao falar sobre as Epístolas de São Paulo: “Nessas epístolas há certas coisas difíceis de entender, que os indoutos e os instáveis distorcem, assim como fazem com o restante das Escrituras, para sua própria destruição” (2Pedro 3,16).
c) A Bíblia sozinha não é COMPLETA: “Há, no entanto, muitas outras coisas que Jesus fez; mas se todas elas fossem escritas, acho que nem o próprio mundo poderia conter os livros que precisariam ser escritos. Amém” (São João 21,25).
d) A Bíblia sozinha não é CLARA: leia Atos 8,26-31.
Da mesma forma, vemos centenas de denominações [dezenas de milhares a partir de 1998], todas elas afirmando amparar sua religião na mesmíssima Bíblia e, [ao mesmo tempo,] acreditando em doutrinas contrárias [umas às outras].