Blog de Carlos Martins Nabeto

TEMPOS LITÚRGICOS – ADVENTO: INÍCIO DO “ANO NOVO” NA IGREJA

“Nos inícios da Igreja, todo domingo era dia de Páscoa. Os cristãos se reuniam para celebrar a ressurreição de Jesus. Desta forma, obedeciam à ordem do mestre: “Fazei isto em minha memória” (Lucas 22,19). Nesse encontro dominical, os cristãos relembravam tudo o que aconteceu durante a vida de Jesus. Estava muito viva a lembrança de Sua morte na cruz. (…)

Aos poucos, os cristãos foram percebendo que o Mistério Pascal de Jesus está presente no mistério da vida de todos os dias. (…) A Igreja percebeu que era melhor celebrar os mistérios da vida de Cristo ao longo do ano.

Este ano NÃO coincide com o ano civil, que começa no 1º de janeiro e termina em 31 de dezembro. O ANO LITÚRGICO começa no ADVENTO, passa pelo Natal e pela Epifania, [inicia o Tempo Comum,] continua na Quaresma, Semana Santa e Páscoa, atravessa a Ascensão e Pentecostes, [retoma o Tempo Comum] e termina na Festa de Cristo Rei.

Ao longo deste Ano são recordados os principais fatos e ensinamentos de Cristo” (Pe. Joãozinho. “Curso de Liturgia”. Ed. Loyola, 2ª ed., 1996, p. 58).

Facebook Comments

Livros recomendados

9 Ateus Mudam de ÔnibusA Cruz de CristoSabedoria e Inocência – Vida de G. K. Chesterton

About the author

Católico Porque...

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.