Teólogo protestante diz não haver diferenças entre católicos e protestantes

Nome do leitor: PAULO GIBALDI

Cidade/UF: RIO DE JANEIRO

Religião: PROTESTANTE

Mensagem
========

BOA TARDE!!!

PRIMEIRAMENTE QUE RO ELOGIAR PELO LINDO SITE ABORDANDO ACERCA DE VÁRIOS ASSUNTOS TEOLÓGICOS SEM PIEGAS. PORÉM O QUE ME ATRAIU SÃOS OS VÁRIOS ASSUNTOS POLÊMICOS ABORDADOS.

EU COMO UM TEÓLOGO PROTESTANTE AFIRMO QUE NÃO HÁ DIFERENÇAS DOUTRINÁRIAS ENTRE CATÓLICOS E PROTESTANTES, HÁ SIM, UMA DIFERENÇA DE VALORES QUANTO AOS PRECEITOS BÍBLICOS, POR EXEMPLO: OS CATÓLICO VALORIZAM OS DOGMAS, AS DOUTRINAS DOS PARTRÍCIOS, A TRADIÇÃO, AS QUESTÕES TEOLÓGICAS E DOUTRINARIAS "CONCLUIDAS" EM ALGUNS CONCÍLIOS. JÁ OS PROTESTANTES VALORIAM SOMENTE (NÃO QUE OS NOSSOS IRMÃOS CATÓLICOS NÃO VALORIZAM) A BÍBLIA, A FÉ, A GRAÇA E CRISTO. REFERENTE AO QUE FOI COLOCADO PELO MEU IRMÃO ALEXANDRE NESTE SITE REFEREINDO-SE A DEFESA DE QUE A BÍBLIA NÃO DEVE IR AS MÃOS DE LEIGOS, ELE ACABA CONTRADIZENDO O PNTÍFICE PAPA BENTO EM SUA RECENTE VIAJEM AO BRASIL, QUANDO O MESMO INCENTIVOU AOS LÍDERES CATÓLICOS DA AMÉRICA LATINA ADIVULGAREM, ENSINAREM E INCENTIVAREM OS FIÉIS A LEREM A BÍBLIA.

QUERO TERMINAR DIZENDO QUE NÃO ESTOU AQUI PARA CRÍTICAR E SIM FALAR E OUVIR SOBRE DETERMINADOS ASSUNTOS, CREIO QUE SERÁ DE GRANDE VALIA.

Prezado Sr. Paulo, a Santa Paz de Nosso Senhor!

Primeiramente quero agradecer a sua visita e sua mensagem tão educada. Infelizmente nem todos os protestantes que nos escrevem são educados como o Sr.

Fico ainda muito feliz pelo Sr. ter sido atraído pelos “assuntos polêmicos abordados”. Com efeito, isso demonstra que a Verdade lhe atrai, e queira Deus que possamos ajudá-lo a reconhecê-la na Fé Católica.

Com todo amor e honestidade que merece, permita-me fazer algumas observações à sua carta.

O Sr. diz “que não há diferenças doutrinárias entre católicos e protestantes”, mas que haveria na verdade “uma diferença de valores quanto aos preceitos bíblicos”.

Tudo o que o Sr. apontou como diferenças de valores corresponde exatamente a diferenças doutrinárias. Não só existem diferenças doutrinárias entre católicos e protestantes como elas são profundas!

O problema da sua teologia é que ela é relativista, alías este tipo de teologia está “na moda” e infelizmente também está presente em institutos teológicos católicos. Antigamente se alguém queria encontrar doutrina segura, procurava tais institutos e os seminários. Hoje a maioria é forma hereges. Antes formavam pastores, hoje formam lobos.

S. Paulo foi contra o relativismo doutrinário: "Rogo-vos, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que todos estejais em pleno acordo e que não haja entre vós divisões. Vivei em boa harmonia, no mesmo espírito e no mesmo sentimento" (1 Cor 1,10) (grifos meus).

Se um crê que a Bíblia tem 66 livros, que o Batismo só pode ser ministrado a adultos, que Maria não é Mãe de Deus, nem teve outros filhos e nem foi imaculada, que Jesus não está verdadeiramente presente na Eucaristia, que o culto deve ser de louvor e não repetição do Sacrifício de Cristo, que não existe sacerdócio ministerial, que não existe sucessão apostólica, que o Papa não é o chefe de toda Igreja e um outro crê em coisas totalmente diferentes, por acaso isso é estar em “pleno acordo”, “no mesmo espírito e no mesmo sentimento”? Será que isso é uma mera diferença de valores e não doutrinária?

Não caríssimo Sr. teólogo, não é. Então o Sr. está em forte contradição.

Quanto à leitura da Bíblia, nunca dissemos que ela não deve ir às mãos de leigos. Seria um absurdo dizer isso. Eu mesmo tenho várias em casa, fora as instaladas no computador. Dizemos que a interpretação da Escritura, a palavra final sobre o que ela ensina cabe à Igreja Una (Ct 6,9; Jo 17,22 cf. Ef 4,5; 1Cor 1,10), Santa (Lv 11,44; Sl 25,5; 1Cor 3,17), Católica (Mt 24,14; 25,32;  28,19; Ap 15,4), Apostólica (At 1,26; 1 Cor 12,28; 1Tm 4,14; 2 Tm 1,6; Tt 1,5) e Romana (Mt 16,18; Lc 22,32; Rm 16,20). Pois só Ela é Coluna e Fundamento da Verdade (cf. 1Tm 3,15).

Isso é bem diverso do Livre Exame ensinado por Lutero e que resultou na babel doutrinária que há nas seitas protestantes.

Será um prazer tratar de outros temas com o Sr e ajudar-lhe a encontrar o caminho da Única Igreja de Cristo, a Igreja Católica.

Escreva-nos sempre.

Em Cristo Nosso Senhor,

Prof. Alessandro Lima.

Facebook Comments

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.