Respostas Católicas

Todos os pecados não são iguais aos olhos de deus?

– Todos os pecados não são iguais aos olhos de Deus? Tiago 2,10 diz: "Quem obedece toda a lei mas falha em um único ponto dela torna-se culpado de tudo" (Anônimo).

A passagem que você cita não significa que todos os pecados são igualmente graves aos olhos de Deus. Mesmo sob a Antiga Aliança, alguns pecados eram tidos por mais graves que outros.

O Novo Testamento deixa claro que alguns pecados são mais ofensivos que outros. A trave no próprio olho é, obviamente, mais significante do que um fiozinho de palha no olho do próximo (Mateus 7,2-5). O pecado contra o Espírito Santo, que não pode ser perdoado, é mais grave do que outros pecados que podem ser perdoados (Mateus 12,31-32). O pecado mortal que João menciona (1João 5,16-17) é muito mais grave do que outros pecados.

O senso comum também nos diz que algo feito sem querer, em iguais circunstâncias, não é tão errado quanto algo que se faz deliberadamente. Ademais, algo feito em ignorância invencível não é a mesma coisa que algo feito com o conhecimento da verdade (João 9,41).


Livros recomendados

Catecismo Romano (Nebli)A Ascensão das UniversidadesO livro negro do Comunismo





Veja também  Cristo ressuscitado tinha sangue? a eucaristia não é uma farsa?

About the author

Veritatis Splendor