Blog de Carlos Martins Nabeto

TRADIÇÕES NATALINAS – COROA DO ADVENTO: FESTA DA IMACULADA CONCEIÇÃO?!?? MAS CADÊ O 2º DOMINGO DO ADVENTO DESTE ANO DE 2013???

Na semana passada iniciamos este período de preparação para o Natal (e também início de um novo Ano Litúrgico, no caso, o Ciclo “A”). Porém, muitas pessoas que foram hoje à Santa Missa estranharam o fato de a Igreja estar celebrando a Festa da Imaculada Conceição, inclusive com a recitação/canto do Hino de Louvor (Glória)… Perguntam: não deveríamos estar celebrando hoje o 2º Domingo do Advento (e, por consequência, omitindo o Hino de Louvor)? E o que fazer com a 2ª vela da Coroa do Advento: acender ou não? E que cor usar nos paramentos?

Podemos dizer que “sim” e… “não”…

– “Sim”, celebramos o 2º Domingo do Advento porque ordinariamente nenhuma outra festividade da Igreja se sobrepõe a ele. Celebra-se então exatamente o que foi previsto para o respectivo dia, segundo o Calendário Universal da Igreja.

– “Não”, porque EXTRAORDINARIAMENTE é possível que um país, através de sua Conferência Episcopal, tenha obtido dispensa específica da Santa Sé (junto à Sagrada Congregação para o Culto Divino). Este é o caso do Brasil no tocante à festividade da Imaculada Conceição: embora tenha sido celebrada hoje, em pleno 2º Domingo do Advento, pelo fato de o dia 8 de dezembro – dia da Imaculada – ter caído em um domingo, certamente NÃO teria sido celebrada em um Domingo do Advento se tivesse caído em um outro dia qualquer da semana (2ª a sábado), já que não é permitido o traslado.

Pois bem. Por consequência, a cor a ser usada nos paramentos HOJE (08/12/2013), EXCEPCIONALMENTE no tocante ao 2º Domingo do Advento, mas em conformidade com a festa da Imaculada, é o BRANCO (não o Roxo). E para as comunidades que montaram a tradicional Coroa do Advento, deve-se SIM acender a 2ª vela (já que estamos, de fato, no 2º Domingo do Advento e, semana que vem estaremos no 3º Domingo).

Facebook Comments

Livros recomendados

100 Mensagens para a AlmaSão Francisco de AssisCatena Aurea – Vol. 1 – Evangelho de São Mateus

About the author

Católico Porque...

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.