Artigos (por Jaime Francisco de Moura)

Três curiosidades sobre o Santo Sudário

1) Muitos céticos e alguns cientistas afirmam que a ressurreição de Cristo não passa de uma armação. Isto não é verdade porque Jesus realmente ressuscitou, pois se o seu corpo houvesse sido retirado do sepulcro por seus seguidores visando a anunciar uma ressurreição, certamente isto teria sido feito levando o pano que o encobriu, pois seria muito mais fácil transportar o corpo tal e qual estava envolvido por ocasião de seu sepultamento, do que removendo o pano e todas aquelas faixas. A verdade é que Jesus subiu aos Céus e o Santo Sudário ficou com as imagens impressas de seu corpo. Estas imagens são confirmadas e comprovadas pela ciência e datam da época de Jesus.

2) O Sudário foi muito bem guardado pelos Apóstolos e certamente muito bem escondido, pois se qualquer judeu descobrisse esta mortalha, teria fatalmente procurado destruí-la, porque, conforme a tradição judaica, eram impuros e estavam em contato com um morto. Esta talvez seja mais outra razão para que os Evangelistas não se referissem em seus textos àquela relíquia que guardavam.

3) Nenhum outro crucificado, conforme os registros da História e registros Arqueológicos, recebeu uma coroa de espinhos. O caso de Jesus é o único e isto é forte argumento a favor da autenticidade do Santo Sudário. A imagem do Sudário mostra uma figura humana com todos estes sinais e que são relatados nos quatro Evangelhos.


Livros recomendados

Santo Tomás de Aquino (Chesterton – Ecclesiae)Vida de Cristo (Quadrante)Sabedoria e Inocência – Vida de G. K. Chesterton

About the author

Católico Porque...