Espaço do Leitor

Leitora pergunta sobre o uso de anticonce?pcional

Pergunta

Olá, me chamo B. sou católica e casada há 2 anos. Eu frequento a Santa Missa e sei que quem está em pecado mortal não pode comungar. Eu comungava até descobrir que tomar anticoncepcional é um pecado mortal. Desde então eu parei de comungar, porém piorei minha situacão de pecado quando comunguei em pecado mortal mesmo sem consciência? Pretendo abandonar o método nos próximos meses, imediatamente assim que parar posso voltar a comungar? Preciso me confessar antes? E como saber se não estou em outro pecado mortal? Há alguma lista de situacões em que nos encontramos em que não é permitido comungar?

Muito obrigada,

B.

Salve Maria! Prezada B.

Alegra-nos muito a confiança que você deposita neste humilde trabalho. Sua carta reflete muito a situação em que vivem milhares de famílias pelo Brasil, quanto ao desconhecimento da doutrina e ensino da Igreja em relação aos anticoncepcionais ou os preservativos, assim como outras questões referentes à doutrina ou liturgia da Igreja Católica.

A Igreja distingue o pecado que é “uma falta contra a razão, a verdade, a consciência reta; é uma falta ao amor verdadeiro para com Deus e para com o próximo, por causa de um apego perverso a certos bens […]” (Catecismo nº 1849) segundo a gravidade; em “pecado mortal” e “pecado venial”.

O primeiro ocorre quando transgredimos os Dez mandamentos e as leis da Igreja; tal pecado “requer pleno conhecimento e pleno consentimento. Pressupõe o conhecimento do caráter pecaminoso do ato, de sua oposição à lei de Deus.” (Catecismo nº 1859) nestas condições, pecam mortalmente o homem ou mulher.

Quanto ao pecado venial, ensina a Igreja que “Comete-se um pecado venial quando não se observa, em matéria leve, a medida prescrita pela lei moral, ou então quando se desobedece à lei moral em matéria grave, mas sem pleno conhecimento ou sem pleno consentimento” (Catecismo nº 1862).

Lembrando que a Sagrada Escritura distingue os pecados como ensina São João: “Há pecado que é para a morte […] há pecado que não leva à morte.” (I Jo 5, 16-17).

Algumas vezes pecamos por falta de consciência ou o fazemos, porque desconhecemos as leis do Senhor e as orientações da Igreja, mesmo nestas situações somos culpados (cf. Lv 4, 13-14) pelo fato de transgredimos as normas e regras de vida moral, sendo assim, seu caso indica pecado venial, pela falta de “pleno conhecimento, e pleno consentimento do ato” como vimos acima.

Aconselho você a abandonar tal prática e logo depois fazer uma boa confissão como é recomendada pela Igreja, mesmo em materia venial “leve” (Catecismo nº 1458), junto a um sacerdote, então você poderá voltar a comungar o corpo do Senhor dignamente, pois como ensina o Catecismo “Quem confessa os próprios pecados já está agindo em harmonia com Deus.”.

Sobre suas duas últimas questões é necessário como ensina São Paulo que “cada um se examine a si mesmo, e assim como desse pão e beba desse cálice. Aquele que o come e o bebe sem distinguir o corpo do Senhor, come e bebe a sua própria condenação” I Cor 11, 28-29. Cabe individualmente a cada um de nós avaliarmos a nossas condições de vida, frente ao Senhor, e se levamos “uma vida como Cristo ensinou ” para podermos participar da Eucaristia, como ensina São Justino no séc. I e relembra o Catecismo (nº 1355).

Existem diversas situações que constatado o pleno conhecimento das leis de Deus e o pleno consentimento do ato pelo individuo, resultam em pecado mortal e obviamente esta pessoas não podem comungar o corpo do Senhor; [exemplo; adultério, pratica sexual antes do casamento, uso de pílola ou preservativo,assassinato,furto, cobiça etc].

Recomendo que você procure conhecer o Catecismo da Igreja Católica, e outros meios de formação cristã como artigos, palestras, cursos ou até mesmo em nosso site que dispõe de diversos textos elucidativos. É o desconhecimento das leis de Deus e orientações veladas pela nossa Madre Igreja que têm afetado e levado milhares de católicos a situações semelhantes a sua.

Obrigado por recorrer ao nosso apostolado, reze por nossa equipe.

John Lennon J. da Silva


Livros recomendados

A Fé ExplicadaO Livro do Êxodo – Cadernos de Estudo Bíblico9 Ateus Mudam de Ônibus

About the author

Veritatis Splendor