A WikiKto, a enciclopédia católica livre, colaborativa e de língua portuguesa/brasileira foi lançada no dia 12 de outubro 2006, aniversário de Nossa Senhora Aparecida (Brasil) e véspera de 13 de outubro, aniversário do fim da aparições de Nossa Senhora de Fatima (Portugal).

WikiKto, em língua portuguesa/brasileira sucede a enciclopédia francesa lançada no dia 13 de maio de 2005.

WikiKto é um projeto, desenvolvido por variás pessoas e criado inicialmente por David Dias, francês e português de origem, morando no Brasil desde agosto 2006.

Inspirando na Wikipédia, enciclopédia generalista, e usando o mesmo motor, WikiKto, pretende ser um projeto inovador, dinâmico e concentrado sobre a religião católica. Ele permete a publicação e a edição de artigos de maneira simples. A linguagem utilizada : wikiwiki, é muito mais simples e accessível que a linguagem html, geralmente utilizada para criar sites.

É preciso só alguns instantes para se familiarizar. Sobre um wiki, o visitante e o autor ficam sendo a mesma pessoa.

Criado em 1995 por Ward Cunningham, o nome wiki vem da palavra hawaiana wikiwiki que significa « depressa ».

No WikiKto, cada um pode dar a sua contribuição, criando novos artigos, modificando, tudo isso de maneira colaborativa, respeitando um certa neutralidade de ponto de vista, evitando assim os comentários pessoais.

Sobre WikiKto, o histórico da modificaçãos é conservado. Assim se um “vândalo” apaga o conteùdo de uma página, a mesma volta imediatamente ao estado anterior.

De línguas francesa, inglesa, e agora em português/brasileiro, WikiKto tem vocação a se estender a outras línguas.

Graças à licença GNU GFDL que beneficia os artigos de WikiKto, cada um pode usar com liberdade e gratuitamente o conteùdo da enciclopédia, também para uso comercial. O editor só tem obrigação de sempre fazer a citação de onde ele pegou os dados.

David Dias WikiKto, l'encyclopédie catholique libre WikiKto, a enciclopédia catolica livre Français : http://fr.wikikto.eu/ English : http://en.wikikto.eu/ Português/brasileiro : http://br.wikikto.eu/

Facebook Comments