Leitor afirma que estamos no fim dos tempos

Um leitor protestante nos enviou uma carta recentemente cuja resposta achamos por bem publicar. Os seus comentários seguem em preto; os nossos, em azul.

saudacoes. Sou evangelico

Li um artigo que tratava da suposta conversao de um pastor evangelico ao catolicismo apos “aparicao de Maria”. Este fato serve para demonstrar que estamos nos fins dos tempos conforme a Biblia nos alerta que nos ultimos dias se levantariam do nosso meio falsos mestres.

Permita-me, meu caro Jônatas, demonstrar uma incoerência tão típica de todos os protestantes que conosco entram em contato. Você afirma que a conversão de protestantes ao catolicismo é uma obra do demônio. Com certeza, contudo, você deve afirmar, para todos os outros protestantes, que a conversão de católicos para as igrejolas evangélicas é obra do Espírito Santo.

A vocês, aplica-se, mutatis mutandis, uma palavra do Senhor: se os protestantes se convertem ao catolicismo por influência do demônio, por influência de quem se convertem os católicos ao protestantismo?

Pois, é, caro Jônatas…

Como você vê, a Bíblia, realmente, se cumpre à risca. Os protestantes são os fariseus de hoje, que lêem e não entendem. E, apesar de nada entender, ainda acusam os católicos de deturparem a Palavra de Deus.

E, apesar de nada entenderem, ainda se julgam os eleitos de Deus, prontos para serem “levados em nuvens” aos céus, triunfantes e vitoriosos.

Nada mais farisaico do que o protestantismo! No fundo, é ao farisaísmo protestante que você gostaria de nos ver convertidos…

A Palavra de Deus está se cumprindo á risca.O apostolo Paulo nos advetiu que mesmo que um anjo do Céu descesse nos trazendo doutrinas alem daquilo que já recebemos, deveremos considera-lo amaldiçodo.

Ainda que você não o saiba (e ainda que venha a se debater contra esta verdade) a advertência do Apóstolo São Paulo não é direcionada aos católicos, mas aos hereges dos quais os protestantes, em tempos hodiernos, são os primeiros.

Duvida?

Dê uma olhada na nossa secção de patrística e você verá, com toda a clareza que a tua sinceridade permitir, que todas as doutrinas católicas negadas pelo protestantismo já eram cridas desde o primeiro século. A Igreja nunca “inventou” nada, segundo você, na melhor tradição protestante, afirma.

Ao contrário, todas as doutrinas básicas do protestantismo (sola fide, sola scriptura, sola gratia, etc.) são invenções rescentíssimas. Invenções que surgiram dentro das Igrejas protestantes, e que começaram a surgir já com Lutero. Os verdadeiros cristãos de todos os tempos se arrepiariam diante delas.

Portanto, meu caro Jônatas, são os protestantes os que pregam um “evangelho diverso do de São Paulo”. O evangelho amaldiçoado pelo apóstolo é o mesmo que você prega.

A biblia nos orienta examinar-mos tudo, ela diz que nao devemos nos deixar levar por visoes e sonhos.

Really? Engraçado… Na minha Bíblia, São José se deixou levar por sonhos (inclusive, graças a isto, ele salvou a vida de seu Filho adotivo).

Se São José seguisse o teu evangelho, provavelmente Herodes teria logrado matar o Menino Jesus…

Além disto, São Pedro, São Paulo, Zacarias, todos tiveram visões, e jamais foram censurados por isto.

Se São Pedro seguisse o teu evangelho, até hoje o cristianismo seria uma seita judaica. Se São Paulo seguisse o teu evangelho, teria morrido perseguindo os cristãos com todo o zelo farisaico com que os protestantes nos atacam.

E o que dizer de São João? Se ele seguisse o teu evangelho e desprezasse as visões, o Apocalipse jamais teria sido escrito.

 

Ele escreveu um livro somente de visões. Livro este que Lutero quis tirar da Bíblia, mas que você deve ler com zelo. Embora (a julgar por esta tua mensagem) eu tema que, por maior que seja o teu zelo para com o Apocalipse, você não conseguirá entende-lo. Não que você não tenha capacidade intelectual para isto. Ocorre que todos (você inclusive) os que lêem qualquer livro bíblico alheios ao Magistério da Igreja acabam, invariavelmente, desperdiçando a leitura (você inclusive).

 

Tanto é que você leu a Bíblia e chegou a conclusão de que não se deve dar atenção a sonhos e visões e nunca se deu conta de que, tanto no AT como no NT, há dezenas de sonhos e de visões verdadeiramente inspirados.

Leu e não entendeu. E ainda quer nos convencer de seu erro.

Nos ultimos dias, muitos sinais e prodigios de mentira engariam se possivel, até os proprios escolhidos.

É verdade. O avanço do protestantismo e do modernismo entre os católicos, por vezes, me faz pensar se não estaríamos nos últimos dias…

A Igreja Católica ao longo desses anos vem sustentando a mentira, atraves da tradicoes dos homens a Palavra de Deus tem sido invalidada, mas aqules que deturpam a Palvra, assim fazem para propria perdiçao.

Caro Jônatas, se você realmente deseja que venhamos a levar a sério as tuas afirmações, então, por favor, demonstre algumas provas daquilo que você nos imputa.

Se você afirma, como acima afirmou, que a Igreja Católica inventou doutrinas ao longo de sua história, então, prove-me pela história quais foram as doutrinas inventadas. E não me venha com o subjetivismo tão típico dos protestantes, que, sem se darem conta do equívoco, tentam provar a história pela Bíblia.

A história se prova com evidências históricas. E não com toscas interpretações bíblicas, eivadas de subjetivismo e que, no mais das vezes, não resistem a um mínimo de senso crítico.

A história demonstra, cabalmente, e sem qualquer espaço para dúvidas objetivas, que a Igreja jamais inventou nada.

Tanto que o Cardeal Newman, protestante convertido ao catolicismo, afirmou em uma frase já clássica: “conhecer a história é deixar de ser protestante”.

Como Maria pode aparecer a alguem se ela está dormindo no pó da terra, aguardando o dia da ressurreiçao onde juntamente comigo e a todos fieis evangelicos nos encontraremos com o Senhor nos ares.

Simples: Maria não está dormindo no pó da terra! Ela foi assunta aos céus.

Não está aguardando a ressurreição: ela já ressuscitou.

E, por fim, ela não vai te acompanhar no “arrebatamento”. Em primeiro lugar, porque não haverá arrebatamento. Em segundo lugar, porque, ainda que houvesse, os legítimos protestantes não teriam lugar no mesmo, já que a sua doutrina leva (ou, pelo menos, tende a levar) à perdição.

As aparicoes de Maria ou coisa semelhante nao é pratica espirita, a qual é condenada por Deus?

Não, caro Jônatas, não é. A prática espírita condenada por Deus é a invocação dos mortos, para que os mesmos realizem vaticínios.

Tanto não o é, que São João também teve visões de mortos no seu Apocalipse. Tanto não é, que São Pedro, São Tiago e São João tiveram visões de Moisés e Elias por ocasião da Transfiguração de Jesus.

Pergunto: Moisés e Elias também não deveriam estar aguardando, “no pó da terra”, o dia da ressurreição para se juntar a você e encontrar a Jesus nos ares, caro Jônatas?

Percebe o tamanho do teu equívoco?

Nenhum legítimo católico invocaria Maria. Deus determina quando e onde as pretensas visões devem acontecer, assim como deterrminou todas as visões constantes do Antigo e do Novo Testamento.

A Palavra de Deus diz que quem desce a sepultura nao pode voltar, vejam o exemplo na parábola do rico e lázaro em lucas cap.16.

A parábola do pobre Lázaro, em nenhum momento, afirma que os “mortos não podem voltar”, pelo menos não no sentido que você atribui a esta afirmação.

Deus pode (e quero ver você dizer que Ele não pode!) permitir, segundo os Seus desígnios (e não segundo os desígnios humanos, como ocorreria se o espiritismo fosse verdadeiro) que pessoas que já morreram apareçam para os que ainda estão vivos.

Foi assim com Samuel, foi assim com Moisés e Elias, foi assim com os mortos do Apocalipse.

Poderia aqui falar mais porém o espaço e o momento nao me permitem.Um grande abraço para todos catolicos que muito amo e por isso a cada dia oro e trabalho para que muitos possam chegar ao pleno conhecimento da verdade.Muitos tem zelo por Deus mas sem conhecimento.Deus abencoe a todos vcs!

Você escreveu pouco, mas já deu para perceber quais são e quão profundos são os teus equívocos.

Agradeço pelas orações que, dirigindo a todos os católicos, você dirige a mim. Mas elas são desnecessárias, pois o verdadeiro católico, caro Jônatas, já chegou ao pleno conhecimento da verdade. Aliás, somente ele possui este conhecimento.

Os protestantes se afundam num mar de doutrinas contraditórias e mutuamente excludentes.

É uma pena.

Que as tuas orações em nosso favor revertam para a tua própria conversão.

Fique com Deus,

Alexandre.

 

 

Facebook Comments

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.