Espaço do Leitor

Equívoco sobre o Concílio vaticano i e os sucessores de s. pedro

[Leitor autorizou a publicação de seu nome no site]

Nome do leitor: Wilian Oliveira

Cidade/UF: Belford Roxo

Religião: Católica

Mensagem

========

A igreja ensina que o papa é o sucessor de Pedro em documentos, leis canônicas, catecismo, mas uma dúvida por que o Concilio Vaticano I diz que Pedro não teve perpétuo sucessor ???

Prezado Willian,

Pax et Bonum!

Você recebeu uma informação equivocada! O Concílio Vaticano I (1870) deixou bem claro que Pedro foi constituído por Cristo Jesus no “princípio perpétuo e fundamento visível” da unidade na Fé e na Caridade, anatematizando quem dissesse que Pedro não teve perpétuos sucessores no primado sobre toda a Igreja ou que o Papa não é o sucessor de Pedro neste primado. É o que consta na Constituição “Pastor Aeternus”, aprovada na sessão IV, de 18 de julho de 1870 (e que citamos aqui conforme a numeração do Denzinger):

“3051. Mas para que o próprio episcopado fosse uno e indiviso, e a multidão de todos os fiéis cristãos se conservasse na unidade da Fé e da comunhão pela coesão dos sacerdotes, antepôs o Bem-Aventurado Pedro aos outros Apóstolos e nele constituiu o princípio perpétuo e o fundamento visível desta unidade na Fé e na Caridade (=beatum Petrum ceteris apostolis praeponens in ipso instituit perpetuum utriusque unitatis principium ac visibile fundamentum). Sobre sua fortaleza deveria ser construído o templo eterno e sobre a firmeza de sua Fé elevada a Igreja, cuja altura deve tocar o céu”.

“3058. Portanto, se alguém disser que não é por instituição do próprio Cristo Senhor, isto é, por direito divino (=iure divino), que o Bem-Aventurado Pedro tenha sempre sucessores (=perpetuos successores) no primado sobre toda a Igreja; ou que o Romano Pontífice não é sucessor do Bem-Aventurado Pedro neste primado (=in oedem primatu successorem), seja anátema“.

Esperamos tê-lo esclarecido.

Abraços,

Que Deus o abençoe!

Carlos Nabeto

Leandro Martins de Jesus


Livros recomendados

A Paixão de Cristo Segundo o CirurgiãoSete Mentiras Sobre a Igreja CatólicaImitação de Cristo





Veja também  Leitor pede nossa opinião sobre a crise na igreja

About the author

Veritatis Splendor