Leitora espírita afirma equivocadamente que o Espiritismo é cristão

Nome da leitora: Sarah
Cidade/UF: Rio de Janeiro/RJ
Religião: Espírita
Confissão: Kardecista

Mensagem
========

Boa tarde, amigos! Vim aqui apenas prestar um esclarecimento… O espiritismo é SIM cristão, posto que temos consciência que é Jesus o governador de nosso planeta, temos os princípios do cristo como nosso norte, estudamos a bíblia, além de termos no item 625 de O Livro dos Espíritos a afirmação de ser Jesus o maior exemplo moral de que dispõe a humanidade. Aquilo que não acreditamos é no aspecto “divino” do Cristo posto que Deus, em nossa concepção, tem de ser um só para manter seu aspecto divino e, por este fato, nos criou e a todo o universo.
A redenção de Jesus veio nos mostrar a imensa pureza do Mestre e, através do seu exemplo, nós podemos também nos depurar. Acreditamos que o perdão já é dado pelo nosso Pai (Deus) que nos ama acima de tudo muito antes de existirmos, porém temos de vivenciar certas experiências tanto para ajudar nossos irmãos quanto para nos ajudarmos e que, como toda ação gera uma reação (o espiritismo está sempre em concordância com a ciência), temos de expiar nossas faltas para nosso processo de evolução, sendo, pois, uma injustiça da parte de Deus dar apenas uma chance sob diferentes condições a seus filhos, fato esse que não poderia ocorrer por parte de um ser perfeito, já que haveria aí uma espécie de “favoritismo”.
Vale ressaltar que existem vários evangelhos que não foram adotados e também que a linguagem da Bíblia é em grande parte figurada, além das inúmeras dificuldades de tradução, haja vista o vocabulário restrito da época…
Acho sim que o importante é que a religião impulsione o homem à prática do bem, não importando com qual ele encontre mais afinidade.

Respeito imensamente a Igreja Católica, porém acho necessário o devido conhecimento dos fundamentos da minha religião, assim como conheço e respeito os fundamentos da sua. Obrigada

Prezada Sarah

Agradecemos a sua visita ao nosso site católico e a sua mensagem.

Gostaríamos que a senhora compreendesse que nosso site, pelo fato de ser católico e portanto verdadeiramente cristão, tem por objetivo principal divulgar a doutrina cristã autêntica, ensinada pelo Magistério da Igreja Católica, que historica e legitimamente sucede o primeiro colégio apostólico, composto inicialmente pelos 12 apóstolos – chefiados pelo apóstolo Pedro, os quais foram escolhidos e formados por Nosso Senhor Jesus Cristo para serem os alicerces de Sua Igreja que é Una, Santa, Católica e Apostólica.

Como cristãos católicos temos a obrigação de divulgar a doutrina cristã legítima de modo que todos tenham a oportunidade de conhecer a Verdade.

Ao afirmarmos claramente em nosso site católico que o espiritismo não é cristão não temos a intenção de desrespeitar quem acredita na evocação dos mortos, na reencarnação e na lei do carma. Tal afirmação é feita comparando-se a doutrina cristã com a doutrina espírita.

Para que uma religião seja cristã é necessário que professe no mínimo os três pontos essenciais citados abaixo:

1) Santíssima Trindade. Deus uno e trino, é criador de todas as coisas visíves e invisíveis, é um ser espiritual único, incriado, eterno, onisciente, onipotente e onipresente, no qual há uma só natureza divina e três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo.

2) Jesus Cristo, perfeito homem, perfeito Deus, é a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, o Filho, que assumiu a natureza humana para nos libertar do pecado, do poder do maligno e da condenação eterna, por meio de Suas paixão, morte e ressurreição.

3) Ressurreição, que não tem nada a ver com reencarnação. Vivemos neste mundo uma única vez, morremos uma única vez. Depois da morte há um julgamento. Os que morrem no estado de amizade com Deus ressuscitarão no estado de vida eterna – Céu; os que morrem afastados de Deus ressuscitarão no estado de condenação eterna – Inferno.

Como o espiritismo nega os três pontos fundamentais do cristianismo citados acima, concluímos, serena, racional, e respeitosamente, que o espiritismo não é cristão.

Na verdade o espiritismo é em sua essência anti-cristão, é uma “religião” pagã, de auto-redenção, cuja doutrina baseada na evocação dos mortos, na lei do carma e na reencarnação, é absolutamente incompatível com o cristianismo.

O uso do termo cristão pelo espiritismo é apropriação indevida.

Se a senhora realmente conhecesse a Bíblia, dentro da tradição judaica-cristã na qual ela foi escrita, e os fundamentos do cristianismo, não afirmaria que o espiritismo é cristão.

Termino com uma reflexão de dom Estêvão Tavares Bettencourt, monge beneditino, sobre o espiritismo:

Eis por que não sou, nem posso ser, espíri­ta. Religião não é apenas emoção e sentimen­to, mas é culto a Deus e serviço aos homens, sempre iluminado pelas luzes da razão e da fé na Palavra de Deus. O que muito atrai as pes­soas ao Espiritismo, é a capacidade que este tem de suscitar afetos e emoções diversas, muitas vezes desligadas de senso lógico e es­pírito crítico. Ora, quem permite que os senti­mentos preponderem sobre o raciocínio, arris­ca-se a cometer graves erros doutrinários e pre­judicar sua saúde psíquica… principalmente quando se trata de religião, que é um dos fato­res mais aptos a impressionar o ser humano.
[cf. página 28 – Bettencourt, Estêvão, O.S.B. – Opúsculo – Por que não sou espírita? – Escola Mater Ecclesiae, Rio de Janeiro, RJ]

Espero que a resposta tenha sido útil.

Atenciosamente,

Renato Colonna Rosman

Facebook Comments

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.