Respostas Católicas

Não deveríamos fazer cursos bíblicos para conhecer melhor a bíblia?

– Nós, católicos, somos ignorantes quanto a nossa Bíblia. Não deveríamos participar de [cursos de] estudos bíblicos? (Anônimo)

Depende: se você puder encontrar um bom (o que não significa que você deva participar de qualquer [curso de] estudos bíblicos). Existe uma boa quantidade de motivos para ser cauteloso.

Muitos estudos bíblicos “não-denominacionais” atacam a fé católica. Exceto se você estiver bem familiarizado com a Bíblia, eles podem desviá-lo do caminho.

Segundo: a Bíblia é um grande livro e, ao contrário do que os evangélicos afirmam, nem sempre é clara, mesmo em questões básicas como a justificação (por exemplo: compare Romanos 3,28 com Tiago 2,24). É importante que alguém com conhecimento adequado da Bíblia guie o seu estudo.

Terceiro: algumas pessoas usam estudos bíblicos como plataforma para manifestar suas próprias visões de Catolicismo, mesmo que essas visões não coincidam com o ensinamento da Igreja. É necessário saber discernir.

Se você não sabe onde encontrar um estudo bíblico de qualidade, peça uma recomendação a um padre. Se ainda assim você não conseguir encontrar um bom, estude a Bíblia usando uma boa tradução e um bom comentário bíblico católico.

Veja também  Por que Jesus elogiou o administrador infiel na sua parábola?