– Um amigo batista afirma que 2Coríntios 5,8 (“Estar ausente do corpo é estar presente com o Senhor”) nega a doutrina do Purgatório. O que eu devo responder? (Anônimo)
Você deve pedir para o seu amigo reler o versículo. Ele diz: “Eu digo que estamos confiantes e dispostos a estarmos ausentes do corpo, para estarmos presentes com o Senhor” (Versão do Rei Tiago [KJV]); “Estamos com boa confiança, e gostaríamos de deixar o corpo e habitar com o Senhor” (Versão Padrão Revisada [RSV]); “Temos, pois, confiança e preferimos estar ausentes do corpo e habitar com o Senhor” (Nova Versão Internacional [NVI]).
Observe o que estas traduções não dizem. Elas não dizem que estar ausente do corpo é a mesma coisa que estar com o Senhor.
Se fosse assim, elas não apenas estariam refutando o Purgatório, como também o Inferno. Você pode estar ausente do corpo e estar presente no Inferno – você sabe – e, portanto, não estaria com o Senhor.
O que Paulo está dizendo é que ele gostaria de deixar este mundo e estar presente com Cristo no Céu. Ele não diz nada – nem de relance – sobre passar pelo Purgatório para chegar até o Senhor [no Céu]. É o que acontece também quando alguém diz: “Eu quero sair da Califórnia e ir para o Missouri”, não querendo negar que precisará passar pelos outros Estados que fazem parte do caminho.[1]
A forma como você cita 2Coríntios 5,8 dá a impressão de que estar ausente do corpo é exatamente a mesma coisa que estar no Céu com o Senhor. Mas a sua citação é, na verdade, uma paráfrase; e às vezes paráfrases enganam. O versículo escrito por Paulo não diz nada sobre o Purgatório, nem de um jeito nem de outro.
—–
Nota:
[1] No Brasil, poderíamos usar como frase semelhante: “Sair de São Paulo para chegar, por via terrestre, no Espírito Santo”, o que significa precisar passar por Minas Gerais ou Rio de Janeiro (ou até por mais Estados, dependendo do roteiro) para chegar ao destino (NdoT).