– Um amigo batista afirma que 2Coríntios 5,8 (“Estar ausente do corpo é estar presente com o Senhor”) nega a doutrina do Purgatório. O que eu devo responder? (Anônimo)

Você deve pedir para o seu amigo reler o versículo. Ele diz: “Eu digo que estamos confiantes e dispostos a estarmos ausentes do corpo, para estarmos presentes com o Senhor” (Versão do Rei Tiago [KJV]); “Estamos com boa confiança, e gostaríamos de deixar o corpo e habitar com o Senhor” (Versão Padrão Revisada [RSV]); “Temos, pois, confiança e preferimos estar ausentes do corpo e habitar com o Senhor” (Nova Versão Internacional [NVI]).

Observe o que estas traduções não dizem. Elas não dizem que estar ausente do corpo é a mesma coisa que estar com o Senhor.

Se fosse assim, elas não apenas estariam refutando o Purgatório, como também o Inferno. Você pode estar ausente do corpo e estar presente no Inferno – você sabe – e, portanto, não estaria com o Senhor.

O que Paulo está dizendo é que ele gostaria de deixar este mundo e estar presente com Cristo no Céu. Ele não diz nada – nem de relance – sobre passar pelo Purgatório para chegar até o Senhor [no Céu]. É o que acontece também quando alguém diz: “Eu quero sair da Califórnia e ir para o Missouri”, não querendo negar que precisará passar pelos outros Estados que fazem parte do caminho.[1]

A forma como você cita 2Coríntios 5,8 dá a impressão de que estar ausente do corpo é exatamente a mesma coisa que estar no Céu com o Senhor. Mas a sua citação é, na verdade, uma paráfrase; e às vezes paráfrases enganam. O versículo escrito por Paulo não diz nada sobre o Purgatório, nem de um jeito nem de outro.

—–
Nota:
[1] No Brasil, poderíamos usar como frase semelhante: “Sair de São Paulo para chegar, por via terrestre, no Espírito Santo”, o que significa precisar passar por Minas Gerais ou Rio de Janeiro (ou até por mais Estados, dependendo do roteiro) para chegar ao destino (NdoT).

Facebook Comments

Livros recomendados

Cientistas de BatinaOrdemA Educação Superior e o Resgate Intelectual – O Relatório de Yale de 1828