A Igreja Católica e os povos indígenas do Brasil

A Igreja Católica e os Povos Indígenas do Brasil

Através da sua editora EDIPUCRS, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Porto Alegre – Brasil), lançou em setembro o livro “A Igreja Católica e os Povos Indígenas do Brasil: Os Ticuna da Amazônia”, do Dr. Édison Hüttner. O livro trata de uma das obras mais completas sobre a verdadeira relação da Igreja Católica no Brasil com os povos indígenas brasileiros.
Hüttner é teólogo e coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Cultura Indígenas da PUCRS e do 1º Fórum Internacional Povos Indígenas. O autor trabalha com diferentes formas de abordagens no livro e apresenta a relação da Igreja com os povos indígenas, numa linguagem simples e direta. Evita as generalizações e um universalismo abstrato quando foca o caso especifico, os Ticuna.

Há estudos que são elaborados e publicados na hora certa e no lugar certo. Em tempos de nova ressurgência das culturas autóctones da América Latina, evidentemente também do Brasil, em tempos de tomada de consciência do aquecimento global e do papel crucial da Amazônia e de seus habitantes, em tempos de revisão de nossas relações com os povos originários e com o meio ambiente, e, para a Igreja Católica, que tem uma história de presença na região, tempos de revisão de sua missão, o estudo de Edison Hüttner é destes que nos chega na hora certa e no lugar certo.


Embora o autor seja um só, trabalha com diferentes abordagens, de forma interdisciplinar, como convém à complexidade do assunto. Evita as generalizações e um universalismo abstrato ao focar o assunto desde um estudo de caso bem específico, os Ticuna. A abordagem aqui é ampla e precisa, de tal forma que a linguagem do autor nos poupa demasiadas finuras para nos dizer com simplicidade, de forma direta, as muitas informações que são necessárias; sejam de ordem histórica, de ordem antropológica e sobretudo de ordem lingüística, o que nos inicia num mundo que saboreamos como diferente exatamente pela diferença de linguagem. Talvez esta seja a entrada mais exigente, mas acompanhar as expressões fundamentais na língua original nos dá o choque da diferença e nos faz bem
” (Prof. fr. Luiz Carlos Susin)

Biblioteca da PUCRS (ttp://verum.pucrs.br/ALEPH)
Dados da obra:

253.7 H983ig

Hüttner, Édison.   A igreja católica e os povos indígenas do Brasil : os Ticuna da Amazônia. Porto Alegre : EDIPUCRS, 2007. 215 p.

Sist.[000394931]

Editora Universitária da PUCRS – EDIPUCRS

Como adquirir a obra

Av. Ipiranga, 6681 – Prédio 33

Caixa Postal 1429

90619-900 – Porto Alegre – RS – Brasil

Fone/Fax: (51) 3320.3523

CNPJ: 88.630.413/0002-81

Insc. Est.: 096/241125

Horário de Atendimento ao Público:

Segunda a Sexta das 8h às 12h e das 13h30min às 18h

E-mail: [email protected]

Facebook Comments

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.