Jesus, no Evangelho de hoje, se apresenta para receber o batismo de João, não porque seja pecador, mas para cumprir a palavra de Deus proclamada por Seus Profetas: deve ser batizado para revelar que Ele é o Cristo (=o “ungido”), o Servo dotado do Espírito prometido por Isaías na 1ª Leitura deste dia.

Seu batismo marca o início de um mundo novo, uma Nova Criação. Segundo o que foi profetizado por Isaías, o Espírito desce sobre Jesus como uma pomba; assim como no princípio, [o Espírito] pairava sobre as águas (cf. Gênesis 1,1).

Como no princípio, também no Jordão troveja a majestosa voz do Senhor sobre as águas: o Pai abre os céus e declara que Jesus é o Seu “Filho amado”.

Como Pedro ensina na 2ª Leitura de hoje, Deus tinha preparado há muito tempo os israelitas para a Sua chegada: Jesus foi antecipado no “filho amado” dado a Abraão (cf. Gênesis 22,2.12.16) e no nome de “filho primogênito” conferido a Israel (cf. Êxodo 4,22-23); Jesus é o Filho unigênito de Deus, o herdeiro eterno prometido ao rei Davi (cf. Salmo 2,7; 2Samuel 7,14).

Ele é “uma aliança com o povo [de Israel]” e “luz das nações”, diz Isaías. Pela Nova Aliança feita em Seu sangue (cf. 1Coríntios 11,25), Deus reuniu tanto as ovelhas perdidas de Israel como todo aquele que em cada nação O teme.

Cristo converteu-Se na fonte a partir da qual Deus derrama o Seu Espírito, sem distinção, sobre israelitas e gentios (cf. Atos 10,45). No Batismo, todos somos ungidos com o próprio Espírito e somos constituídos filhos e filhas amados de Deus. Efetivamente, somos cristãos, o que significa literalmente “ungidos”.

Somos os “filhos de Deus”, mencionados pelo Salmo de hoje, chamados para glorificar o Seu Nome no Seu Templo. Oremos para que permaneçamos fiéis à nossa vocação de filhos. Oremos para que nosso Pai possa dizer-nos, a cada um de nós, como disse ao Seu Filho: “és muito amado, em quem Me comprazo”.

– Fonte: http://www.salvationhistory.com/
– Tradução livre: Carlos Martins Nabeto

Facebook Comments

Livros recomendados

Devocionário à Divina Misericórdia –  Vol. IINamoroA viagem de Bediai