Conteúdo Antigo

BIOGRAFIA DO PADRE GAILHAC

Pierre Jean Antoine Gailhac nasceu em Béziers, a 13 de novembro de 1802. Ordenou-se em 1826 na diocese de Montpellier. Fundou várias obras apostólicas para irem ao encontro de necessidades específicas: Padres do Bom Pastor para exercerem o ministério onde faltavam sacerdotes; os Irmãos do Bom Pastor para tomarem conta de rapazes órfãos e treiná-los para o trabalho da agricultura; a Congregação das Religiosas do Sagrado Coração de Maria para assumirem qualquer trabalho que tornasse Deus conhecido e amado; as Irmãs Oblatas como auxiliares nos trabalhos de caridade das Religiosas do Sagrado Coração de Maria, um Patronato, um Orfanato e uma Casa de Preservação para jovens prostituídas.

Toda a vida sacerdotal do Padre Gailhac se centrou na formação destes grupos que ele via como instrumentos valiosos para irem ao encontro das necessidades da sociedade humana, para preservar a vida ameaçada, especialmente dos mais abandonados, e, por conseguinte, para glorificarem a Deus. Das obras criadas, só permaneceu até hoje, a Congregação das Religiosas do Sagrado Coração de Maria. Carisma ? Uma força que atrai !… Mas não como um ímã que detém, antes como uma força que chama e envia. 

Era isso que Padre Gailhac queria. Ele amava e servia a Deus nos pobres e necessitados, ele possuía o espírito de Bom Pastor quer dá a vida por suas ovelhas. O amor e a força de Deus, em Gailhac, fez nascer a Congregação das Religiosas do Sagrado Coração de Maria, que começou com Apollonie Cure Pelissier, Eulalie Vidal, Rosalie Gibbal, as primeiras de muitas que se seguiram ao longo deste século e meio.

As Irmãs atraídas por Deus para o serviço do povo, enraizadas no Evangelho, na fé e no zelo pela obra de Cristo tinham um único desejo “Tornar Deus conhecido e amado e levar a vida a todos” E o carisma continua a crescer ainda hoje, a mesma força que atraiu na França e depois na Irlanda, Portugal, Inglaterra, Estados Unidos, México, Brasil, Moçambique, Mali, Zimbabwe hoje…amanhã e sempre!

Bicentenário de Pe. Gailhac

Vamos:

  • Agradecer a Deus o zelo de Pe. Gailhac pela obra da Redenção;
  • Pedir a Deus a mesma fé e perseverança;
  • A mesma disponibilidade em servir ao próximo;
  • Rezar pelo reconhecimento da sua santidade.

“Só os santos fazem um bem real e duradouro”.

Pe. Gailhac

Reze e peça a sua graça.

Oração para pedir a Beatificação do Servo de Deus, Pe. João Gailhac.

Ó Deus que achais a Vossa glória nos méritos dos Vossos Santos, e que Vos comprazeis em exaltar as suas virtudes, escutai favoralmente a prece que Vos dirigimos, em favor do Vosso fiel Servo Padre João Gailhac, fundador do Instituto Sagrado Coração de Maria.

Lembrando-Vos do zelo ardente, que ele testemunhou pela salvação das pessoas, da caridade tão generosa que exerceu em favor dos pobres e filial devoção que teve pelo Sagrado Coração de Vossa Santíssima Mãe, dignai-Vos glorificá-lo na terra e obter-nos, com a graça que solicitamos…, a de virmos a ser seus imitadores.

Assim seja.





About the author

Veritatis Splendor