ECOLOGIA
As criaturas manifestam a sabedoria e a grandeza do Criador (Jó 28 Jó 38,2-41,25 Jó 42,5 Salmo 19,2-7 Provérbios 8,27-31). O pecado e a violência do homem perturbam a ordem da natureza (Gênese 3,17 6,17-8,14; Êxodo 7,8-11,10; Isaías 1,4-9 2Reis 17,7-28). As criaturas participarão da redenção escatológica (Isaías 11,6-9 Isaías 65,17 Romanos 8,21s; 2Coríntios 5,19 2Pedro 3,3-13 Apocalipse 21,1).
A importância da água (Gênese 1,7 Gênese 2,10-11 Gênese 7,11 Isaías 24,18 Jó 38,22-28 Levítico 26,4 Deuteronômio 11,14 Isaías 30,23s; Jeremias 5,24 Salmo 1,3 Salmo 104,3-18). Seu valor simbólico (Ezequiel 36,24-30 Ezequiel 47,12 Jeremias 31,9 Isaías 49,10 Isaías 41,17-20 Eclesiástico 24,25-31); as águas que dão vida (João 7,37-39 João 4,10-14 1Coríntios 10,4 Apocalipse 22,1 Apocalipse 22,17); as águas batismais (2Reis 5,10-14 Mateus 3,11 Atos 8,36 1Coríntios 6,11 Efésios 5,26 Romanos 6,3-11 Tito 3,5).
A importância das plantas (Gênese 1,11s. Gênese 1,29-30 Gênese 2,9 Gênese 3,22s; Deuteronômio 20,19s; Salmo 104,13-18).
Oséias animais e sua relação com o homem (Gênese 1,20-30 Gênese 2,19s; Gênese 6,19-21 Gênese 9,2-5 Números 22,22-35 1Reis 17,6 João 2,3-7 Jó 38,39-39,30 Jó 40,15-41,26; Salmo 147,9 Marcos 1,13 Mateus 6,26 Atos 28,3-6).

ÉDEN
Ver Gênese 2,8.10-14. Ver "Paraíso". 2680

EDOM
Ou "edomitas", nome dos descendentes de Esaú, irmão de Jacó (cf. Gênese 25,25 Gênese 25,30 Gênese 33,1-17 Ab 9-15). Eles ocupavam a região ao sul do mar Morto, dos dois lados do vale da Arabá, até o Golfo de Ácaba.

EFÁ
Medida de capacidade, equivalente a 45 litros ou três arrobas. Ver a tabela de Medidas, pesos, moedas.

ÉFESO
Importante cidade do litoral oeste da Ásia Menor, desde 133 a.C.capital da província romana da Ásia. Com uma população de 250 mil habitantes e um estádio para 24 mil pessoas, era famosa pelo seu templo de Ártemis e pelas práticas de feitiçaria. Paulo passou por Éfeso durante a segunda viagem (Atos 18,19-21) e ali se deteve por três anos durante a terceira viagem missionária (19,1-20,1). O sucesso de sua pregação fez com que muitos queimassem seus papiros mágicos (19,18s), mas suscitou também tumultos, levando Paulo a abandonar a cidade.

EFOD
Pode indicar uma estátua de um ídolo (cf. Juízes 8,27 Juízes 17,5) ou a parte da veste sacerdotal que continha a bolsa dos urim e tumim, usados para dar as respostas oraculares (cf. Êxodo 25,7 Êxodo 28,6).

EFRAIM
Nome do segundo filho de José e Asenet (Gênese 41,52), que passou também a ser o da tribo que dele descende. Junto com Manassés é destacado nas bênçãos de Jacó (Gênese 49,22-26) e de Moisés (Deuteronômio 33,13-17). Por extensão, Efraim, sobretudo na linguagem poética, engloba todas as tribos do reino do Norte (Jeremias 7,15). No Novo Testamento é também o nome de um vilarejo para onde Jesus se retirou antes de sua paixão (João 11,54).

ELEIÇÃO
Em virtude da aliança, Deus escolheu livremente para si a nação de Israel, como seu próprio povo (Deuteronômio 14,2). Esta eleição está relacionada com o êxodo do Egito (Amós 9,7 Oséias 13,4 Miquéias 6,3-5 Ezequiel 20,5s), mas já teve início com os patriarcas (Jeremias 11,5 Jeremias 33,26). Em virtude da eleição divina são chamados eleitos os patriarcas (Gênese 12,1-7), Moisés, os levitas, o rei (2Samuel 7,14-16) e os membros do povo de Deus em geral (Êxodo 19,1-9). A eleição, porém, não é mérito e sim fruto do amor imerecido de Deus (cf. Deuteronômio 7,6-8).
No Novo Testamento eleitos são os que do judaísmo se converteram ao cristianismo (Romanos 9,27 Romanos 11,5-7), os cristãos em geral (1Pedro 2,9), os apóstolos (Lucas 6,13 João 6,70), especialmente Pedro (Atos 15,7) e Paulo (Atos 9,15).

ELIAS
O nome significa "meu Deus é o Senhor". É o nome do profeta que defendeu intrepidamente a religião javista contra Acab e Jezabel, promotores do culto a Baal. A figura deste profeta austero causou tal impacto no meio do povo, que em torno dele surgiu um ciclo de narrativas de caráter legendário, marcadas por lances dramáticos e milagres (cf. 1Reis 17-19 1Reis 21,17-28 2Reis 1-2). Por causa de seu fim misterioso descrito como assunção ao céu (cf. 2Reis 2,1-18 e nota; Eclesiástico 48,9-12), começou-se a esperar o seu retorno (cf. Malaquias 3,22-24 e nota), crença muito viva no tempo de Jesus. O próprio Jesus afirma que Elias de fato já veio na pessoa de João Batista (cf. Marcos 9,13 e nota).

ENAQUITAS
População legendária de gigantes que ocupava a região de Hebron, quando os israelitas começaram a conquista de Canaã (Números 13,22 Deuteronômio 2,10-12).

ENCARNAÇÃO
Grande mistério (Romanos 11,33 1Timóteo 3,16), no qual participou Deus Pai (João 3,16 Romanos 8,3 Gálatas 4,4), Deus Filho (João 1,14 Hebreus 1,2 Hebreus 10,7-10 1João 4,2) e Deus Espírito Santo (Isaías 7,14 Mateus 1,18 Lucas 1,35 Romanos 1,3-4 Colossenses 2,9).

ENFERMIDADE
É conseqüência do pecado (Gênese 2,17 Gênese 3,19 Deuteronômio 28,20-22 Eclesiástico 31,22 Eclesiástico 38,15 João 5,14); é provação de Deus (Tobias 2,9-14 Tobias 12,13s; Jó 5,17-19 Salmo 34,20 João 9,3). Como proceder na enfermidade: chamar o médico e usar remédios (Eclesiástico 18,20s; Eclesiástico 38,9-14); rezar a Deus (2Reis 20,1-7 Cântico dos Cânticos 16,6-13 Eclesiástico 38,13s; Filipenses 2,25-27); chamar o padre e receber a unção dos enfermos (Tiago 5,14s); cuidar mais da vida espiritual (Salmo 39,7s; Lucas 10,41s; Lucas 12,31 Romanos 8,18 1Coríntios 11,30 Hebreus 13,14 1Pedro 5,7); visitar os enfermos (Gênese 48,1 Jó 2,11 Eclesiástico 7,34s; Mateus 25,39s).

ESCÂNDALO
Ameaças contra o escândalo (Provérbios 28,10 Mateus 18,6-9 Marcos 9,42 Lucas 17,1 1Coríntios 8,12): exortações contra o escândalo (Mateus 13,57 Mateus 15,12 Lucas 7,23 João 6,62 João 7,41).
Cristo é pedra de escândalo (Isaías 8,14 Isaías 28,16 Romanos 9,33 Lucas 2,34), sobretudo para os fariseus (Mateus 15,12); para os judeus (1Coríntios 1,23).

ESCATOLOGIA
Ver "Parusia".

ESCRAVATURA
Ver "Redenção". 2487 2978

ESCRIBA
Desde o tempo de Esdras o escriba é um entendido nas coisas da Lei. Por isso é também chamado doutor da Lei ou rabi. Com o fim do profetismo, cabia sobretudo ao escriba o ensino e interpretação da Lei ao povo (cf. Eclesiástico 38,24 e nota). Por isso, os escribas tornaram-se os líderes espirituais da nação. Depois de longos estudos junto de algum mestre, pelos 40 anos, a pessoa era ordenada escriba com o rito da imposição das mãos. No tempo de Jesus eram famosas as escolas de escribas dirigidas por Hillel e Chammai.

ESCRITA
É conhecida desde o quarto milênio a.C., tanto no Egito, como na Mesopotâmia. Entre os israelitas a arte de escrever era conhecida apenas por pessoas instruídas e de boa posição, especialmente os escribas profissionais (Isaías 29,11s). A escrita hebraica se desenvolveu da escrita fenícia e tem 23 consoantes. É conhecida sob duas formas: a antiga, ainda em uso entre os samaritanos, e a quadrada, que aparece nos manuscritos do I séc. d.C. em diante. O sistema de vogais que fixa a pronúncia das palavras só foi inventado pelos massoretas pelo séc. VI/VII d.C.. Oséias manuscritos bíblicos foram escritos sobre papiro ou pergaminho.

ESCRITURA (SAGRADA)
Ver "Bíblia".

ESMOLA
O mandamento (Tobias 4,7 Tobias 14,11 Lucas 14,12); é um ato de religião (Provérbios 19,17 Eclesiástico 35,4 Mateus 25,35 Hebreus 13,16); exemplos (1Reis 17,10 Tobias 1,3 Jó 31,16 Atos 9,36 Atos 10,2 2Coríntios 8,2).

ESPERANÇA
No Antigo Testamento Deus é a essência, meta final e garantia da esperança (Salmo 130,5-7) do indivíduo (71,5) e do povo em geral (Jeremias 14,8 Jeremias 17,13). Espera-se no poder do braço do Senhor (Isaías 51,5), do qual vem a salvação (Gênese 49,18). Espera-se a vinda da glória do Senhor (Atos 1,11 1Tessalonicenses 4,13-5,11), a conversão de Israel e das nações, a nova aliança baseada no perdão dos pecados (Eclesiástico 2,11 Mateus 18,11 Hebreus 2,17 Hebreus 4,16 2Pedro 3,9).
Apesar de sua história cheia de contradições e infidelidades, Israel conservou a esperança na graça divina (Oséias 12,7 Jeremias 29,11 Jeremias 31,17 Isaías 40,31). Foram os profetas que ergueram a bandeira da esperança nos momentos críticos da história, apontando a renovação dos tempos messiânicos (Oséias 2 Isaías 40-66 Ezequiel 36-37).
No Novo Testamento a salvação prometida torna-se de certo modo já presente pela fé: a justificação, a filiação divina, o dom do Espírito e o novo Israel, composto de judeus e pagãos convertidos a Cristo. Por isso muda também o conteúdo e a motivação da esperança. A esperança do cristão é uma "viva esperança" (1Pedro 1,3), que liberta do temor da morte (Efésios 2,12 1Tessalonicenses 4,13), pois ela está unida ao amor (1Coríntios 13,13) e à fé em Cristo. O cristão espera a salvação (1Tessalonicenses 5,8), a justiça (Gálatas 5,5), a ressurreição (1Coríntios 15), a vida eterna (Tito 1,2 Tito 3,7), a visão de Deus e sua glória (Romanos 5,2). Sua esperança é alegre e corajosa (Romanos 12,12 1Tessalonicenses 5,8), pois está firmemente ancorada em Cristo (Hebreus 6,18s). Ver "Parusia".

ESPIRITISMO
Constata-se na Bíblia a prática da evocação dos mortos (1Samuel 28,3-20 2Reis 21,6 2Reis 23,24 Isaías 8,19 Isaías 29,4), mas é severamente proibida (Levítico 19,31 Levítico 20,27 Deuteronômio 18,10-12 1Crônicas 10,13 Isaías 8,19 Isaías 44,25).
Outras práticas mágicas (Êxodo 7,11s; 2Reis 17,17 2Reis 21,6 2Crônicas 33,6 Salmo 58,5s; Atos 8,9 Atos 19,18-20 2Tessalonicenses 2,9 Apocalipse 13,13s; Apocalipse 16,14).
Adivinhação (Gênese 41,8 Levítico 19,26 Levítico 19,31 1Samuel 28,7 Eclesiástico 12,13 Eclesiástico 34,5 Isaías 47,13s; Jeremias 8,17 Ezequiel 21,26 Oséias 4,12 Atos 16,16).
Castigo severo previsto (Êxodo 22,17 Levítico 20,6 Deuteronômio 4,19 Deuteronômio 13,1-5 Deuteronômio 17,3 Eclesiástico 34,1-7 Isaías 44,25 Isaías 47,9 Jeremias 23,16 Jeremias 23,30-32 Jeremias 28,15-17 Jeremias 29,8 Mateus 12,27 Atos 13,8-11 Atos 16,16-18 Joel 5,19s; Apocalipse 21,8).
Não existe reencarnação (Eclesiastes 9,10 Eclesiástico 14,12-19 Mateus 13,30 Mateus 25 Lucas 16,9 Lucas 16,19-32 Romanos 2,5-8 2Coríntios 5,6-10 Joel 6,6s; Hebreus 9,27). Ver Levítico 19,31 1Crônicas 10,13; ver "Necromancia".

ESPÍRITO (SANTO)
Em hebraico e grego "espírito"significa ar em movimento, hálito ou vento. Por isso também é sinal ou princípio de vida (Gênese 6,17 Gênese 7,15 Ezequiel 37,10-14), a força vital (Jeremias 10,14), a sede dos sentimentos, pensamentos e decisões da vontade (Êxodo 35,21 Isaías 19,3 Jeremias 51,11 Ezequiel 11,19). Deus é que dá o espírito e age no homem pelo seu espírito (Gênese 6,3 Ezequiel 2,2 e nota).
O Espírito falou pelos profetas (Ezequiel 2,2 Ezequiel 3,12-14 Ezequiel 8,3 Ezequiel 11,1) e suscitou "testemunhas" (Atos 1,8 Atos 1,22 Atos 2,32 Atos 3,15 Atos 10,39-41).
No Novo Testamento fala-se em bons e maus espíritos (Hebreus 1,14 Apocalipse 4,5 Marcos 1,13 Marcos 1,23 Marcos 1,26 Atos 5,16).
O Espírito é também Deus verdadeiro, uma pessoa distinta do Pai e do Filho (Mateus 28,19 Marcos 13,11 Atos 5,3s; Atos 20,28 Atos 28,25s; 1Coríntios 3,16s; João 14,16). Procede do Pai e do Filho (Mateus 10,20 João 14,26 João 15,26 João 16,13-15 Gálatas 4,6 Tito 3,5s); foi prometido e enviado (Lucas 24,49 João 7,39 João 14,16s; João 15,26 Atos 1,5 Atos 4,31); foi comunicado pelos apóstolos (Atos 8,14-17 Atos 10,44-47 Atos 11,15-17 Atos 19,2-6 1Tessalonicenses 1,4s); foi dado a cada cristão e é o princípio da vida espiritual e garantia da ressurreição (Romanos 8,2 Romanos 8,11 Lucas 12,11s; João 14,26 João 16,12s; Atos 4,31s; Tito 3,5); concede dons e provoca frutos (Isaías 11,2s; Zacarias 12,10 Joel 5,22s; 1Coríntios 12,4-14,40 Efésios 1,13s; 2Timóteo 1,7).
O Espírito é o Paráclito, isto é, "advogado"dos cristãos no tribunal do mundo (João 14,15-17 João 14,25-26 João 15,26-27 João 16,7-14 Marcos 13,11). Ver "Paráclito".

ESPOSO
O amor de Deus por Israel é comparado ao do noivo por sua noiva, ou do esposo pela esposa (Oséias 2,16 Jeremias 2,2 Jeremias 2,30-37 Jeremias 3,1-13 Ezequiel 16,8). Deus tem "ciúmes" por causa de Israel infiel; por isso castiga-o, mas também lhe promete um coração novo (Jeremias 30,17 Jeremias 31,2-4 Jeremias 31,21-22 Ezequiel 16,53-63) e novas bodas após o castigo do exílio (Oséias 2,16-25 Oséias 3,1-5 Lm 1,1-21 Isaías 49,14-21 Isaías 50,1-2 Isaías 51,17s; Isaías 54,1-10 Ct 1,1s).
João Batista chama Jesus de noivo (João 3,29 Efésios 5,22s), sendo ele o amigo do noivo.
Em Cristo, Deus realiza as bodas definitivas com a Igreja, que é a noiva (2Coríntios 11,2) ou esposa de Cristo (Apocalipse 21,9). Por isso, o Reino é uma festa de casamento (Mateus 22,1-14 Mateus 25,1-13 Lucas 14,16-24 João 2,1-11 João 3,25-30 Mateus 9,14-15 Efésios 5,25s; Gálatas 4,21-23 2Coríntios 11,1-3).
Oséias esponsórios de Deus em Cristo são o fundamento da moral conjugal cristã (Mateus 19,1-9 Efésios 5,22-23 1Coríntios 6,15-20 1Coríntios 11,3-16 1Pedro 3,1-7 Colossenses 3,18-19). Ver "Matrimônio".

ESSÊNIOS
Associação religiosa judaica da Palestina, de caráter monacal e tendência ascética. Sua origem provém, provavelmente, dos assideus (cf. 1Macabeus 2,42 e nota). Não são mencionados na Bíblia. Com a descoberta dos escritos do mar Morto (1947) e das ruínas de Qumrân, ficaram melhor conhecidos os costumes e a doutrina dos essênios e seu possível relacionamento com os fariseus e o Novo Testamento.
Características do grupo: Oséias candidatos passavam por um período de um ano de "postulantado"e dois anos de "noviciado"; o candidato era aprovado como membro após um juramento e recebia uma doutrina secreta. Praticavam a pobreza, o celibato e a obediência a um superior. Faziam abluções rituais e orações matinais. Veneravam Moisés e os anjos. Observavam o sábado, mas estavam separados do culto do templo. Segundo alguns, João Batista teria sido membro da seita dos essênios (Lucas 1,60 Lucas 3,1-21).

ESTACAS SAGRADAS
Ver "Postes Sagrados".

ESTADO
O poder vem de Deus (Provérbios 8,15s; Provérbios 11,14 Eclesiástico 10,1 Eclesiástico 10,4 Eclesiástico 17,17 Daniel 2,21 Mateus 22,21 João 19,11 Romanos 13,1s). Oséias funcionários públicos são responsáveis diante de Deus (2Crônicas 19,6 Eclesiastes 5,7 Cântico dos Cânticos 6,2-9 Efésios 6,9 Hebreus 13,17 Apocalipse 19,16). Devem ser escolhidos entre os mais dignos (Êxodo 18,21-23 Deuteronômio 1,12-17 Salmo 101,6 Provérbios 14,35): devem ser justiceiros e benignos (Deuteronômio 25,1-3 Provérbios 17,15 Provérbios 20,28 Provérbios 29,12 Cântico dos Cânticos 1,1 Cântico dos Cânticos 12,17-19 Jeremias 22,2-5 Jeremias 22,13-19 Lucas 3,14 João 7,24); devem edificar pelo bom exemplo (Deuteronômio 17,15-20 1Reis 2,1-4 1Reis 6,11-13 Eclesiastes 10,16s).
Oséias súditos devem honrar as autoridades como representantes de Deus (Êxodo 22,27 1Samuel 24,7 João 19,11 Atos 23,4s; Romanos 13,7 1Timóteo 2,1-3); devem obedecê-las (Romanos 13,1-7 Tito 3,1 Hebreus 13,17 1Pedro 2,13-15); devem pagar impostos (Mateus 22,15-21 Romanos 13,7).
Mas antes de tudo se deve obedecer a Deus (Tobias 1,15-20 1Macabeus 2,19-22 2MC 7,1s. 2Macabeus 7,30 Atos 4,18s; Atos 5,29 Atos 5,40-42). Ver "Autoridade".

ESTELA (PILAR SAGRADO)
Ou coluna sagrada, de origem cananéia, era uma pedra colocada de pé por chefes em recordação de façanhas. Embora de origem profana, podia ser colocada em santuários e acabava assumindo a finalidade religiosa (cf. Gênese 28,18 e nota) de localizar a presença divina. Mais tarde, para combater os costumes pagãos, o seu uso foi condenado (Êxodo 23,24 Levítico 26,1 Deuteronômio 7,5 Deuteronômio 16,22 cf. 2Crônicas 14,2 e nota).

EUCARISTIA
"Fração do pão" rito tipicamente cristão (Atos 2,42 Atos 2,46 Mateus 26,26 1Coríntios 10,16 1Coríntios 11,24). Celebra-se no domingo, dia da Ressurreição (Atos 20,7 Atos 20,11). Nela o Ressuscitado está presente (Lucas 24,30-35).
É o "pão da vida", refeição pascal (João 6,4) e messiânica. É o novo maná, dado pelo novo Moisés (Salmo 78,24 Salmo 105,40 Cântico dos Cânticos 16,20 Isaías 55,1-3 Provérbios 9,5 Eclesiástico 24,20 João 6,1-15 João 6,22-59 Mateus 14,19-21 Mateus 15,32-39).
É o banquete nupcial e escatológico (Mateus 22,2-14 Mateus 25,1-13 Lucas 14,12-24 João 2,1-12 Apocalipse 14,1-3 Apocalipse 3,20-21). É o sacramento de Unidade (1Coríntios 10,16-17 1Coríntios 11,17-34 João 17,1s; Atos 2,42-46 Lucas 24,30-35), prometido e instituído por Cristo (João 6 Mateus 26,26-28 Marcos 14,22-24 Lucas 22,19-20 1Coríntios 11,23-25).

EUNUCO
Ver Cântico dos Cânticos 3,14 Isaías 56,1-8 e Atos 8,26s.

EVANGELHO
É a "Boa-Nova" anunciando a chegada do Reino de Deus em Cristo (Lucas 4,43-44 Marcos 1,1 Atos 13,32-33 Isaías 40,9-11 Isaías 61,1-2 Lucas 4,16-22 Mateus 11,2-6). Esta feliz boa-nova é anunciada aos pobres (Lucas 6,20-23 Lucas 2,10 Mateus 5,3-12). É o anúncio da salvação (Atos 13,26 Romanos 1,16-17 Romanos 10,14-17 Efésios 1,13); é a pregação do mistério que se realiza em Cristo e na Igreja, incluindo judeus e pagãos (Colossenses 1,26-29 Colossenses 4,2-4 Efésios 3,1-7 Romanos 1,1-6).

EXÍLIO
Ver "Deportação".

ÊXODO
Ver "Moisés", "Páscoa", "Peregrinação", "Libertação". Ver Êxodo 15,17 e Êxodo 19,1-24,11.

EXPIAÇÃO
No início, a expiação é compreendida materialisticamente como uma reparação exterior por uma falta legal (Levítico 14,11-20 Levítico 14,53-54 Levítico 23,26-32 Deuteronômio 13,7-11 Deuteronômio 17,2-7 Deuteronômio 19,15-21 Números 35,32-34 2Samuel 12,13-15).
A expiação visa restabelecer a comunhão entre Deus e o homem, rompida por sua rebeldia. Em textos mais antigos, com a expiação procura-se acalmar a ira divina, punindo o pecador ou praticando um ato cultual (cf. 1Samuel 26,19 2Samuel 21,1-14). Há também ritos expiatórios para apagar o pecado, representado como mancha, pelo sangue de uma vítima (Levítico 16,14-16). Deus é quem institui a expiação e a efetua(Levítico 17,11), quando lhe são oferecidos os sacrifícios pelo pecado e pela culpa.
Deus, intransigente no início, deixa-se dobrar pela sua misericórdia (Jeremias 7,16 Jeremias 11,13-20 Gênese 19,2-22 Jó 42,8-10 Amós 7,3-10); e concede o perdão dos pecados (Oséias 14,3-5 Jeremias 3,21-22).
No Novo Testamento,o povo que pecou muito tem necessidade dum "justo" que se imole por ele e o reconduza a Deus (Isaías 41,1-9 Isaías 49,1-6 Isaías 50,4-9 Isaías 52,13-53,12; Mateus 12,15-21 Filipenses 2,8-11 João 12,31-34 João 11,47-54 1Pedro 2,21-25).
S. Paulo apresenta a obra salvífica de Cristo pela cruz como uma reconciliação entre Deus e os homens (Romanos 5,9-11 2Coríntios 5,18-20 Colossenses 1,20 Efésios 2,13-16).
O sacrifício de Cristo, de valor infinito, reparou para sempre todos os pecados (Hebreus 7,26-28 Hebreus 10,4-14 Hebreus 9,25-26 Apocalipse 12,9-12 Romanos 5,18-19). A Igreja, isto é, os cristãos associam-se à expiação de Cristo (Filipenses 3,10 Romanos 8,17 1Pedro 4,13). Ver "Dia da Expiação".

EXTERMÍNIO
Veja "Anátema".

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