FACE
Muitas vezes o termo designa o próprio Deus, enquanto se volta ou se relaciona com o homem. "Contemplar a face" é ser admitido à presença de Deus; "ver a face de Deus"é algo perigoso para o homem (Êxodo 33,20-23). O homem pede que Deus não lhe esconda a sua face (Salmo 27,8s), mas lhe mostre uma face compassiva (Números 6,25).

FAMÍLIA
Ver "Esposo".

FARAÓ
Título bíblico dos reis egípcios. Veja os nomes de alguns faraós na Tabela Cronológica da História Bíblica .

FARISEUS
Partido religioso judaico, cujos membros se dedicavam ao estudo e observância da Lei mosaica e suas tradições, especialmente o sábado, a pureza ritual e os dízimos. Oséias precursores dos fariseus são os assideus do tempo dos Macabeus (cf. 1Macabeus 2,42 e nota). Sob João Hircano I começaram a fazer oposição à sua política filo-helenística e por ter usurpado o sumo sacerdócio.
Oséias fariseus, embora defensores da teocracia, politicamente eram moderados frente ao domínio romano, se comparados à ferrenha oposição dos zelotes e ao apoio dado pelos saduceus. Comparados a estes últimos, os fariseus eram progressistas quanto às crenças religiosas: criam na existência dos anjos, na ressurreição e na imortalidade (Mateus 22,23-33 Atos 23,6-10). Entre o povo gozavam de grande prestígio e liderança. Jesus condenava não a doutrina (Mateus 23,3) mas a hipocrisia e soberba dos fariseus (Mateus 23,13-36) que os levava a desprezar a massa "ignorante" (Lucas 18,9-14). Ver "Essênios".


No Antigo Testamento a fé é raramente mencionada (cf. Habacuc 2,4 e nota). Mas crer é a atitude característica do homem perante Deus. Ela implica numa adesão da inteligência em reconhecer a Deus em todas as suas manifestações de amor e suas exigências para com o seu povo. A atitude de Abraão é o modelo da verdadeira fé que salva (Gálatas 3,6): ele jogou a sua vida, confiando na Palavra de Deus (Gênese 12,1-2 Gênese 13,14-18 Ezequiel 33,23-24 Eclesiástico 44,19-21 João 8,56 Romanos 4,1s; Hebreus 11,8-12).
O Êxodo  é o tempo da prova na fé (Êxodo 4,1-9 Êxodo 33,1-6 Deuteronômio 1,45-46 Deuteronômio 4,1-8 Deuteronômio 6,20-25 Deuteronômio 10,12-22).
A fé inclui a esperança de um mundo melhor (Isaías 40,1-41,20 Isaías 43,1-21 Isaías 49,22-23).
No Novo Testamento acreditar é prestar fé à Palavra de Deus em Cristo (Atos 24,14 Lucas 24,25-27); é obedecer a Deus (Hebreus 11,1s; Romanos 1,5 Romanos 10,16s; Romanos 15,18 Romanos 16,19 Romanos 16,26 2Coríntios 5,5s); é confiar nele (Marcos 11,22-24 Atos 3,16 1Coríntios 13,2); é converter-se, aceitando o Evangelho (1Tessalonicenses 1,8-9 Romanos 10,17 2Coríntios 5,18s; Atos 3,12-16).
Jesus exige fé em sua pessoa (João 6,29-40). O coração da fé é a obra salvífica de Cristo, sobretudo a sua morte e ressurreição (1Coríntios 15,1-20 Romanos 4,24 Romanos 10,9).
Paulo coloca a fé em Cristo como indispensável para a salvação (Romanos 1,16). Mas quando opõe fé a obras, fala das obras da Lei mosaica e não dos frutos da fé cristã (Romanos 4,13-25 Joel 3,1s; Efésios 2,8-10 Mateus 7,16-27 João 15,1-3 João 15,6-8 Tiago 2,16-26).
Alguns textos de primitivas profissões de fé: Lucas 24,34 1Coríntios 15,3-5 1Tessalonicenses 4,4 2Coríntios 5,15 Romanos 4,25 Romanos 6,4 Romanos 6,9 Filipenses 2,6-11.
A Igreja é a depositária da fé: Mateus 16,16-19 Mateus 18,17s; Mateus 28,20 Marcos 16,15 Lucas 22,31s; João 21,15-17 Atos 1,24s; Atos 15,7s; Atos 20,28 1Coríntios 1,10 1Timóteo 6,20s; 2Timóteo 4,2-5 Tito 3,10s; 2João 1,10.

FÉLIX
Procurador romano da Judéia, de 52 a 60 d.C.; foi o segundo marido de Drusila, esposa do rei Agripa II (Atos 23,26).

FENÍCIA
Região que abrange o monte Líbano e a zona litorânea desde o monte Carmelo. Seus habitantes dedicavam-se ao comércio e à navegação, fundando colônias em Chipre, Rodes, Sardenha, Sicília, França Meridional e norte da África. No tempo de Cristo a região pertencia à província romana da Síria. No Antigo Testamento é conhecida como Tiro e Sidônia; pertencia à Terra Prometida mas jamais foi anexada (Josué 13,4-6). Jesus visitou a região (Mateus 15,21) e Paulo a atravessou (Atos 15,3).

FESTA
Israel conhece várias festas religiosas:
Festa da Lua Nova, que marcava o início do mês (1Samuel 20,5-26 Ezequiel 46,1-7 Números 28,11-14 Neemias 10,33-34 Gálatas 4,10 Colossenses 2,16-20).
O dia festivo semanal era o Sábado (Êxodo 16,4-36 Êxodo 20,8-11 Isaías 56,1-6 Isaías 58,13-14).
A Festa dos Tabernáculos era celebrada em ação de graças pela colheita das azeitonas e das uvas (Juízes 9,27 Juízes 21,19-24). Era chamada também "festa da Colheita"ou "Festa" (Êxodo 23,16 Êxodo 34,22 Neemias 8,14 João 7,11 cf. Levítico 23,33-44 e nota; Deuteronômio 16,13-16 Levítico 23,34-44); atinge em Cristo o seu significado pleno (João 7,37-39 1Coríntios 10,4).
A Festa das Semanas era celebrada após a colheita do trigo. É chamada "das semanas"porque se fazia sete semanas após a festa dos Ázimos (Números 28,26). É conhecida também sob o nome de "festa da Colheita" (Êxodo 23,16) ou "festa das Primícias"da colheita do trigo (34,22). Mais tarde recebeu o nome de Pentecostes (Tobias 2,1 2Macabeus 12,31s; Atos 2,1), porque se celebrava cinqüenta dias depois da oferta do primeiro feixe de espigas de cevada (Levítico 23,9-14 Deuteronômio 26,1-11). Sendo de origem agrária, Pentecostes é uma festa alegre. Nela o israelita agradecia a Deus pela colheita do trigo, oferecendo-lhe as primícias (primeiros frutos) do que foi semeado nos campos (Êxodo 23,16 Êxodo 34,22). Na época pós-exílica começou a ser celebrada nesta festa a promulgação da Lei de Moisés (Levítico 23,15-21 e nota). Na festa de Pentecostes, após a morte de Jesus, a comunidade cristã, reunida no Cenáculo, recebeu o dom do Espírito Santo (Atos 2,14). Ver "Páscoa", "Sábado", "Ázimos".

FESTO
Foi procurador romano da Judéia depois de Félix (Atos 24,27) e morreu em 62 a.C..

FILACTÉRIOS
Deuteronômio 6,4-9 e nota.

FILHO DO HOMEM
A expressão bíblica significa muitas vezes simplesmente "homem", "criatura pequena, frágil" (Salmo 8,5 Salmo 51,12 Jó 25,6). O profeta Ezequiel é chamado pelo Senhor de "filho do homem", para acentuar a distância entre Deus e o homem (cf. Ezequiel 2,1 e nota). Em Daniel a expressão indica os israelitas (cf. Daniel 7,13 e nota), "os santos do Altíssimo" (Daniel 7,18s). Para afastar as falsas esperanças de um messianismo político, Jesus aplicou esta expressão a si mesmo. Deste modo sublinhava ao mesmo tempo sua fragilidade humana, enquanto Servo Sofredor (Marcos 8,31 Marcos 10,45 Isaías 53,10) e sua grandeza sobrenatural e gloriosa (Marcos 8,38 Marcos 12,36 Marcos 14,62). Após a ressurreição 14 a expressão "filho do Homem"foi entendida em sentido messiânico (Atos 7,56 Apocalipse 1,13).

FILHOS
São a honra dos pais (Provérbios 17,6 Salmo 128,3): devem ser educados (Provérbios 22,15 Eclesiástico 22,3 cf. Mateus 11,16-19 Efésios 4,14 Gálatas 4,1s); devem honrar os pais (Êxodo 20,12 Êxodo 21,17 Deuteronômio 27,16 Eclesiástico 3,3 7,27s); devem obedecer-lhes (Deuteronômio 21,18-21 Provérbios 1,8s; Eclesiástico 3,7s; Lucas 2,51 Efésios 6,1-3 Colossenses 3,20); aceitar a correção (Provérbios 12,1 Provérbios 13,1 Eclesiástico 3,16 20,5s; Lm 3,27 Hebreus 12,9); mostrar gratidão (Tobias 4,4 Tobias 9,4 Provérbios 10,1 Provérbios 23,22 Eclesiástico 3,11s). Ver "Adoção".

FILIPE
Há vários personagens bíblicos com este nome:
1. Filipe, rei da Macedônia, pai de Alexandre Magno (1Macabeus 1,1 1Macabeus 6,2);
2. Filipe III da Macedônia (1Macabeus 8,5), derrotado pelos romanos em 197 a.C.;
3. Filipe, amigo de Antíoco Epífanes (1Macabeus 6,14-63 2Macabeus 9,29 2Macabeus 13,23);
4. Filipe, filho de Herodes o Grande e Cleópatra, tetrarca da Ituréia e Traconites (Lucas 3,1), do ano 2 a 34 d.C.; ao morrer, sua tetrarquia passou ao controle da província romana da Síria;
5. Filipe, filho de Herodes com Mariamne II. Era casado com Herodíades, que o abandonou para viver com Herodes Antipas (Mateus 14,3);
6. Filipe, um dos apóstolos, natural de Betsaida (João 1,43-46). É mencionado na multiplicação dos pães (João 6,5-7), como intermediário entre Jesus e alguns pagãos (João 12,21s) e num diálogo com Jesus (João 14,8-10);
7. Filipe, um dos sete diáconos (Atos 6,5s), pregador do evangelho (Atos 8,5-13 Atos 8,26-40), visitado por Paulo antes de ser preso em Jerusalém (Atos 21,9).

FILISTEUS
Povo não-semita (cf. 1Samuel 17,26 e nota), proveniente de Cáftor, ou Creta (Deuteronômio 2,23 Amós 9,7). Invadiram a costa marítima de Canaã no séc. XII a.C., pelo que depois esta região foi denominada Palestina. Oprimiram Israel na época dos juízes (Juízes 14-16) e de Saul. Mas Davi os subjugou (2Samuel 5,17-25). Com a divisão do reino (931 a.C.) tornaram-se praticamente independentes e no tempo dos Macabeus desapareceram como povo.

FIM DO MUNDO
Ver "Parusia".

FINÉIAS
Sacerdote da família de Aarão. Por ter-se mostrado zeloso pela pureza religiosa e racial de Israel nos campos de Moab (cf. Números 25,8 e nota), recebeu a garantia de um sacerdócio permanente para seus descendentes.

FIRMAMENTO
O céu era imaginado como uma abóbada consistente, na qual Deus pendurou as luminárias (sol, lua e estrelas: Gênese 1,14-18). Ver "Céu".

FOGO
O fogo é símbolo da majestade e da força divina (Deuteronômio 4,24 Isaías 33,14 So 1,18). Deus apareceu a Moisés na sarça ardente (Êxodo 3,2), manifestou-se como fogo no Sinai (19,18). O fogo purifica e limpa o impuro (Levítico 1,9 Levítico 10,2 Números 11,1-3 Isaías 1,25 Isaías 6,7 Mateus 7,19 Mateus 13,40-42 João 15,6). Por isso a ira divina é representada pelo fogo que pune os maus (Gênese 19,24s; Salmo 50,3 Marcos 9,49). Jesus compara a punição definitiva dos maus com o fogo que não se apaga (Mateus 18,8 Mateus 25,41); mas também a virtude renovadora do Espírito Santo é um "batismo de fogo" (Mateus 3,11 Atos 2,3).

FORNICAÇÃO
Ver "Adultério". 55 1662

FORTALEZA
A nossa força vem de Deus (Deuteronômio 8,17 Deuteronômio 32,27 Jeremias 9,22 1Samuel 14,6 Ezequiel 30,6 Levítico 26,19 Amós 6,13 Juízes 7,2s; Romanos 8,31 1Coríntios 16,13 Efésios 6,10 Filipenses 4,13 1João 2,14).
Só ele é onipotente. Manifestou o seu poder na criação e na libertação do Egito (Salmo 74,13-14 Jó 25,1-6 Jó 26,5-14 Jeremias 27,5 Salmo 106,7-12 Êxodo 15).
No combate escatológico, Deus manifesta a sua força (Hebreus 3 Apocalipse 20,9-13 Isaías 51,9-11 Jeremias 50,33s). Manifesta-se ao realizar a obra da salvação, ressuscitando a Cristo (Lucas 1,37 Mateus 19,26 Efésios 3,20-22 Atos 5,29-31).
Cristo recebeu plenos poderes (Mateus 28,18). Oséias apóstolos devem também ser revestidos da força do Alto (Atos 1,8 Lucas 24,49).

FRUTOS
Ver "Boas Obras".

Facebook Comments

Livros recomendados

Uma Visita ao Santíssimo Sacramento (Canção Nova)O capital: Livro 1 – O processo de produção do capital (Vol. 2)A Mentalidade Anticapitalista – 2ª Edição