MACEDÔNIA
Região na costa setentrional do mar Egeu, habitada pelos macedônios, que corresponde à metade da atual Grécia e Albânia. É a terra de Alexandre Magno (1Macabeus 1,1). Mais tarde, como província romana, foi visitada por Paulo, na segunda e terceira viagens missionárias (Atos 16,9-12 Atos 18,5 Atos 20,1-3).

MADIANITAS
Coligação de tribos árabes (Gênese 25,2) cujas pastagens estavam ao leste do Golfo de Ácaba. Às vezes penetravam até a planície de Jezrael (Juízes 6-7) ou se empregavam como guias de caravanas (Gênese 37,28 Gênese 37,36). Moisés casou-se com a filha de um sacerdote madianita (cf. Êxodo 2,15-21 e nota) e instituiu juízes a conselho do sogro (Êxodo 18,13-27). Mas houve também choques armados com os madianitas, pouco antes de Israel entrar em Canaã (Números 25,6-18 Números 31,1-12).

MÃE
Ver "Mulher".

MAGOG
Filho de Jafé (Gênese 10,2), antepassado dos povos do Norte que viviam junto ao mar Negro. Nos textos apocalípticos simboliza os inimigos de Israel (Ezequiel 38,2 Ezequiel 39,6 Apocalipse 20,7-9).

MAGOS
Originariamente eram uma tribo meda, que desempenhava funções sacerdotais na religião persa. Como tais sacerdotes se dedicavam à astronomia, astrologia e forças ocultas, mago passou a ser sinônimo de feiticeiro (Atos 8,9-11 Atos 13,6-8). Oséias sábios do Oriente que vieram adorar o menino Jesus são chamados "magos" (Mateus 2,1-12).

MAL
Problema do mal: Solução anterior à religião hebraica: dualismo, princípio do bem e princípio do mal (Salmo 103,5-9 Jó 26,12 Apocalipse 20,1-13). Certos textos atribuem a Deus o mal (1Samuel 16,14-23 Amós 3,6).
Outra solução vê a causa do mal no pecado pessoal (Gênese 3,16-19 1Reis 8,33-46 Jeremias 4,1-22 Jó 4,6-5,7 Eclesiastes 8,10-14). Esta solução é insuficiente pois muitos justos, sem pecado, sofrem (Ezequiel 18,2-28 João 9,1-3).
Solução-compensação: os que sofrem nesta vida serão felizes na outra (2Macabeus 7,9-36 Cântico dos Cânticos 3,1-9 Lucas 16,19-26 Lucas 6,19-26 1Coríntios 15,1-34).
Outra solução faz do sofrimento um castigo educativo (Oséias 2,4-19 Jeremias 31,18-20 Deuteronômio 4,25-32).
Ainda uma outra solução complementar das anteriores: o sofrimento expiação (Deuteronômio 8,2-6 Provérbios 3,11s; Jó 5,17-19 Jó 33,19-28 2Coríntios 5,1-5 2Coríntios 5,18-21 Gálatas 3,10-13 Hebreus 2,9-18 Hebreus 12,5-12 Romanos 3,25s).
Cristo aceita livremente fazer-se instrumento de salvação dos seus irmãos pelo sofrimento (Mateus 20,17-28 1Pedro 2,21-25 Efésios 5,1-9 Romanos 8,18-21 2Coríntios 5,1-5). Desde então o sofrimento de cada homem participa no de Cristo (2Coríntios 6,1-10 Colossenses 1,24).

MALDIÇÃO
Ver "Imprecação".

MANÁ
Nome de alimento miraculoso que sustentou a caminhada de Israel pelo deserto. Sobre a origem e natureza do "maná" veja Êxodo 16,15 e Números 11,7-9. O maná tornou-se símbolo da providência divina, do alimento dos tempos messiânicos e da Eucaristia (João 6,31 1Coríntios 10,1-22 Hebreus 9,4 Apocalipse 2,17).

MANUSCRITO
Como a imprensa é uma invenção moderna (1450), os livros antigos eram escritos à mão, donde "manuscritos". Escrevia-se em tiras de couro (pergaminho) ou papiro produzido no Egito, que eram enroladas, formando um rolo, ou dobradas para formar um códice.

MÃO (DE DEUS)
Simboliza o poder soberano e terrível de Deus (Deuteronômio 3,24 Jó 19,21 1Pedro 5,6), que intervém neste mundo (Salmo 31,6-16) e domina a história dos homens (Êxodo 13,3 Êxodo 13,14 1Samuel 5,9 Atos 4,28-30). O Pai entregou todo o poder nas mãos de Jesus (João 3,35 João 13,3).

MARIA
Conhecem-se várias Marias na Bíblia:
1. Maria Madalena, curada por Jesus, que assistiu sua morte e sepultura e o viu ressuscitado (Lucas 8,2 Lucas 24,10 João 20,1 João 20,11 João 20,16).
2. Maria, mãe de Tiago Menor e José (Marcos 15,47 Mateus 27,56 Mateus 27,61 Lucas 24,10).
3. Maria de Betânia, irmã de Marta e Lázaro (Lucas 10,39 Lucas 10,42 João 1,11-12,3).
4. Maria, mãe de Marcos (Atos 12,12).
5. Maria, uma cristã de Roma (Romanos 16,6).
6. Maria, ou Míriam, irmã de Moisés (Números 26,59).
7. Maria, mãe de Jesus (Mateus 1-2 Lucas 1-2).

MARIA (MÃE DE JESUS)
É a cheia de graça (Lucas 1,28): Indica a beleza e a fidelidade da esposa (Eclesiástico 26,13-15).
Maria, Filha de Sião : Oséias profetas convidaram a Filha de Sião a "alegrar-se"pela presença do Messias (So 3,14-18 Zacarias 2,14 Isaías 12,6). Lucas (Lucas 1,28-38) saúda a Virgem com um grito de alegria. Em Atos 1,12-14, onde se narra o nascimento da "Nova Sião" (a Igreja), Maria encontra-se presente.
Maria,a bendita entre as mulheres (Juízes 5,24 Judite 13,17s; Lucas 1,42). A aliança de Deus com Abraão é fonte de bênçãos (Gênese 12,2s; Gênese 13,16 Gênese 15,5 Gênese 17,2-6 Gênese 22,17). Deus abençoará o fruto das entranhas daqueles que lhe são fiéis (Deuteronômio 7,12s; Lucas 1,42).
Maria, Arca da Aliança : A expressão "o Senhor está contigo" (Lucas 1,28) é uma fórmula da Aliança. Deus está com Maria como esteve com Abraão, Isaac, Jacó, Moisés, etc. (Gênese 26,3 Gênese 26,24 Gênese 31,3 Êxodo 3,12 2Samuel 7,9 Jeremias 1,6-8 Deuteronômio 20,1-4 Isaías 7,14 Isaías 41,8-14 Isaías 43,1-5).
Maria, mãe do Messias, Servo Sofredor (Gênese 3,15-17 Isaías 7,14 Miquéias 5,1-15 Mateus 1,23 João 19,25-27 Apocalipse 12).
Cântico da Serva do Senhor: No Magnificat distinguem-se três coisas: o cântico de vitória e de louvor (Lucas 1,47-49); o cântico dos pobres de Javé (Lucas 1,50-53); o cântico da Aliança com Abraã (Lucas 1,54s; Gênese 15,5s; Hebreus 11,8-19).

MAR MORTO
Mar interno da Palestina, onde desemboca o rio Jordão. Suas águas contêm 25% de sais minerais, não permitindo a existência de nenhuma forma de vida. Tem cerca de 80 km de comprimento por 15 de largura e está a 394 m abaixo do nível do mar. Na parte sul do mar Morto estavam, provavelmente, localizadas as cidades de Sodoma e Gomorra. A noroeste do mar Morto, no deserto de Judá, foram descobertos antigos manuscritos da Bíblia, relacionados com as ruínas do mosteiro de Qumrân.

MAR VERMELHO
Tradução grega da expressão hebraica "mar dos Juncos" (yam suf). Foi identificado, no passado, com o Golfo de Suez ou o Golfo de Ácaba (Números 14,25 Números 21,4 Deuteronômio 1,40), que teria sido atravessado pelos israelitas a pé enxuto, depois de saírem do Egito. Hoje se admite que o "mar dos Juncos"tenha sido uma pequena enseada do mar Mediterrâneo (mar Sirbônico), ou a zona pantanosa do norte do Delta do Nilo (cf. Êxodo 10,19 Êxodo 14,21-31).

MATEUS
Um dos doze apóstolos, identificado com Levi, filho de Alfeu, cobrador de impostos (Mateus 9,9 Marcos 2,14). É considerado como o autor do Primeiro Evangelho.

MATRIMÔNIO
Tem dupla finalidade: a ajuda mútua (Gênese 2,18-24 Tobias 8,5-8 Eclesiástico 40,23 1Coríntios 7,1-9) e a procriação (Gênese 1,28 Gênese 9,1 Tobias 8,9 Mateus 22,24-28). A Lei permitia o divórcio (cf. Deuteronômio 24,1-4 e nota) e a poligamia (cf. Gênese 4,19 e nota); mas Jesus condena ambas as práticas (Mateus 5,32 Mateus 19,9 Marcos 10,2-10 Lucas 16,18 Romanos 7,2s; 1Coríntios 7,10s. 1Coríntios 7,39) e exalta o valor do celibato por causa do Reino dos Céus (Mateus 19,12 Lucas 18,29).
Aliança entre Deus e Israel é comparada com a relação existente entre os esposos (Oséias 1-2 Isaías 54,5-7 Jeremias 2,2 Ezequiel 16,6-14 Salmo 45 Ct 1,8). Deus é o esposo fiel e ciumento (Jeremias 31,3s; Ct 8,6 Isaías 62,3-5).
Jesus se apresenta como o esposo da nova aliança (Lucas 5,33-39 João 3,28-30 Mateus 22,1-14 Mateus 25,1-13 Apocalipse 19,7s; Apocalipse 21,1s).
Nesta linha, Paulo vê na união matrimonial um sacramento (sinal) da relação entre Cristo e a Igreja (Efésios 5,23-33).

MEDIADOR
É o intermediário entre duas partes que procuram entrar em acordo. As religiões sentem necessidade de mediadores entre Deus e os homens. Moisés (Números 14,13-20), os anjos, os reis, os profetas e sacerdotes exercem esta função no judaísmo. As mediações do Antigo Testamento são insuficientes (2Coríntios 3,6-9 Romanos 7,7-13 Gálatas 3,10s; Hebreus 10,1-11) para colocar o homem em comunhão com Deus. Jesus é o único verdadeiro mediador (1Timóteo 2,5 Hebreus 8,6 Hebreus 9,14s), solidário com os homens (Hebreus 5,7-9), pelo qual temos acesso ao Pai (Hebreus 9,11-25 Hebreus 12,24).

MELQUISEDEC
Rei e sacerdote que ofereceu pão e vinho após a vitória de Abraão sobre os seqüestradores de Ló (cf. Gênese 14,18-20 e nota). É considerado uma figura de Cristo (Hebreus 5,6 Hebreus 5,10 Hebreus 7,1-18), eterno sacerdote.

MEMORIAL
É a parte dos sacrifícios de cereais que, com ou sem incenso, é queimada pelo sacerdote no altar, em combinação com a oferta de comestíveis (cf. Levítico 2,2 e nota), sendo o restante reservado à manutenção dos sacerdotes. É, pois, a parte do sacrifício que pertence exclusivamente a Deus: a oferta faz Deus lembrar-se do homem, ou leva o homem a lembrar-se de Deus, a quem pertencem todos os sacrifícios.

MENTIRA
É proibida (Êxodo 23,7 Provérbios 12,22 Mateus 5,37 Mateus 12,35-37 João 8,44 Efésios 4,25 Colossenses 3,9); é perniciosa (Provérbios 19,9 Provérbios 19,22 Eclesiástico 20,24-26 Apocalipse 22,15); veracidade (Zacarias 8,16 João 1,47 Romanos 9,1 1Coríntios 13,6 Gálatas 1,20).

MERECIMENTO
Nosso (Eclesiástico 16,14 Jeremias 25,14 Atos 3,12 1Coríntios 3,3); de Cristo (João 1,17 João 3,16s; João 15,5 João 15,8 Romanos 3,23s; Romanos 5,8-10 Romanos 5,20 Romanos 6,23 Efésios 1,2 Filipenses 2,8 Colossenses 1,14).

MESSIAS
É "o ungido", o rei elevado à sua dignidade por uma unção com óleo (1Samuel 10,1 1Samuel 16,13 2Samuel 2,4 1Reis 1,39). O termo é também aplicado a Ciro, rei dos persas (Isaías 45,1). Pela unção a pessoa passa a gozar de uma relação especial com Deus e participa de sua autoridade (cf. 1Samuel 24,7 2Samuel 1,14). O Sumo Sacerdote também era ungido para exercer sua função (Levítico 4,3-16 Levítico 6,15). O termo "ungido"passou a designar o futuro rei (Daniel 9,25s), descendente de Davi, esperado pelos judeus (Marcos 10,47s). Em grego, Cristo corresponde ao hebraico "Messias" (João 1,41 João 4,25), tornando-se um título de Jesus (Romanos 1,1).

MIDRAXE
Exposição e ilustração da Sagrada Escritura, em uso no judaísmo, que visa aplicar o texto para o momento presente, exortando a bem viver (cf. Ezequiel Ezequiel 16 Isaías 60-62 Salmo 78).

MILAGRE
Oséias judeus tinham um conceito de milagre bastante diferente do nosso. Todas as manifestações de Deus, na natureza e na história, eram para eles maravilhosas (Salmo 138,14 Jó 5,9). Atribuem a Deus todos os acontecimentos, como a derrota dum inimigo, um vento impetuoso, um rumor de passos (1Samuel 14,22s. 1Samuel 14,45; Gênese 24,12-21 Êxodo 14,21-23 2Samuel 5,24). A história do povo eleito, no seu conjunto, é um milagre (Êxodo 7,10-13 Neemias 9,20s; 1Reis 18,18-40 Isaías 7,10-14).
Também os magos faziam milagres (Êxodo 7,10-23 Êxodo 8,1-15 Êxodo 9,8-26 Números 22-24). No entanto, os milagres só são sinais de Deus se houver fé (Êxodo 7,3-9 Deuteronômio 4,34 Deuteronômio 6,22).
A essência do milagre na Bíblia está em ser ele um sinal do poder e da misericórdia de Deus (cf. Deuteronômio 13,2-6 e nota). O que importa é esta função de sinal e não o fato de estar acima das assim chamadas "leis da natureza". Aliás, o israelita não distinguia entre causalidade natural e ação direta de Deus (Salmo 19,1-7 Salmo 104 Salmo 135,6s; Jó 38). Por isso não distinguia entre sinais "naturais"e "sobrenaturais". Também os milagres de Jesus são vistos como sinais da bondade divina, que provocam experiências de salvação (Mateus 12,38s; Marcos 8,11s) e levam a crer na doutrina e na pessoa de Jesus (João 2,11 João 2,18 João 2,23). Oséias milagres são sinais do Reino de Deus que vence a Satã (Mateus 12,28 Atos 2,22 Atos 10,38).

MILAGRES DE JESUS
Cego: Marcos 8,22.
Cego Bartimeu: Marcos 10,46 Marcos 10,52 Lucas 18,35.
Cego de nascença: João 9.
Criado do oficial romano: Mateus 8,13 Lucas 7,1s.
Curas em massa: Mateus 4,23 Marcos 1,34 Lucas 8,2.
Figueira amaldiçoada: Mateus 21,19 Marcos 11,13.
Filho do oficial romano: João 4,46.
Hidrópico: Lucas 14,2.
Jesus aparece no lago de Tiberíades: João 21,1.
Jesus caminha sobre as águas: Mateus 14,25.
Jesus envia o Espírito Santo: Atos 2,1s.
Jesus passa incólume pelos inimigos: Lucas 4,29s.
Jesus passa por portas trancadas: João 20,19.
Leprosos (dez): Lucas 17,12.
Mão seca: Mateus 12,10.
Mulher encurvada: Lucas 13,11.
Mulher que sofria de hemorragia: Mateus 9,20 Marcos 5,25 Lucas 8,43.
Multiplicação dos pães, primeira: Mateus 14,19 Marcos 6,43 Lucas 9,12 João 6,10; segunda: Mateus 15,32 Marcos 8,5.
Orelha de Malco: Lucas 22,50.
Paralítico: Mateus 9,2 Marcos 2,3 Lucas 3,18.
Pesca milagrosa: Lucas 5,5-10.
Possessa, filha da mulher cananéia: Mateus 15,22 Marcos 7,24.
Possessa, Maria Madalena: Marcos 16,9 Lucas 8,2.
Possesso: Marcos 1,23 Lucas 4,31s.
Possesso cego e mudo: Mateus 12,22.
Possesso, menino: Mateus 17,14 Marcos 9,16s; Lucas 9,38.
Possesso mudo: Mateus 9,32 Lucas 11,14.
Possessos de Gérasa: Mateus 8,28 Lucas 8,30.
Ressurreição: Mateus 28,2 Marcos 16,1 Lucas 24,1 João 20,1.
Ressuscita a filha de Jairo: Mateus 9,25 Marcos 5,41 Lucas 8,54.
Ressuscita Lázaro: João 11,1s.
Ressuscita o jovem de Naim: Lucas 7,11.
Sogra de S. Pedro: Mateus 8,15 Marcos 1,31 Lucas 4,38.
Surdo-mudo: Marcos 7,32.
Tempestade no lago: Mateus 8,24 Marcos 4,37 Lucas 8,22.
Transfiguração: Mateus 17,2 Marcos 9,1s; Lucas 9,28.
Trevas na morte de Jesus: Mateus 27,45 Marcos 15,33 Lucas 23,44.
Vinho feito de água em Caná: João 2,1-11.

MINISTÉRIOS
Ver "Carisma", "Bispo", "Sacerdote", "Diácono". 753

MISERICÓRDIA
O termo hebraico "hesed " (misericórdia) designa todos os laços que ligam os membros de uma comunidade: favor, benevolência, afeto, bondade (Gênese 20,13 Gênese 47,29 1Samuel 20,8-15 Salmo 36,6-11).
No começo da aliança fala-se exclusivamente da misericórdia de Deus, no sentido de amor gratuito (Deuteronômio 7,7-13 Deuteronômio 9,4-6 Ezequiel 16,3-14 2Samuel 7,12-15 Isaías 54,10 Daniel 9,4).
Misericórdia de Deus é amor aos mais pobres, entre os quais sobressaem os pecadores (Isaías 14,1s; Isaías 49,13-15 Lucas 10,29-37 João 10,1-21 Êxodo 34,6s; Isaías 27,11 Isaías 30,18 Lucas 7,36-50 Lucas 15,1-32).
Esta graça e misericórdia de Deus corporizam-se em Cristo (2Coríntios 5,18-21 2Coríntios 8,9 Gálatas 2,21 Hebreus 2,5-13 Efésios 2,4-7 Colossenses 2,13s; Tito 2,11 Tito 3,4).
A misericórdia do homem, como resposta à misericórdia de Deus, é mais importante que os atos de culto (Oséias 6,6 Mateus 5,7 Mateus 9,10-13 Mateus 12,1-7 Mateus 23,23 Lucas 10,29-37 Lucas 6,36-38 Lucas 13,6-9 Lucas 15,1-32).

MISSA
Ver "Eucaristia".

MISSÃO
Deus enviou seu Filho a este mundo para salvá-lo e lhe dar a vida (João 10,36 João 16,27s; João 6,38 Lucas 4,18 Lucas 19,10). O Pai e o Filho enviam o Espírito Santo (João 14,16 Atos 2,1-11). Jesus enviou os apóstolos pelo mundo para continuarem a sua missão (Marcos 3,13 Marcos 16,15s; Mateus 10,1-42 Mateus 28,18s; João 20,21).

MISTÉRIO
No mundo grego "mistério"eram cerimônias religiosas secretas, nas quais tomavam parte apenas pessoas iniciadas. "Mistério"tem o sentido geral de "coisa oculta, obscura, secreta". No Novo Testamento o termo é usado não tanto no sentido de algo incompreensível à razão, mas como revelação: "Mistério"são as ações de Deus para estabelecer o seu reino (Mateus 13,35 Apocalipse 10,7), por meio de Jesus Cristo e da Igreja (Efésios 1,9s; Efésios 3,1-9 Colossenses 4,3); é a sabedoria divina revelada em Cristo (1Coríntios 2,7s; Colossenses 1,25-27 1Timóteo 3,16), especialmente o plano de Deus, inacessível ao homem mas revelado por Jesus Cristo, de salvar todos os homens (Romanos 16,25s).

MOAB
Um dos filhos de Ló. A origem dos moabitas, descendentes de Moab, é descrita de modo vergonhoso (cf. Gênese 19,30-38 e nota), por causa de sua constante rivalidade com os israelitas (Números 22,1-4 Isaías 15 Jeremias 48 Ezequiel 25,8-11). Ver "Amon".

MOCIDADE
Idade das paixões (Salmo 25,7 Eclesiastes 11,9s; Jeremias 31,19 2Timóteo 2,22 Tito 2,6); temor de Deus (Salmo 119,9 Eclesiastes 12,1 Eclesiástico 51,13-15 1Pedro 5,5); disciplina necessária (1Samuel 2,26 Provérbios 1,8s; Provérbios 4,1 Eclesiástico 6,18-20 Eclesiástico 25,3 Lucas 2,46 1Pedro 5,5).

MOEDA
Inicialmente as transações comerciais se faziam pelos sistemas de permuta de mercadorias. Depois as mercadorias passaram a ser avaliadas por unidades de peso de metal precioso (ouro ou prata). O costume de cunhar moedas, enquanto dinheiro garantido pelas autoridades quanto ao peso e pureza do metal, foi introduzido no séc. VI a.C.pelos persas. No tempo de Cristo circulavam na Palestina moedas romanas, gregas e locais, cunhadas em ouro, prata e bronze. Sobre o tipo e valor das moedas, veja a tabela específica.

MOISÉS
O nome é de origem egípcia (cf. Êxodo 2,10 e nota). Casado com uma madianita (Êxodo 2,11-22) ou etíope (Números 12,1), Moisés é apresentado na tradição bíblica como um homem de origem israelita. É o libertador dos israelitas da opressão egípcia, promulgou as leis de Deus e conduziu o povo a Canaã, mas morreu sem ali entrar. A ele se atribui a "Lei de Moisés", um cântico (Deuteronômio 32,1-43), uma bênção (Deuteronômio 33,1-29) e um salmo (Salmo 90).
Para o judaísmo Moisés é o personagem mais importante da história da salvação, uma figura do Messias (Deuteronômio 18,15-18). No Novo Testamento é visto como mensageiro de Deus e mediador da Lei, que recebeu no Sinai; é a testemunha e o modelo de fé (Atos 7,17-44 Hebreus 11,23-29). Mas Jesus lhe é superior como chefe, redentor, legislador e profeta (Mateus 17,3 João 1,45 Atos 7,35 Hebreus 3,2s). Ver "Lei de Moisés".

MOLOC
Divindade cananéia a que se ofereciam sacrifícios humanos (Levítico 20,5 2Reis 16,3 2Reis 23,10).

MONTANHA
Em oposição ao Egito e à Babilônia, a Palestina é uma região de montanhas; por isso a expressão "subir do Egito" ou "subir a Jerusalém". Montanhas caracterizam a região da Judéia, Samaria e Galiléia em oposição à planície costeira do Mediterrâneo.
A montanha é considerada habitação da divindade. Por isso os santuários se localizavam muitas vezes no topo dos montes (lugares altos).
Foi nos montes Sinai (Deuteronômio 33,2) e Tabor (Mateus 17,1-8) que Deus se revelou. A colina de Sião, sobre a qual estão Jerusalém e o templo, é a montanha "onde o Senhor habitará para sempre" (Salmo 68,17) e implantará seu reino escatológico (Isaías 2,2-5).

MORTE
É o destino universal do homem (Josué 23,14 1Reis 2,2 Eclesiastes 12,7). A Escritura não reflete sobre a morte como processo fisiológico. Mesmo quando diz "exalou o espírito"ou "Deus retira o hálito de vida"não se refere à alma em sentido atual, mas à aparência externa da cessação de respiração (Jó 34,14 Eclesiastes 12,7 Mateus 27,50 Lucas 23,46 João 19,30).
A morte repentina e prematura é considerada efeito da ira de Deus (Jó 15,32 Salmo 55,24 Números 27,3), especialmente a morte dos pecadores (Salmo 34,23 Provérbios 11,7 Eclesiástico 41,1 Lucas 16,22).
Deus é o Senhor da vida e da morte (1Samuel 2,6 Jó 14,5). Esta aparece como hostil a Deus, pertencendo ao império de Satã (1Coríntios 15,26 Apocalipse 6,8 Apocalipse 20,12s; Hebreus 2,14).
A morte é vista como conseqüência do pecado (Gênese 2,17 Gênese 3,19 Cântico dos Cânticos 2,23s; Eclesiástico 25,24 Romanos 5,12 1Coríntios 15,21s).
O Xeol é o reino da morte, considerado como uma gruta subterrânea debaixo das águas do abismo (Gênese 37,35 1Reis 2,6 Provérbios 9,18 Jó 10,21s).
No Antigo Testamento é difícil encontrar a idéia de uma vida para além da morte. Contudo, alguns textos mais tardios falam duma futura ressurreição (Daniel 12,2 2Macabeus 7,9 2Macabeus 7,11 2Macabeus 7,14 2Macabeus 7,23) e de uma vida junto de Deus (Cântico dos Cânticos 5,15s; Cântico dos Cânticos 6,18s).
No Novo Testamento Cristo aniquilou a morte com a sua própria morte (Romanos 5,6-8 2Coríntios 5,14s; Gálatas 3,13 Colossenses 1,18). Descendo ao Xeol (1Pedro 3,19 1Pedro 4,6), recebeu as chaves do reino da morte (Apocalipse 1,18), o último inimigo a ser vencido (1Coríntios 15,25s; Apocalipse 20,14).
O cristão, batizado em Cristo, deve morrer diariamente (Romanos 6,11s; Romanos 8,10 2Coríntios 4,7-12 2Coríntios 6,9).

MULHER
A condição social da mulher no Antigo Testamento é bastante má (Levítico 27,3s; Gênese 16,1-14 Gênese 30,1-4 Gênese 24,16-30 Números 27,1-10 Deuteronômio 22,23-29).
A literatura sapiencial reconhece-lhe, contudo, alguns valores (2Samuel 11,1-5 Ezequiel 24,15-18 Eclesiástico 36,23-27 Provérbios 5,15-18 Provérbios 12,4 Provérbios 31,10-31).
Certas atitudes de Cristo manifestam a vontade de libertar a mulher da sua condição (Lucas 8,1-3 Lucas 10,38-42 João 12,1-8). Assim, as mulheres vão tomando importância no Novo Testamento (1Coríntios 7,3-5 1Coríntios 11,11s; João 20,1-7 Romanos 16,1s. Romanos 16,6 Romanos 16,12 Atos 5,14 Atos 16,13-15 Filipenses 4,2s).
O Evangelho de Lucas preocupa-se por dar relevo às mulheres na vida de Cristo (Lucas 7,36-50 Lucas 8,1-3 Lucas 10,38-42 Lucas 18,1-6).
Proclama-se a igualdade radical entre homem e mulher (Gálatas 3,28 Gênese 1,27), contudo, mesmo no Novo Testamento,em alguns aspectos, a mulher é vista à luz da sociologia judaica (1Coríntios 11,2-12 1Coríntios 14,34s; 1Timóteo 2,11s).

MUNDO
A palavra tem várias significações:
O universo, ou cosmo (Salmo 24,1). A idéia que os escritores bíblicos tinham do mundo era a dos homens de seu tempo. Concebiam-no como uma casa com três divisões: uma gruta o Xeol ; um rés-do-chão -a terra firme, morada do homem, colocada sobre o grande abismo (1Samuel 2,8 1Crônicas 16,30 Salmo 24,2 Jó 38,4), apoiada em quatro colunas (1Samuel 2,8 Isaías 24,18 Isaías 40,21 Jeremias 31,37 Miquéias 6,2 Salmo 18,16 Jó 9,6), e coberta pela abóbada do firmamento (Gênese 1,14-18) no qual Deus dependurou as estrelas (Gênese 1,16 Josué 10,12s; Eclesiástico 46,4) e sobre o qual havia um mar de águas doces (Gênese 7,11 Gênese 8,2 Isaías 24,18 Malaquias 3,10); um primeiro andar -o céu, a morada de Deus.
O judaísmo distingue o mundo presente, sujeito à corrupção, ao pecado (Isaías 13,11-13 João 14,27 1Coríntios 1,20s), e o mundo vindouro que corresponde ao reino de Deus (João 13,1 João 16,28 1Coríntios 6,2).
Mundo é também tudo que se opõe a Deus e a Cristo (João 1,10 Efésios 2,2). Deus, porém, ama o mundo e enviou seu Filho para salvar a todos que nele crerem (João 3,16).

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