PACIÊNCIA
A paciência de Deus é um aspecto do seu amor (Êxodo 34,6 João 4,2 Joel 2,13). O nosso Deus é um Deus de paz, de paciência, de consolação e de esperança (Romanos 15,5 Romanos 15,13 Romanos 15,33).
Àqueles que se maravilham da demora da parusia, Pedro responde que Deus é paciente porque espera a conversão dos pecadores (2Pedro 3,4-9 1Pedro 3,20 Romanos 11,25-27). A paciência de Deus faz parte da sua pedagogia (Hebreus 12,5-7 Tiago 1,12 Romanos 5,3s; Romanos 15,4).
A paciência é uma virtude humana (Jó 2,10 Provérbios 3,11 Provérbios 14,29 Eclesiástico 2,13s) e cristã (Hebreus 12,1 Romanos 12,12 Tiago 1,2-4 2Coríntios 1,6 1Pedro 2,19s; 2Timóteo 2,10-12), que favorece a convivência com o próximo (Provérbios 19,11 1Tessalonicenses 5,14 1Pedro 3,14-17).

PADRE
Ver "Sacerdote".

PÃES DA PROPOSIÇÃO
Ou "pães sagrados"são os pães oferecidos cada sábado a Deus. Eram colocados sobre uma mesa de ouro, que estava no recinto do templo (cf. Números 4,7). Só os sacerdotes os podiam comer (Êxodo 25,30 e nota; Levítico 24,5-9 1Samuel 21,2-7 Marcos 2,26).

PAGÃO
Do latim paganus, "camponês", o que vive nas vilas do interior. Nome dado aos não-cristãos que tiveram de retirar-se para o interior em conseqüência da expansão do cristianismo no mundo romano. Na Bíblia "pagão"designa o não-judeu (Mateus 5,47 Mateus 6,7), chamado também gentio, em oposição ao povo eleito. Mesmo desconhecendo a Deus (Gl 2,14s) os pagãos são guiados por ele (Isaías 45,14-25 Mateus 8,10 Atos 14,16) e chamados à fé (Romanos 9-11). Ver "Grego".

PAI
Pai terreno: A autoridade paterna é protegida pelo decálogo (Êxodo 20,12 Deuteronômio 5,16). Rebelar-se contra o pai, maldizê-lo ou bater-lhe eram crimes castigados com a morte (Êxodo 21,15-17 Deuteronômio 21,18-21). A literatura sapiencial insiste no respeito aos pais (Eclesiástico 3,1-16 Tobias 4,3-5 Provérbios 1,8 Provérbios 4,1 Provérbios 6,20). Oséias pais, por sua vez, têm obrigações para com os seus filhos: devem amá-los (1Samuel 1,11-20 Mateus 7,9 Lucas 11,11 Tito 2,4); devem educá-los (Deuteronômio 6,20s; Deuteronômio 32,46 Daniel 13,3); vigiá-los (Eclesiástico 26,10s; Eclesiástico 42,9-11 1Timóteo 5,8); castigá-los (1Samuel 3,13 Provérbios 13,24 Provérbios 22,15 Provérbios 23,13s; Eclesiástico 42,5), mas sem ira (Provérbios 19,18s; Eclesiástico 20,2 Colossenses 3,21 Efésios 6,4); devem dar-lhes o bom exemplo (Ezequiel 16,44 2Macabeus 6,28 2Macabeus 7,20-22 2João 1,4).
Jesus confirmou o sentido do quarto mandamento (Marcos 7,10-13 Marcos 10,19 Mateus 15,4-7).
As exigências do amor de Deus podem levar a renunciar ao amor paterno (Mateus 8,21s; Mateus 10,37 Mateus 19,29 Lucas 9,59s; Lucas 14,26).
Deus-Pai: No Antigo Testamento raramente se aplica a Deus o nome de Pai (Deuteronômio 32,6s; 2Samuel 7,14 Salmo 89,27 Eclesiástico 51,10). Jesus fala com freqüência de "vosso Pai", "teu Pai", "vosso Pai do céu" e chama a Deus pelo nome de "Pai": quando anuncia o Reino de Deus (Mateus 13,43 Mateus 20,23 Mateus 25,34 Lucas 12,32); quando se refere à ação do Espírito (Mateus 10,20), ao conhecimento de Cristo (Mateus 16,17), à oração (Mateus 18,19), à recompensa (Mateus 6,1); quando insiste na Providência do Pai (Mateus 6,26-32 Mateus 10,29 Lucas 12,30).
Cristo dá a Deus o nome de Pai (Mateus 5,16 Mateus 5,45 Mateus 5,48 Mateus 7,21 Mateus 11,25 Mateus 24,36 Lucas 10,22 Marcos 13,32). Revela a Deus como seu próprio Pai (Marcos 14,36 Mateus 7,21 Mateus 11,27 Mateus 16,27 Mateus 26,39 João 2,16 Lucas 2,49).
Para Paulo Deus é o "nosso Deus e Pai" (1Tessalonicenses 3,13 2Tessalonicenses 2,16 1Coríntios 1,3 2Coríntios 1,2 Gálatas 1,3 Gálatas 4,6 Efésios 1,2 Colossenses 1,12s; Romanos 8,15).
João penetra mais no sentido da paternidade divina ao dizer que o homem é "gerado por Deus" (João 2,16 João 3,3).

PALAVRA
Na Bíblia, "palavra" não é apenas a manifestação do pensamento ou da vontade, mas é algo concreto que continua existindo, carregado com a força da pessoa que a pronuncia. Assim, a bênção pronunciada sobre Jacó não podia ser revogada (Gênese 27,35-37) e a maldição proferida por Josué (Josué 6,26) ou pelos gabaonitas (cf. 2Samuel 21,1-14) continua agindo muito tempo depois (1Reis 16,34).
A Palavra de Deus é eficaz na criação (Gênese 1,1s; Salmo 147,15-18 Mateus 8,24-27 Jó 36,5-13 Isaías 44,26-28 Isaías 55,11 Cântico dos Cânticos 18,14-19).
A palavra é simbolizada no pão que um dia se converterá no pão da Eucaristia (Amós 8,11 Êxodo 16,4-15 Deuteronômio 8,3 Mateus 4,3s; João 6,28-51).
Cristo é a Palavra encarnada (João 1,1s; João 8,31-47 1João 1,1 Apocalipse 19,11-16 Marcos 13,31), que continua a atuar na Igreja (Atos 4,29-31 Filipenses 1,12-14 Hebreus 13,7-9 Lucas 10,16 2Coríntios 2,14-16 2Timóteo 4,1-5).
O mutismo dos profetas prova que Deus já não está com o seu povo (1Samuel 3,1 Isaías 28,7-13 Amós 8,11s). A abundância da Palavra é sinal da presença dos tempos messiânicos (Joel 3,1s; Atos 2,1-4). Por isso, se desata a língua de Zacarias e Cristo faz ouvir os surdos e falar os mudos (Lucas 1,64-67 Lucas 11,14-28 Mateus 9,32-34 Mateus 12,22-24 Marcos 9,17-27).

PÃO
Ver "Eucaristia".

PAPA
Ver "Pedro".

PAPIRO
Ver "Manuscrito", "Códice".

PARÁBOLA
É o desenvolvimento de uma comparação de dois termos, resultando numa narrativa. Por exemplo, a comparação "A palavra de Deus é como a semente" foi desenvolvida na parábola do semeador. A parábola é uma historieta inventada, mas baseada em fatos corriqueiros da vida. Como na comparação, assim também na parábola os termos devem ser tomados no sentido próprio. Na parábola, porém, o confronto não se verifica entre dois termos, e sim entre duassituações. É desse confronto que se deve tirar o ensinamento, fim principal da parábola.
Parábolas de Jesus:
Administrador infiel: Lucas 16,1-13.
Amigo importuno: Lucas 11,5-8.
Avarento insensato: Lucas 12,16-21.
Bodas do filho do rei: Mateus 22,1-14.
Bom Pastor: João 10,1-16.
Bom samaritano: Lucas 10,30-37.
Casa sobre rocha: Mateus 7,24-27 Lucas 6,47-49.
Cem moedas de prata: Lucas 19,11-26.
Dez virgens: Mateus 25,1-13.
Dois devedores: Lucas 7,41s.
Fariseu e o cobrador de impostos: Lucas 18,9-14.
Fermento: Mateus 13,33 Lucas 13,20s.
Figueira estéril: Lucas 13,6-9.
Filho fingido: Mateus 21,28-32.
Filho pródigo: Lucas 15,11-32.
Grande ceia: Lucas 14,16-24.
Grão de mostarda: Mateus 13,31s; Marcos 4,30-32 Lucas 13,18-21.
Grão de trigo: João 12,24.
Joio entre o trigo: Mateus 13,24-30 Mateus 13,36-43.
Juiz iníquo: Lucas 18,1-8.
Lavradores homicidas: Mateus 21,33-46 Marcos 12,1-12 Lucas 20,9-19.
Moeda perdida: Lucas 15,8-10.
Ovelha extraviada: Mateus 18,12-14 Lucas 15,1-7.
Pai de família: Mateus 13,52.
Pérola preciosa: Mateus 13,45s.
Rede de pesca: Mateus 13,47-50.
Rei que vai guerrear: Lucas 14,31-33.
Rico avarento e o pobre Lázaro: Lucas 16,19-31.
Roupa velha: Mateus 9,16 Marcos 2,21 Lucas 5,36.
Semeador: Mateus 13,1-9 Mateus 13,18-23 Marcos 4,3-20 Lucas 8,4-15.
Semente que cresce: Marcos 4,26-29.
Servo cruel: Mateus 18,23-35.
Servos inúteis: Lucas 17,7-10.
Servos vigilantes: Mateus 24,42-51 Lucas 12,35-48.
Talentos: Mateus 25,14-30.
Tesouro no campo: Mateus 13,44.
Torre a ser construída: Lucas 14,28-30.
Trabalhadores na vinha: Mateus 20,1-16.
Videira e ramos: João 15,1-8.
Vinho novo: Mateus 9,17 Marcos 2,22 Lucas 5,37-39.

PARÁCLITO
Significa "advogado", "consolador". Termo com que João designa o Espírito Santo e sua função em relação a Cristo e na Igreja (cf. João 14,16 e nota).

PARAÍSO
Termo grego que traduz o hebraico "jardim do Éden", ou de delícias. É o símbolo da alegria e da felicidade (Gênese 2,15), da morada da divindade (Ezequiel 28,12-19). No Novo Testamento é o lugar onde se espera viver a felicidade eterna com Deus (2Coríntios 12,4 Apocalipse 2,7). Para o judaísmo era o lugar onde ficavam os mortos à espera da ressurreição (Lucas 16,23 Lucas 23,43). Ver "Éden".

PARTICIPAÇÃO
Herança comum, ou sorte comum que os cristãos terão com Cristo no fim do mundo (Mateus 24,51 Lucas 10,42 João 13,8 Apocalipse 20,6 Apocalipse 21,8). Significa também ter comunhão ou parte em alguma coisa. Oséias cristãos têm parte no Evangelho (Filipenses 1,5), no Espírito (2Coríntios 2,13), na ressurreição de Cristo (1Coríntios 1,9). Esta participação na glória de Cristo supõe uma participação na sua paixão (Romanos 6,4-8 Romanos 8,17 Colossenses 2,12s; Filipenses 3,10). Pela Eucaristia o cristão entra em comunhão com o corpo do Senhor sacrificado e pelo seu sangue derramado entra em comunhão de vida com Cristo (1Coríntios 10,14-22 1Coríntios 11,17-29), garantindo para si a ressurreição no último dia (João 6,48-58).

PARUSIA
Significa a entrada solene do rei na sua capital (2Samuel 6 1Reis 1,38-53 2Reis 11,1-16).
No Antigo Testamento aparecem duas tendências: parusia futura -vinda do Rei-Messias (Zacarias 9,9s; Isaías 40,9-11); outra, recordando que é Deus o Rei de Israel, anuncia uma vinda de Deus em pessoa (Isaías 46,9-13 Isaías 52,7s; Zacarias 1,3 Zacarias 1,16 Zacarias 2,9-13 Zacarias 8,2s).
A entrada de Cristo em Jerusalém é narrada num contexto de Parusia (Mateus 21,1-11). O Batista é o arauto desta chegada (Mateus 3,11s). Cristo, porém, diz que a hora de sua manifestação não chegou (João 7,2-9 João 18,35 João 14,3).
Na linha da segunda tendência do Antigo Testamento,acima descrita, a vinda do Filho do homem é apresentada com elementos divinos (Mateus 16,27s; Mateus 24-25 Lucas 21,25-33).
Textos relativos à Parusia gloriosa (1Coríntios 1,8 1Coríntios 15,23 1Tessalonicenses 2,19 1Tessalonicenses 3,13 1Tessalonicenses 4,15 2Pedro 1,16 2Pedro 3,4 2Pedro 3,12 1João 2,28). Veja "Dia do Senhor" e a nota em 2Tessalonicenses 2,1-12.

PÁSCOA
Principal festa do judaísmo, que comemora a maravilhosa libertação dos hebreus do Egito, pela passagem do mar Vermelho (cf. Êxodo 12,1-13,16; Levítico 23,5-8 Números 9,1-14). A Páscoa cristã celebra a ressurreição de Jesus no domingo após o dia 14 de Nisã, data da Páscoa judaica (Lucas 24,1 Atos 20,7 1Coríntios 16,2 Apocalipse 1,10). É a memória do sacrifício de Jesus na cruz, a nova vítima pascal (1Coríntios 5,6-8 1Coríntios 11,26), e de sua vitória sobre a morte pela ressurreição. Ver "Festa".

PASTOR
A figura do pastor era muito familiar na Palestina e no Médio Oriente. Diariamente o pastor sai com suas ovelhas para conduzi-las às pastagens ou, em determinados momentos, às fontes. De tarde reconduz as ovelhas ao curral. Na literatura universal o pastor tornou-se a figura do guia, político ou religioso, de uma comunidade. Em Israel os reis (cf. Ezequiel 34,2-6 e nota), os sacerdotes e os profetas são chamados pastores.
Diante da infidelidade destes pastores, Deus promete ele mesmo tomar conta de seu povo, por meio do pastor fiel, o descendente de Davi (Jeremias 23,1-6). Jesus se apresenta como o bom pastor, solícito pelas suas ovelhas a ponto de dar por elas a própria vida (João 10,1-18). Após a ressurreição, Jesus constitui Pedro como pastor para tomar conta de seus discípulos em seu lugar (João 21,17).

PATRÕES
Devem usar de justiça (Levítico 19,13 Deuteronômio 5,12-14 Deuteronômio 24,12-15 Tobias 4,15 Eclesiástico 34,26-27 Malaquias 3,5 Mateus 7,2 Mateus 10,10 Romanos 4,4 Tiago 5,4); devem respeitar os direitos humanos (Levítico 25,43 Eclesiástico 4,30 Efésios 6,9 Colossenses 4,1).

PAULO
Em hebraico Saulo, é um judeu de Tarso, da tribo de Benjamim, cidadão romano de nascença (Atos 16,21 Atos 16, Atos 22,25-29 Filipenses 3,5). Perseguiu os discípulos de Jesus, mas depois converteu-se (Atos 9,1-30), tornando-se o apóstolo dos pagãos. Empreendeu três grandes viagens missionárias (Atos 13-14 Atos 15-18 Atos 19-21). A ele são atribuídas catorze epístolas, havendo dúvidas quanto à autoria de algumas, como as epístolas aos Efésios, a Timóteo, a Tito e aos Hebreus (ver as respectivas introduções ). É inegável a influência da doutrina de Paulo nos outros escritos do Novo Testamento e na vida cristã em geral.

PAZ
O conceito "paz" (xalom em hebraico) é muito rico na Bíblia. Ter paz é ser completo, inteiro; é gozar de prosperidade material e espiritual; é manter boas relações entre pessoas, famílias e povos. Paz é o oposto de tudo quanto perturba a prosperidade e as boas relações. É um dom de Deus, concedido a Israel em virtude da aliança (Números 25,12 cf. Números 6,22-26).
Quando Israel é fiel à aliança, goza de paz; quando é infiel, perde a paz, mas pode recuperá-la pela conversão (Levítico 26). Em meio a tantas guerras, os profetas anunciam a paz para os tempos messiânicos, paz entre Deus e os homens, e entre os homens e animais (Isaías 2,2-4 Isaías 9,5s; Isaías 11,6-9 Isaías 60,17s; Oséias 2,20 Amós 9,13s; Zacarias 8,9-13).
Para haver paz é preciso que haja fidelidade à aliança e justiça entre os homens (Salmo 72,3-7). Cristo veio a este mundo para trazer a paz (Lucas 2,14 Lucas 8,48 Marcos 5,25-34), e reconciliar os homens com Deus (João 14,27 Filipenses 4,4-9 Efésios 2,14-17). Unindo-se a Cristo, o homem participa desta paz (1Pedro 5,14). Por isso o cristão deve não só desejar aos outros esta paz (Lucas 10,5), mas promovê-la efetivamente (Mateus 5,9).

PECADO
O primeiro conceito de pecado está ligado à violação de um tabu (Josué 7,24-26 Josué 9,20 1Samuel 15,3-32 2Samuel 1,14s; 2Samuel 6,1s).
No Antigo Testamento o pecado está ligado à relação do homem com Deus. O pecado implica em infidelidade à aliança, em traição ao amor de Deus, em separação da comunidade. Para Jesus, pecador é quem não observa a vontade de Deus expressa pela Lei (Mateus 9,13 Mateus 19,17-29). Jesus denuncia o pecado, mas é amigo dos pecadores (Mateus 11,19 Lucas 15,1s) e lembra que Deus está pronto a perdoar (Lucas 11,4 Lucas 15,1-34 Lucas 18,13).
O pecado é a tentação do ser humano de dominar a Deus (Gênese 3,1-19 Eclesiástico 3,26-29 Eclesiástico 10,12s; Jó 21,14-16 Jó 22,17s; 1Samuel 2,1-10).
O pecado é uma desobediência a Deus, um atentado contra o amor de uma pessoa (Deuteronômio 11,16 Daniel 9,5-9 Isaías 50,1 Oséias 2,4-9 Jeremias 3 Ezequiel 16 Tiago 4,4-10).
Paulo descreve a origem do pecado, mal que aflige a humanidade toda (Romanos 1-5), mas que encontra o remédio na redenção operada por Cristo (Romanos 6-8). O pecado para ele é uma escravidão à Lei e ao mundo (Romanos 6,6 Romanos 7,5-23 Gálatas 4,3). Mas pela fé em Cristo e pela prática do amor ao próximo o cristão fica livre de todo pecado (Romanos 13,8-10 1Coríntios 13,4-7).
Para João, o pecado por excelência é o "príncipe deste mundo" (João 3,19-21 João 8,44 João 16,11).
Do coração procede todo o pecado (Êxodo 20,17 Jó 31,4-37 Mateus 12,33-37 Mateus 15,19s).
Cristo veio por causa dos pecadores, não por causa dos justos (Lucas 12,1s; Lucas 5,32 Lucas 19,1-10 Mateus 9,1-13).
Pecado original (Gênese 3,1-24 Gênese 11,1-9 Romanos 5,12-21 1Coríntios 15,21s; Romanos 3,23).

PEDRO
Recebe um novo nome que significa a sua nova função (João 1,41s; Mateus 16,17s).
Ocupa o primeiro lugar como rocha da Igreja (Lucas 6,14 Lucas 8,45 Lucas 9,32s; Lucas 12,41 Mateus 16,13-20 João 21,15-17). É a primeira testemunha da ressurreição (Atos 1,15-20).
Pedro faz-se missionário (Atos 8,14-25 Atos 9,32-10,48 Gálatas 2,8).
Oséias milagres proclamam a sua ação messiânica (Atos 3,1-8 Atos 9,31-43).
Predição, pecado e arrependimento de Pedro (Mateus 26,30-35 João 13,36-38 João 18,15-27 Mateus 26,69-75 Lucas 22,54-61).

PEITORAL
Peça do ornamento do Sumo Sacerdote, vestida sobre o efod. Ver Êxodo 28,15-30 e nota.

PENITÊNCIA
É metanóia -conversão -mudança de vida (2Samuel 12,14-23 Isaías 1,16-19 Joel 2,12-19 Ezequiel 18,30s; Ezequiel 33,10s; Lucas 13,4s; Lucas 24,46s; Mateus 3,2 Mateus 3,8 Mateus 11,21s; Lucas 13,3 Apocalipse 2,5 Atos 3,19 Efésios 4,20-24 1João 1,8-10).
A penitência deve ser interior (Isaías 58,5-7 Jeremias 4,4 Jeremias 9,24s; Romanos 2,29 Colossenses 2,11 Gálatas 5,6 Gálatas 6,15), mas manifesta-se também em ritos exteriores (Levítico 4-5 Levítico 16,1-19 Números 29,7-11 Lucas 5,8 Lucas 18,9).
É uma virtude: Deuteronômio 4,9 Jó 42,6 Salmo 51,10 Eclesiástico 2,18 1Coríntios 11,31 Colossenses 3,9.
O Batismo – sacramento da penitência ou da conversão: Batismo de João (Mateus 3,6 Marcos 1,4s; Lucas 3,3-14). Batismo cristão (Atos 2,38 Atos 3,19 Atos 5,31 Atos 11,18 Atos 17,30 Atos 22,16 Atos 26,20).

PENSAMENTOS
Podem ser pecaminosos (Provérbios 6,18 Cântico dos Cânticos 1,3 Zacarias 8,17 Mateus 15,19 Hebreus 4,12). É preciso evitá-los (Salmo 1,2 Salmo 39,4 Salmo 85,9 Salmo 119,92 Salmo 119,97 Romanos 1,19s).

PENTATEUCO
O termo vem do grego e significa "cinco rolos", isto é, os cinco primeiros livros da Bíblia, chamados também "Lei de Moisés" (2Crônicas 23,18) ou "Lei" (Neemias 8,2). Oséias samaritanos reconhecem apenas o Pentateuco como canônico.

PENTECOSTES
Ver "Festa".

PERDÃO
O poder de perdoar é um poder messiânico, pertence ao "Messias-Juiz" (Isaías 33,24 Jeremias 31,34 Jeremias 33,8 Ezequiel 16,63 Ezequiel 36,25-33). Está ligado ao dom do Espírito (Ezequiel 36,27 Isaías 11,1-3 João 20,19-23). É um poder do Filho do homem (Mateus 9,3-7 Lucas 7,48s; cf. s).
O perdão de Deus está subordinado à fé do pecador arrependido (Mateus 9,1-8 Lucas 5,17-26 Lucas 7,48-50 Atos 10,42s; Atos 13,38 Atos 26,18). Esta fé pode ser também a de uma comunidade (Marcos 2,2-5).
O poder de perdoar dos ministros da Igreja (Mateus 9,8 Mateus 16,19 Mateus 18,28 João 20,19-23).
Oséias cristãos devem ser portadores do perdão de Deus (Mateus 5,23-26 Mateus 6,12-15 Mateus 18,21-25 Lucas 11,4 Lucas 17,3s; 2Coríntios 2,5-11). Devem perdoar até aos inimigos (Eclesiástico 28,1-7 Mateus 5,44s; Mateus 6,12 Mateus 18,21s. Mateus 35 Lucas 6,36 Lucas 17,3 Romanos 12,17-19 Efésios 4,32 1Tessalonicenses 5,15 1Pedro 3,9 1João 2,11).

PEREGRINAÇÃO
O Êxodo  é uma peregrinação para a Terra Prometida, para o país da liberdade. As peregrinações a Jerusalém situam-se neste movimento (Salmo 48 Salmo 84 Salmo 121-122 Deuteronômio 16,16s; Lucas 2,41). Também o regresso do Exílio é previsto como uma peregrinação processional (Isaías 35,6-10 Isaías 60 Jeremias 31,12-14 Neemias 12,31-40).
A entrada dos pagãos na Igreja é descrita como uma peregrinação-procissão (cf. Isaías 60 Mateus 2,1-12).
A procissão da Arca da Aliança (1Reis 8,1-4 Salmo 131 2Crônicas 5,2-5) renova-se com a subida de Cristo a Jerusalém (Lucas 2,22-51 Lucas 19,28-38).
Lucas apresenta o ministério de Cristo como uma subida a Jerusalém (Lucas 9,51-53 Lucas 13,22 Lucas 13,33 Lucas 17,11 Lucas 18,31).
E a missão dos apóstolos é descrita como uma peregrinação da Palavra, de Jerusalém a Roma (Atos 1,8 Atos 8,1 Atos 10,1-48 Atos 11,19-21 Atos 13,1-51 Atos 27,1s; Atos 28,30-31).
Também João constrói o seu Evangelho sobre as "subidas"de Cristo a Sião (João 2,13 João 5,1 João 7,1-10 João 10,22s; João 12,12). Mas, na sua última peregrinação Cristo deixa a cidade, caminhando para a Cruz (João 19,16s).
A meta da nossa peregrinação é a Jerusalém celeste, onde Cristo está ressuscitado (Apocalipse 7,1-11 1Pedro 2,11s; Hebreus 11,8-16). Por isso, Cristo e o cristianismo são "caminho" (João 14,4-6 Atos 9,2 Atos 19,9 Atos 19,23 Atos 22,4 Atos 24,22).

PERFEIÇÃO
No AT: Gênese 17,1 Levítico 11,44 Levítico 19,2 Levítico 20,7 Levítico 20,26 Números 15,40 Deuteronômio 7,6 Deuteronômio 18,13 Josué 24,14.
A perfeição dos escribas e fariseus estava no cumprimento da Lei (Salmo 119 Jó 1,1 Lucas 1,6 Lucas 18,9-14 João 5,44 Romanos 10,3s; Gálatas 3,10s).
A perfeição cristã está no amor que é Deus em Cristo (Mateus 5,48 Lucas 6,36 Colossenses 3,14 1Coríntios 11,1 Filipenses 2,5-8 1Tessalonicenses 4,1-4 1Pedro 2,21-25 1Pedro 3,18 1João 3,24).

PERGAMINHO
Pele de cabra, ovelha ou de outro animal, que é raspada e polida para servir de material de escrita. O método de preparar o pergaminho foi inventado e aperfeiçoado na Ásia Menor, graças a um boicote. O rei de Pérgamon (hoje Bérgama, na Turquia), Ecumênio II (197-159 a.C.), queria fazer da biblioteca real de 200.000 manuscritos a maior biblioteca do mundo. Diante destes esforços, o rei do Egito boicotou a exportação de papiro, para salvaguardar a primazia cultural de Alexandria. O novo material de escrita inventado em Pérgamon foi chamado "pergaminho". Em razão de sua durabilidade difundiu-se no mundo greco-romano. Oséias mais antigos códices da Bíblia são de pergaminho. Ver "Manuscrito".

PERSEGUIÇÃO
É a sorte dos profetas (1Reis 19,1-18 Jeremias 13-18 Isaías 28,9s; Lucas 11,49s; Mateus 22,6s; Mateus 23,34-39 Atos 7,51s).
Cristo é o Servo de Javé perseguido (Isaías 53 Salmo 69 Mateus 2,13-21 Marcos 3,6 Marcos 3,22 Lucas 4,28-30 João 11,47-54 João 16,1-4 Marcos 14,43-15,47; Atos 8,26-35).
A perseguição é um exercício expiatório da Igreja (Filipenses 3,10 Romanos 8,17 1Pedro 4,13); é a glória dos discípulos de Cristo (Mateus 5,10-12 Mateus 10,17-22 Romanos 8,35 1Coríntios 4,12 2Coríntios 4,9 2Coríntios 12,10 2Timóteo 3,12).

PERSEVERANÇA
A perseverança bíblica é a confiança em Deus e resistência ao mal (Salmo 25,2 Eclesiástico 22,18 Tg 5,10s).
O justo persevera, esperando a intervenção de Deus (Jó 6,8-13 João 15,31 Mateus 24,13 Marcos 13,13).
Perseverança nas boas obras (2Crônicas 15,7 Eclesiástico 2,16 Eclesiástico 5,11s; Ezequiel 33,18 1Coríntios 15,58 2Tessalonicenses 2,2 2Tessalonicenses 3,13 Tiago 1,8).
Perseverança na fé (Atos 14,21s; 1Coríntios 16,13 Efésios 4,14 1Timóteo 1,19 Hebreus 10,38).
Perseverança na vocação (Provérbios 27,8 Eclesiástico 11,23s; 1Coríntios 7,20 Hebreus 3,14 Hebreus 10,23).
Perseverança na graça especial (1Coríntios 1,8 Efésios 6,10 1Tessalonicenses 5,24).
Prêmio da perseverança (Mateus 10,22 Romanos 2,6s; 1Timóteo 3,16 Apocalipse 2,10 Apocalipse 3,21).

PLENITUDE
A vinda de Cristo constitui a plenitude dos tempos (Gálatas 4,4 Efésios 1,10).
Pela sua ressurreição, Cristo torna-se Cabeça da Igreja e do Universo (Colossenses 1,15-19 Colossenses 2,9-15 1Coríntios 15,20s; Efésios 5,25 Colossenses 2,9 João 1,14).
A Igreja é a plenitude de Cristo (Efésios 1,22s; 1Coríntios 12,6 1Coríntios 15,28 Colossenses 3,11).
Oséias carismas, a fé e a caridade tornam os cristãos participantes da plenitude de Cristo (Efésios 4,11-13 Efésios 1,17-19 Efésios 3,17-19 Efésios 4,10-13).
A caridade é a plenitude de todas as virtudes (Romanos 13,8-10 Efésios 1,10 Colossenses 3,14).

POBRE
"Pobre" na Bíblia traduz o termo grego ptochós que, por sua vez, é a tradução de vários termos hebraicos com conotações diferentes. Pobre pode significar alguém que é dependente, está a serviço, perdeu a propriedade fundiária por causa da injustiça e opressão; é também o fraco, sem peso social, o mendigo, o sem-teto, o indigente. O orante, nos salmos de lamentação individual, apresenta-se como "pobre e miserável", isto é, injustiçado por sua fidelidade a Deus e totalmente dependente de Deus, a quem implora auxílio.
Em Israel a propriedade tinha um fim eminentemente social. Por isso, a pobreza prolongada é vista como fruto da injustiça, uma desobediência a Deus que leva à falência da sociedade. O único proprietário da terra é Deus. Por isso o latifúndio de alguns, à custa da miséria de outros, é intolerável.
Para combater a pobreza e a ganância, criaram-se leis sociais humanitárias:
1. a libertação, no sétimo ano, dos israelitas que caíram em servidão por causa de dívidas (Êxodo 21,2);
2. no sétimo ano a terra não era cultivada pelos donos e as colheitas pertenciam aos pobres (Êxodo 23,10s);
3. proibia-se a opressão e exploração dos pobres (Êxodo 22,22-26);
4. condenava-se a manipulação da lei em prejuízo dos pobres (Êxodo 23,6-9).
O próprio Deus se apresenta como defensor dos pobres e oprimidos, ele que libertou Israel da opressão do Egito (Êxodo 22,21s; Êxodo 23,9).
Oséias profetas Amós (Amós 2,7 Amós 4,1 Amós 5,11 Amós 8,4), Isaías (Isaías 3,14s; Isaías 5,8s; Isaías 10,2) e Miquéias (Miquéias 2,2 Miquéias 3,2-4) denunciaram a opressão dos pobres e miseráveis, pecado que levou à ruína do reino de Judá (Ezequiel 22,29).
No Novo Testamento a mensagem de Jesus se dirige especialmente aos pobres (Mateus 11,5 Lucas 4,18). Chama-os de "bem-aventurados" (Mateus 5,3 Lucas 6,20), mas critica os ricos satisfeitos com sua riqueza (Lucas 6,24-26 cf. Tiago 2,2-7). Dos ricos exige desapego dos bens e o uso social dos mesmos (Marcos 10,17-27 cf. Lucas 19,8). No juízo final o cristão será julgado pela maneira como tratou os pobres e necessitados (Mateus 25,31-46 Tiago 2,13). Ver "Ano Jubilar".

POBREZA EVANGÉLICA
Natureza: Mateus 10,9 1Coríntios 7,29-31; Filipenses 3,8 1Timóteo 6,7s; vantagens: Eclesiastes 5,14 Eclesiástico 20,21 Mateus 19,21-24 Lucas 6,20 Lucas 14,33 Lucas 18,28-30 1Coríntios 9,25; exemplos: Lucas 5,11 Atos 2,44s; Atos 4,32-35 2Coríntios 6,10.

PÔNCIO PILATOS
Foi governador (procurador) romano da Judéia do ano 26 a 36 d.C.. Pelo fato de ter usado do dinheiro do templo para construir um aqueduto (adutora), e pela violência com que reprimiu os samaritanos, acabou sendo deposto. Nos Evangelhos é conhecido como juiz no processo de Jesus (Mateus 27 João 18-19 Atos 3,13 1Timóteo 6,13).

PORTA
As cidades mais importantes eram cercadas por muralhas. A saída e a entrada da cidade eram controladas por uma ou mais portas. A porta, além de significar segurança (Salmo 87,2), tornou-se também um lugar público onde se faziam negócios, decidiam-se questões judiciais (Rute 4). Em sentido simbólico, Jesus comparou-se à porta, pois somente por ele temos acesso às realidades celestes e recebemos os dons divinos (João 10,7).

POSTES SAGRADOS
Chamados também "estacas sagradas"ou "estacas da idolatria", são símbolos de Asera, deusa fenícia da vegetação, considerada como companheira do deus da fertilidade, Baal. Em geral o seu símbolo é uma árvore verde. Na falta desta, podia ser uma estaca ou poste de madeira.

POTESTADES
Ver "Dominações".

POVO DE DEUS
A expressão "povo de Deus" está ligada à terminologia da aliança (Romanos 9,24s; Oséias 1,9 Oséias 2,25 2Coríntios 6,16 Hebreus 4,9 Hebreus 8,10 Jeremias 31,33 1Pedro 2,10 Apocalipse 18,4 Apocalipse 21,3).

PREDESTINAÇÃO
É o plano e o conhecimento prévio que Deus tem de nossa salvação: Cântico dos Cânticos 15,7 Eclesiástico 33,10-14 Mateus 20,16 Romanos 8,28-30 Efésios 1,5 2Timóteo 2,20. É um mistério: Eclesiástico 3,22s; João 15,16 Romanos 9,14s. Romanos 9,18-21 Romanos 11,5s. O conhecimento prévio que Deus tem de nossa salvação não tolhe nossa responsabilidade e deve provocar uma atitude de temor e de confiança; Eclesiastes 9,1s; João 3,16s; Romanos 11,20 1Coríntios 4,4 Filipenses 2,12 1Timóteo 2,4 1Timóteo 4,10 2Pedro 1,10.

PREGAÇÃO
A pregação neotestamentária tem três objetos centrais:
O Evangelho ou o anúncio do Reino aos pobres (Lucas 4,16-22 Lucas 4,43s, Lucas 6,20-23 Marcos 1,1 Mateus 3,2 Mateus 4,23 Mateus 11,2-6 Atos 13,32s; Isaías 40,9-15 Isaías 61,2). É o anúncio do "mistério", do plano de Deus, realizado em Cristo e na Igreja e inclui também o que Jesus disse e fez (Atos 1,1s; 1Coríntios 1,17-25 1Coríntios 15,3-5 Colossenses 1,24-29 Colossenses 4,2-4 Efésios 3,1-7 Romanos 1,1-6).
O convite à conversão e à participação no banquete messiânico (Provérbios 9,2-5 Mateus 22,2-10 Mateus 25,6 João 2,2).
O "nome" de Jesus, isto é, a sua elevação à categoria de "Senhor" (Kyrios), título obtido pela sua morte e ressurreição (Romanos 1,4s; Atos 8,12 Atos 5,41s).

PREGUIÇA
Corporal: Provérbios 6,6-11 Provérbios 12,11 Ezequiel 16,49s; 1Timóteo 5,11-13; espiritual: Mateus 21,19 Mateus 25,24-30 Hebreus 12,1-3. Ver "Trabalho".

PRESBÍTERO
Ver "Anciãos", "Ministérios".

PRETÓRIO
Residência do pretor, magistrado ou governador romano com poderes militares, encarregado dos julgamentos (Mateus 27,27 Marcos 15,16).

PRIMÍCIAS
Primeiros frutos da terra oferecidos a Deus (cf. Levítico 23,10-17 Deuteronômio 26,2s). No sentido simbólico, o termo é aplicado a Israel (Jeremias 2,3), a Jesus ressuscitado (1Coríntios 15,20 1Coríntios 15,23), aos primeiros convertidos ao cristianismo (Romanos 16,5).

PRIMOGÊNITO
Tanto a primeira cria de um animal, como os primeiros frutos das árvores deviam ser oferecidos ao Senhor no santuário, em agradecimento pelo dom da vida. A mesma lei se aplicava ao primeiro filho do casal: ele era considerado propriedade do Senhor (Êxodo 13,2 Êxodo 22,29). Mas como sacrifícios humanos eram severamente proibidos, os pais, depois de oferecer o menino no templo, o resgatavam mediante uma oferta material. Esse costume devia lembrar aos israelitas a noite do êxodo, quando Deus fez morrer os primogênitos dos egípcios, ao passo que preservou os filhos dos israelitas (Êxodo 12,29). Também Jesus, aos quarenta dias de idade, foi levado ao templo por seus pais, oferecido ao Senhor e em seguida resgatado (Lucas 2,28s; cf. Êxodo 13,12s e nota).
Ao filho primogênito cabiam os direitos de primogenitura, como dupla herança (Deuteronômio 21,17), supremacia entre os irmãos e chefia da família (Gênese 27,29 Gênese 27,40 Gênese 49,8). Mas às vezes, como no caso de Jacó e de Judá (Gênese 27,30-37 Gênese 49,4-8), este direito não foi respeitado.
Jesus é chamado "primogênito de toda criatura" (Colossenses 1,15 Hebreus 1,6) em razão da supremacia que o Pai lhe concedeu entre os homens (Romanos 8,29).

PRINCIPADOS
Ver "Dominações".

PROCURADOR
Ver "Governador".

PROFETA
É alguém que fala aos outros em nome de Deus (Deuteronômio 18,18). É um porta-voz escolhido, enviado e inspirado por Deus para fazer em seu nome pronunciamentos (Jeremias 7,25 Jeremias 25,4 2Reis 17,13), chamados oráculos, e para fazer ver a vontade divina (Amós 3,7). Por causa do conhecimento dos segredos divinos é chamado também "visionário"ou "vidente" (1Samuel 9,11 Amós 7,12 Isaías 30,10). Mas o essencial de um profeta é falar em nome de Deus e não prever o futuro ou estar sujeito a transes proféticos (cf. NM 11,25s e nota).
Em Israel houvecomunidades ou confrarias proféticas, que viviam junto dos santuários (1Samuel 19,18-24 1Reis 18,4 1Reis 18,13 1Reis 18,22 1Reis 19,10 2Reis 2,3-5 2Reis 2,15-18 2Reis 4,1 2Reis 5,22 2Reis 6,1). Eram parecidas com as dos "profetas de Baal" (1Reis 18 2Reis 10,19-25).
Houve também profetas cortesãos (1Reis 22 Jeremias 28). Estes foram freqüentemente combatidos pelos verdadeiros profetas (Miquéias 3,5 So 3,4 Jeremias 5,31 Ezequiel 13,9s).
No Antigo Testamento Deus comunicou-se com os homens por meio de Moisés e dos profetas. Nos últimos tempos falou por meio de seu Filho Jesus Cristo (João 1,1-18 Hebreus 1,1s), o profeta como Moisés (Deuteronômio 18,15 João 1,21 João 6,14 João 7,40).
Fala-se de profetas também no Novo Testamento (Atos 2,17 Atos 11,27 Atos 13,1 Atos 15,32 Atos 21,9 1Coríntios 12 1Coríntios 14,26-32 Efésios 4,11 Romanos 12,6 Apocalipse 1,3 Apocalipse 2,7 1Tessalonicenses 5,19s; 1Timóteo 1,18 1Timóteo 4,14 1Pedro 1,10).

PROMESSA
O termo não ocorre no Antigo Testamento,mas o conceito está presente. Deus promete ao homem e cumpre a sua palavra (Isaías 40,8), que é eficaz (Isaías 55,9-11). Deus prometeu numerosa descendência, uma terra e a bênção a Abraão. A Davi prometeu uma dinastia estável (2Samuel 7,5-16 1Reis 2,4), promessa atualizada pelas promessas messiânicas e escatológicas (Isaías 2,2-5 Isaías 11,1-9). As promessas, fruto da bondade e misericórdia de Deus, são garantidas por sua fidelidade.
No Novo Testamento o aspecto profético da palavra de Deus e a história do povo eleito são chamados promessa, que teve sua realização em Cristo. A promessa realizada se torna o anúncio da boa-nova (Atos 13,32). A promessa caracteriza a gratuidade dos dons divinos em oposição às obras da Lei (Romanos 4,13-21 Gálatas 3,17-22). Em Cristo as promessas divinas se tornaram um "sim" (2Coríntios 1,20 Apocalipse 3,14).

PROPICIATÓRIO
Ver Êxodo 25,17s e nota.

PROSÉLITO
Pagão convertido ao judaísmo, que se agregou ao povo judeu pela circuncisão (Mateus 23,15 Atos 2,11). Alguns prosélitos converteram-se ao cristianismo (Atos 6,5 Atos 13,43).

PROSTITUIÇÃO
Relações sexuais com mulheres, por dinheiro, não eram desconhecidas em Israel (Gênese 38,15-23 Juízes 16,1). Mas era uma prática condenada pela Lei (Levítico 19,29) e por S. Paulo (1Coríntios 6,15s). Em Canaã era comum a prostituição de homens e mulheres, que se ofereciam em santuários, nos cultos de fertilidade em honra de alguma divindade; a prática era repelida pela Lei (Deuteronômio 23,18).
Dentro do simbolismo conjugal da aliança, os profetas caracterizam como "prostituição"a conduta infiel de Israel em relação a seu Deus (cf. Cântico dos Cânticos 14,12 Oséias 4,10).

PROVIDÊNCIA DIVINA
Em geral: Salmo 104,27s; Salmo 145,15s; Cântico dos Cânticos 6,7 Mateus 6,25-30 Atos 17,28 Colossenses 1,17 1Pedro 5,7.
Em particular: Salmo 23,1 Salmo 37,23 Salmo 147,8s; Eclesiástico 17,19 Isaías 43,1s; Lucas 12,6s. Lucas 12,22-32.
Tudo acontece por vontade ou permissão de Deus: Jó 5,6 Jó 5,17s; Jó 34,21 Provérbios 5,21 Provérbios 16,9 Provérbios 19,21 Lm 3,37 Amós 3,6 Mateus 10,29-31 Romanos 8,28 2Coríntios 4,17 Hebreus 12,11s; 2Pedro 3,9.

PRÓXIMO
Próximo para o israelita era o irmão, o conterrâneo, membro da mesma tribo e da mesma raça (Êxodo 20,17). A estes se devia amar em primeiro lugar (Levítico 19,18 e nota). Mas já no Antigo Testamento este amor é extensível também ao estrangeiro que mora junto com o israelita (Levítico 19,33s). Jesus amplia a noção de próximo, exigindo amor não só a estrangeiros mas até a inimigos (cf. Lucas 10,29 e nota). Ver "Amor".

PRUDÊNCIA
Realiza as obras planejadas com sabedoria (Provérbios 24,3 Cântico dos Cânticos 9,11).
Obtém-se com a oração (1Reis 3,9 Provérbios 2,6-9 Cântico dos Cânticos 8,21 Cântico dos Cânticos 9,9-11) e com a docilidade aos pais, mestres e anciãos (Provérbios 1,8s; Provérbios 6,20-22 Provérbios 7,1s; Provérbios 23,22-25 Cântico dos Cânticos 4,9 Eclesiástico 25,3-6 Eclesiástico 44,1-4).
Quem observa as palavras de Cristo é prudente (Mateus 7,24-27).
A máxima prudência é dar tudo para entrar no Reino (Mateus 13,44s; Mateus 19,21 Mateus 25,26s; Lucas 14,28-32).
O cristão prudente vigia, esperando o seu Senhor (Mateus 25,8-11 Mateus 26,41 Lucas 12,35-37 Marcos 13,35 1Pedro 4,7).
Também existe uma prudência falsa, mundana (Isaías 5,21 Isaías 7,12 Lucas 12,16-20 Lucas 16,8).

PSEUDOEPÍGRAFOS
Livros que têm título falso, isto é, falsamente atribuídos a certo autor. Com este termo as Igrejas protestantes englobam os livros do Antigo Testamento que na Igreja Católica são considerados apócrifos.

PUBLICANO
Cobrador de impostos a serviço do governo romano. O posto era leiloado e por isso muito cobiçado nos vários distritos e vilas. Para cumprir o compromisso assumido com o governo cobravam-se pesadas taxas; por isso, os publicanos eram odiados pelo povo em geral. Mateus exercia este ofício em Cafarnaum (Mateus 9,9) e Zaqueu em Jericó (Lucas 19,1-10). Jesus era acusado de ser amigo de cobradores de imposto e de pecadores (Mateus 9,10-13 Mateus 11,19).

PUREZA
Pureza cultual: é a aptidão exigida pela Lei para participar no culto. Não tem relação direta com a pureza em sentido moral (Levítico 11,11-15). Vários fenômenos tornavam o homem impuro (veja "Puro-impuro").
A verdadeira impureza é o adultério religioso, a idolatria (Oséias 2 Ezequiel 16 Ezequiel 23), própria de um coração incircunciso (Jeremias 9,24s; Romanos 2,25-29).
Pureza moral: Oséias profetas insistem na pureza interior, frente aos formalismos cultuais (Isaías 1,15-17 Isaías 29,13 Oséias 6,6 Amós 4,1-5 Amós 5,21-23 Salmo 18,21-25 Salmo 51,12). Ver "Circuncisão".

PURGATÓRIO
2Macabeus 12,43-46 Mateus 5,25s; Mateus 12,32 Lucas 12,48 1Coríntios 3,13-15 2Coríntios 5,10 Gálatas 6,8 Apocalipse 21,27.

PURIFICAÇÃO
Rito que visava recolocar na esfera da comunicação com a divindade indivíduos que contraíam alguma "impureza". Havia ritos para purificar quem tivesse tocado um cadáver (Números 5,2s; Números 6,9-12 Números 19) ou contraído uma doença de pele (Levítico 14-15) e para a mulher que deu à luz (Levítico 12,8 Lucas 2,21-24). Ver "Puro-impuro".

PURIM
Palavra de origem persa, que significa "sortes". É a festa que comemora a libertação dos judeus ameaçados de extermínio.

PURO-IMPURO
Puro e impuro são noções encontradas quase em todas as religiões antigas e povos primitivos. Não se trata de pureza física, moral ou de castidade. Impuro é o que está carregado de forças perigosas ou pode desencadeá-las, e por isso deve ser evitado. A impureza não significa, pois, culpabilidade ou pecado; por exemplo, a mulher após o parto ou durante a menstruação é considerada impura; tocar um morto, estar atacado por certas doenças ("lepra") torna a pessoa impura.
Certos animais ou alimentos de origem agrícola são considerados impuros e por isso rejeitados pela cultura nômade da qual provinham os israelitas. Assim os animais elencados em Levítico 11,29s são considerados impuros pois tinham um papel no culto cananeu; o porco era impuro porque era usado no culto de Adônis-Tamuz. Tais proibições visavam evitar misturas e manter a integridade. Por isso também animais ou coisas híbridas deviam ser evitados (Levítico 18,23 Levítico 19,19). O motivo original de tais práticas podia ser um simples tabu. Mas, no contexto atual, Israel deve evitar certos alimentos e atos que o tornam impuro, porque impedem de participar no culto divino (Levítico 11,1-47).
Jesus criticou este conceito de pureza ritualística e meramente exterior (Mateus 23,25s), mostrando que o que torna impuro o homem não são as coisas que vêm de fora, mas o que procede do coração: os maus pensamentos que levam ao pecado (Marcos 7,15-23). Ver Levítico 12,1-8 Levítico 14,33-53 Levítico 15,1-33.

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