O leitor Julio Cesar, de São Paulo/SP, pergunta:

Mensagem
========

Boa tarde Irmãos. Pax!
Eu gostaria de trazer a voçês uma sugestão:
Os senhores poderiam lançar no site, diariamente ou semanalmente uma introdução ao latim, ( um curso básico). Eu que gosto muito da Cançaõ Nova, também gosto da espiritualidade monástica. Canto Gregoriano.
Um abraço em Cristo!

Prezado Julio Cesar,

Para aprender a língua latina, são necessários materiais didádicos dos quais não dispomos (ou melhor, que tenham autorização para publicação online no Veritatis Splendor). Por isso, podemos apenas recomendar alguns cursos de latim básico presentes em outros sites da Internet, com o copyright dos devidos autores:

http://www.geronetservices.com/apostilas/latim.htm (apostila paga)

http://www.fflch.usp.br/cl/tela.html (excelente curso pago/de extensão da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP)

http://www.geocities.com/a_c_machado/ (curso gratuito on-line do Prof. Antônio Carlos, de Fortaleza)

http://www.abcdalingualatina.pro.br/ (curso pago do Prof. Manoel Alves de Mello)

http://btco.targetbr.net/lattut/1.html (introdução gratuita e bem-humorada à alguns aspectos da gramática)

Existem também alguns livros sacramentados como clássicos para o aprendizado do latim (mas que raramente são encontrados em livrarias modernas), como a “Gramática Latina” do Prof. Napoleão Mendes de Almeida, ou o “Questões de Gramática Latina”, do Prof. Raul Machado, e o “Curso Básico de Latim” do saudoso escritor e professor Paulo Rónai. No Submarino você acha uma seção só disso, com livros didáticos para o aprendizado da língua.

Não obstante, qualquer Mosteiro de São Bento possui cursos de latim, grego, e também de canto gregoriano (assim você pode matar dois coelhos com uma cajadada só), abertos à comunidade (alguns cobrados, outros gratuitos).

Vale!

Facebook Comments

Livros recomendados

O que mais importa aprenderBernardo de Claraval – Testemunha do seu tempo perante DeusA Hora das Hidrovias