Olá! Gostaria de saber se vocês podem me informar onde posso encontrar o conteúdo de todos os livros apócrifos da Igreja Católica. Obrigado! (Luís Fernando)
Prezado Luís Fernando,
Pax Domini!
Antes de mais nada, uma pequena correção: a Igreja Católica não possui “livros apócrifos”. O que existe são obras primitivas que a Igreja Católica, guiada e protegida pelo Espírito Santo, considerou “apócrifas”, isto é, não dignas de figurarem na cânon dos livros sagrados que constitui a Bíblia Cristã.
Quanto a esses livros apócrifos, podem ser classificados em duas grandes espécies:
1. “Apócrifos Cristãos” (caracterizados pela piedade cristã); e
2. Apócrifos Gnósticos (caracterizados por erros doutrinários e uma pseudo-gnose que, em tese, teria sido comunicada apenas a alguns “iluminados”).
Tais livros não têm qualquer valor doutrinário para a Igreja Católica, guardando apenas um limitado valor histórico, esclarecendo certos aspectos e circunstâncias do desenvolvimento dos dogmas cristãos; ademais, os apócrifos cristãos (não os gnósticos) guardam certos elementos e informações legítimos, que são confirmadas pela Sagrada Tradição (como os nomes dos pais da Virgem Maria; os nomes dos três reis magos; a presença do boi e do jumento no presépio etc.).
Os “apócrifos cristãos” vêm sendo publicado aos poucos em nosso subsite Central de Obras do Cristianismo Primitivo-COCP (http://cocp.veritatis.com.br), mas podem também ser encontrados em alguns livros da Ed. Paulus e Ed. Vozes.
Maiores informações sobre os livros apócrifos você encontra nos seguintes artigos do Veritatis Splendor:
- https://www.veritatis.com.br/article/2154 – Apócrifos: um Cristianismo escondido?
- https://www.veritatis.com.br/article/4444 – Por que os apócrifos não podem ser considerados inspirados por Deus?
- https://www.veritatis.com.br/article/4445 – Qual a importância dos apócrifos?
- https://www.veritatis.com.br/article/4446 – Quais são os livros apócrifos?
- Fonte: Veritatis Splendor