Primeiro, obrigado Dr. Rafael pela resposta sobre a comunhão (hostia sagrada) que me esclareceu o verdadeiro valor desse ato. Pena que de agora em diante tenho que convencer meu marido a me casar na igreja. Bem, mais vim pedir ajuda novamente. O que realmente significa a crisma?

Caríssima sra. Veruska,

Sobre o casamento, a senhora, se tem sérios motivos para considerar difícil casar-se na Igreja, pode pedir ao seu Bispo que faça a sanatio in radice, que consiste, segundo o Direito Canônico, em dispensar da forma canônica (o casamento religioso segundo as regras católicas), com efeitos retroativos. O que isso significa? Que o ato pelo qual os cônjuges deram-se em consentimento um ao outro (casamento civil, “juntar-se”, casamento em outra religião ou igreja que não a católica, em qualquer desses casos sem a dispensa, na época, da forma canônica), passa a valer como casamento religioso.

Para mais detalhes sobre o Matrimônio, leia, por favor: https://www.veritatis.com.br/article/3188

A Crisma, por sua vez, é um sacramento chamada “da iniciação cristã”, que nos inicia, com o Batismo e a Eucaristia, na Igreja de Cristo. Na Igreja Ocidental, é conferido pelo Bispo, na “idade da discrição”, quando o fiel já pode assumir um compromisso de ser milites Christi, um soldado de Cristo. Nos ritos orientais da Igreja Católica, ele é ministrado pelo sacerdote, e não pelo Bispo, juntamente com o Batismo e a Eucaristia, já aos bebês.

O sentido da Crisma é confirmar a fé e tornar-nos, pela força do Espírito Santo, testemunhas do que recebemos: a graça, a filiação divina, a pertença à Igreja de Cristo.

A senhora pode ler mais nos seguintes links:

* Artigo do Côn. Vidigal:
https://www.veritatis.com.br/article/602

* Trechos do Catecismo da Igreja Católica:
http://www.catecismo.catequista.net/conteudo/a-z/c/crisma.html

* Trechos do Compêndio do Catecismo:
http://www.vatican.va/archive/compendium_ccc/documents/archive_2005_compendium-ccc_po.html#OS%20SACRAMENTOS%20DA%20INICIA%C7%C3O%20CRIST%C3

Espero que isso responda às suas dúvidas.

Em Cristo,

Facebook Comments

Livros recomendados

O Homem EternoO que mais importa aprenderA Mentalidade Anticapitalista – 2ª Edição