Respostas Católicas

Na eucaristia, jesus está presente substancialmente ou sobrenaturalmente?

– A resposta que vocês deram à questão do canibalismo e a Eucaristia, na edição de dezembro de 1990 da Revista "This Rock", deixou-me perturbado. Em João 6, a promessa de Cristo em dar a sua Carne para comer e o seu Sangue para beber soa literal. Cristo está presente substancialmente ao invés do "sobrenaturalmente" que vocês escreveram. Se nós comemos apenas os acidentes (aparências), como poderíamos comer a Cristo, que disse que exceto se comêssemos da sua Carne e bebêssemos do seu Sangue não teríamos a vida? (Anônimo)

Sua questão desnecessariamente planta um conflito entre uma presença sobrenatural e outra substancial. Jesus tanto está substancialmente presente (o pão e o vinho realmente tornam-se o seu Corpo e Sangue) quanto sobrenaturalmente presente (a transubstanciação ocorre pela ação sobrenatural de Deus; os acidentes do pão e do vinho permanecem sem as substâncias do pão e do vinho).

Ao consumir os elementos eucarísticos, os mecanismos físicos do comer ferem apenas os acidentes do pão e do vinho. O processo de consumo da Hóstia não envolve rasgar e triturar o Corpo de Cristo, apesar da sua presença substancial. É por isso que a acusação de canibalismo não procede.

Podemos ainda dizer que o Corpo e o Sangue de Cristo são consumidos sacramentalmente na Sagrada Comunhão porque o que é comido é literalmente o seu Corpo e o seu Sangue, ainda que a ação física de comer afete apenas os acidentes do pão e do vinho.


Livros recomendados

Credo do Povo de DeusA Ave-MariaEscola da Fé II: A Sagrada Escritura





Veja também  Jesus usou vinho ou suco de uva?

About the author

Veritatis Splendor