Respostas Católicas

O inferno fica neste mundo?

– Eu acredito que o inferno fica neste mundo e que nós o criamos pela vida que levamos. Isso já é castigo o suficiente (Anônimo).

É sempre perigoso dizer com precisão como será a próxima vida porque ela se situa fora de toda a nossa (atual) experiência. Ademais, se os grandes escritores sobre a questão da pós-vida servem como guias, existe uma verdade na sua declaração: que nós criamos o nosso próprio inferno pela vida que levamos.

Talvez você faça referência à observação de C.S.Lewis, sobre a porta do inferno ser trancada pelo lado de dentro. Isto é um jeito de dizer que nós criamos o nosso próprio inferno. O inferno é a punição para o pecado e o pecado, para ser realmente pecado, deve ser livremente escolhido. Se nós acabamos indo para o inferno, não iremos contrariados, chorando e gritando que "deve ter havido um grande engano!" nesse julgamento.

Você está correto ao dizer que o inferno começa neste mundo. Na vida que há de vir nossa existência terrena será vista desde o início da nossa jornada até o nosso destino final. No entanto, embora seja verdade que o inferno (e também o céu) começam nesta vida, não é correto dizer que o inferno será apenas nesta vida.

É desagradável pensar no inferno como uma realidade pós-túmulo, mas isso não significa que ele não existe. Se as escolhas que fazemos podem criar um inferno neste mundo, então por que não no próximo? Se podemos dizer "Sim" a Deus e passar a eternidade com Ele, por que não poderíamos dizer "Não" e passar a eternidade sem Ele?


Livros recomendados

A Ave-MariaA Oração do Senhor – Caminho de Perfeição (Quadrante)As Cartas de São Paulo aos Coríntios – Cadernos de Estudo Bíblico





Veja também  Leitor pergunta sobre a vida eterna, dado que só deus é eterno

About the author

Veritatis Splendor