Catecismo:
#1671 Entre os sacramentais figuram em primeiro lugar as bênçãos (de pessoas, da mesa, de objetos, de lugares). Toda bênção é louvor a Deus e oração para obter seus dons. Em Cristo, os cristãos são bênçãos por Deus Pai “com toda classe de bênçãos espirituais” (Ef. 1:3). Por isso a Igreja dá a benção invocando o nome de Jesus e fazendo habitualmente o sinal da santa da cruz de Cristo.
#1672 Certas bênçãos tem um alcance permanente: seu efeito é consagrar pessoas a Deus e reservar para o uso litúrgico objetos e lugares. Entre as que estão destinadas a pessoas -que não se confunda com a ordenação sacramental- figuram a bênção do abade ou da abadessa de um monastério, a consagração das virgens, o rito da profissão religiosa e as bênçãos para certos ministérios da Igreja (leitores, acólitos, catequistas, etc.). Como exemplo das que se referem a objetos, se pode assinalar a dedicação ou bênção de uma igreja ou de um altar, a benção dos santos óleos, dos vasos e ornamentos sagrados, das campanas, etc.
#1673 Quando a Igreja pede publicamente e com autoridade, em nome de Jesus Cristo, que uma pessoa ou um objeto seja protegido contra às investidas do maligno e subtraída a seu dominio, se fala de exorcismo. Jesus o praticou (Cf. Mc 1:25s), de Ele tem a Igreja o poder e o oficio de exorcizar. (Cf. Mc 3:15; 6:7.13; 16:17). De forma simples, o exorcismo tem lugar na celebração do Batismo. O exorcismo solene só pode ser praticado por um sacerdote e com a permissão do bispo. Nestes casos é preciso proceder com prudência, observando estritamente as regras estabelecidas pela Igreja. O exorcismo intenta expulsar os demônios ou liberar do dominio demoníaco graças à autoridade espiritual que Jesus há confiado à sua Igreja.
Muito distinto é o caso das enfermidades, sobretudo psíquicas, cujo cuidado pertence à ciência médica. Portanto, é importante assegurar-se, antes de celebrar o exorcismo, de que se trata de una presença do Maligno e não de uma enfermidade. (Cf. CIC can. 1172).
Entre os sacramentais há uma grande variedade de orações.
Os sacramentais aparecem no catecismo sob “Outras Celebrações Litúrgicas”: incluem funerais, exorcismos, bençãos de pessoas, consagração e bênção de objetos. Também a religiosidade popular: “veneração de reliquias, visita a santuários, peregrinações, processões, e a vía crucis, as danças religiosas, o rosário, as medalhas, etc.” (Catecismo 1674) Outros sacramentais são o sinal da cruz, e o escapulário e as velas.