Respostas Católicas

Deus tem um corpo, certo?

– Um amigo pentecostal disse que Deus tem um corpo como o nosso. Isto em razão da Bíblia afirmar que os seres humanos foram feitos à sua imagem e também porque fala do “braço do Senhor”. (Anônimo)

Deus é espírito e, como tal, não possui corpo (Lucas 24,29: “Um espírito não possui carne e ossos”). Quando a Bíblia diz que fomos feitos à sua imagem, isto não significa que somos parecidos fisicamente com Ele. Significa que, assim como Deus, possuímos um aspecto espiritual em nosso ser. Assim como Deus, nós também verdadeiramente conhecemos, manifestamos vontade e amamos.

Parte do problema aqui é que muitas pessoas que deveriam conhecer melhor [a Bíblia] caem em uma visão antropomórfica de Deus. Elas O enxergam como um homem idoso, com barba longa, sentado em um trono no céu.

Apesar de úteis, tais idéias não devem ser consideradas literalmente; elas podem ser perigosas quando sua natureza antropomórfica não é compreendida. A divindade de um Homem Idoso no Céu é facilmente contraditada e ridicularizada. Após os primeiros cosmonautas soviéticos retornarem à Terra, eles passaram a crer que o Ateísmo estava correto só porque não viram Deus no espaço exterior.

Mas foi bom eles não O terem visto ali, pois isto desacreditaria o Cristianismo. Com efeito: os cristãos crêem que Deus transcede os limites da matéria; Ele não é confinado por um corpo em um lugar específico (e Ele não está restrito a viver em outro planeta como alguns escritores de ficção científica imaginaram).

Deveríamos recordar que o nosso conhecimento de Deus é metafórico e analógico, não literal. Quando nós afirmamos alguma coisa acerca de Deus, estamos dizendo que Ele simultaneamente “é como” E “não é como” aquilo que estamos afirmando. Por exemplo: podemos dizer que Deus vive, mas isto não quer dizer que ele vive da mesma forma que as criaturas humanas vivem: por nutrição e excreção, crescimento e desenvolvimento.

Veja também  Notas sobre os mórmons e a bíblia

Diversos problemas são criados se considerarmos literalmente a linguagem bíblica sobre Deus. A Bíblia fala de “braço do Senhor”, mas isto não prova que Deus tenha um corpo. Se tivesse, também deveríamos supor que o Senhor é uma Grande Ave, pois a Bíblia também fala da proteção sob a sombra das asas de Deus (Salmo 17,8).

Na Escritura, o braço é usado poeticamente para expressar poder ou força. A frase “braço do Senhor”, portanto, é uma forma de expressar a força e o poder de Deus; não é um aspecto anatômico do Ser Supremo.