Respostas Católicas

Quem ou o que é o “anticristo”?

– Quem ou o que é o “Anticristo”? (Anônimo)

O termo “anticristo” é mencionado apenas algumas vezes na Bíblia e é usado nas formas singular e plural, implicando que tanto pode ser um Anticristo em particular quanto vários anticristos. Por causa de seus crimes hediondos, homens como Nero, Hitler e Stálin têm sido chamados de anticristos.

Em 1João 2,18, o termo implica um homem em particular que, antes da Segunda Vinda [de Cristo], perseguirá a Igreja com uma ferocidade jamais vista. 1João 2,22 nos diz que qualquer um que se oponha ao Pai é um anticristo. 1João 4,3 diz: “E todo espírito que se recusa a professar que Jesus não é de Deus, é do Anticristo. Ouvistes dizer que o Anticristo virá; pois bem, ele já está no mundo”.

O Bispo Policarpo de Esmirna (+~156 d.C.) diz em sua Carta aos Filipenses: “Todo aquele que não confessa que Jesus veio na carne é um anticristo”.

A referência de Paulo ao “homem do pecado, filho da Perdição” [2Tessalonicenses 2,3] parece ser uma outra referência ao Anticristo. Ele o descreve como um homem que receberá de Satanás o seu poder, virá no fim dos tempos, perseguirá ferozmente a Igreja, autoproclamar-se-á deus e, através de sinais e maravilhas que realizará, será adorado por muitos nessa época.

Finalmente, quando chegar o tempo, o Anticristo será destruído por Jesus Cristo, quando este retornar em glória (2Tessalonicenses 2,1-12).

Mas como a Igreja não possui nenhuma definição formal sobre a questão, os católicos são livres para acreditar que o Anticristo foi ou será um indivíduo, um grupo de pessoas ou uma era particularmente terrível.

 

Veja também  A CRUZ INVERTIDA, O PAPA E O ANTICRISTO