COLEÇÃO “DE MÃOS DADAS”: ENSINO RELIGIOSO
Ensino Fundamental II (6º ao 9º Ano)
Avelino Antonio Correa / Amélia Schneiders
10ª Edição, 2007, colorido
Editora Scipione

“Um bom exemplo para o Ensino Fundamental II (6º a 9º anos) que podemos citar é a Coleção ‘De Mãos Dadas’, de autoria de Avelino A. Correia e Amélia Schneiders, publicada pela Editora Scipione. Tal obra, sem entrar nos detalhes da doutrina católica, oferece uma visão global, mas ao mesmo tempo não superficial, sobre Jesus Cristo e os valores genuinamente cristãos, não deixando de notar quando tais valores são vividos também por outras religiões. No final de cada volume existe ainda uma seção denominada “Cultura Bíblica” que proporciona aos alunos uma maior compreensão e intimidade com a Bíblia Sagrada e, no Suplemento do Professor, a assessoria pedagógica oferece importantes subsídios e orientações, de modo que o professor terá condições de manter a identidade católica (p.ex.: apontando as diferenças entre a Bíblia católica e a Bíblia protestante), além de demonstrar para os seus alunos que o fundamento e o fim são, de fato, Jesus Cristo, respeitando e fazendo notar as ‘sementes de verdade e bondade’ que existem fora do Cristianismo” (NABETO, Carlos Martins. Apostolado Veritatis Splendor: JESUS CRISTO É O FUNDAMENTO E O FIM DA EDUCAÇÃO CATÓLICA. Disponível em https://www.veritatis.com.br/article/5529 ).

Há algumas semanas, tivemos o prazer de receber de Editora Scipione (http://www.scipione.com.br ) a “Coleção ‘De Mãos Dadas’: Ensino Religioso”, edição reformulada, de autoria de Avelino A. Correa e Amélia Schneiders. Os autores, com conhecimento de teologia, filosofia e didática de ensino conseguiram preparar um material que certamente há de chamar a atenção de alunos e professores de ensino religioso, através de textos e ilustrações agradáveis e muito bem dispostas nas páginas, além de atividades diversificadas e originais que propiciam uma compreensão mais profunda dos temas discutidos.

Cada livro encontra-se dividido em 5 Unidades (exceto o último, que possui 4 Unidades), cada qual subdividida em 4 Capítulos, em média, que tratam de um mesmo tema. Os textos de cada capítulo abordam questões de orientação claramente cristã, quer da vida e dos atos de Jesus Cristo, quer dos valores comuns do dia a dia, tudo ricamente ilustrado. No fim de cada capítulo, exercícios promovem a recordação dos tópicos mais importantes, reflexões e trabalhos em dupla ou em equipe. Além disto, seções especiais permitem que o aluno conheça mais sobre Jesus e o Cristianismo, reproduzindo textos bíblicos sem tendenciosidade, e tomando contato com poesias, citações religiosas e pequenas estórias de edificação espiritual.

Destaque especial para a “unidade adicional” ao fim de cada livro: um “plus” denominado “Cultura Bíblica”, cuja finalidade visa proporcionar ao aluno uma maior intimidade com certas peculiaridades da Bíblia: como fazer referência a citações bíblicas, as características de certos livros como o Apocalipse e o Cântico dos Cânticos, o simbolismo dos números etc.

O “livro do professor” vem ainda com um suplemento produzido pela Assessoria Pedagógica da Editora Scipione, abordando cada Unidade e seus respectivos Capítulos, apontando os seus objetivos, verificando a experiência dos alunos em cada tema e oferecendo “pistas” para o desenvolvimento do conteúdo; dependendo do assunto, suscitam-se temas transversais ou questões de interdisciplinaridade. Ao fim, são recomendados livros para a leitura do professor e também para os seus alunos. Desta forma, a autonomia e a experiência pessoal do professor são mantidas íntegras, ao mesmo tempo que se chama a atenção para certos fatos como, por exemplo, a diferença entre a quantidade de livros da Bíblia protestante em relação à Bíblia católica. A identidade católica do ensino religioso, portanto, pode ser naturalmente preservada e até mesmo, quando possível, destacada e aprimorada.

No tocante à linguagem dos textos, verifica-se que os autores foram claros e diretos, não descendo a detalhes de ordem teológica. Tal atitude vem certamente favorecer o ecumenismo, sem no entanto deixar de informar quanto aos conceitos mais clássicos do Cristianismo. Quanto à origem do universo, os autores assumem a posição comum da ciência, que atribui para ele bilhões de anos; seguem a ciência ainda quando abordam o surgimento “recente” do homem e a posição da evolução das espécies. Tais “temas espinhosos”, contudo, sempre intrigaram a humanidade como um todo e poderão exigir do professor católico um maior aprofundamento, uma vez que opiniões extremistas em sala de aula, para um lado ou para outro, tendem mais ao desgaste e ao acirramento dos ânimos do que à concórdia.

Quanto aos textos de terceiros selecionados pelos autores para oferecer um maior apoio para os temas estudados, constata-se que os autores foram, de maneira geral, felizes, retirando-os de fontes diversas, religiosas ou profanas, mas sempre oferecendo uma unidade ao bom conteúdo da obra. Quanto às citações proferidas por personalidades católicas, umas poucas são oriundas de “representantes” da Teologia da Libertação, mas normalmente não implicam na associação dessa “linha de raciocínio” como costuma a ocorrer em diversos outras obras de ensino religioso. Com efeito, até mesmo quando se abordam “temas caros” à Teologia da Libertação – tais como, por exemplo, o Reino de Deus [na terra] e o trabalho – é perfeitamente possível ao professor católico, com base nos textos fornecidos, compreendê-los e explicá-los conforme a reta interpretação da Igreja e sua Doutrina Social oficial.

Em resumo, a Coleção “De Mãos Dadas” (Ensino Fundamental II) constitui certamente uma ótima opção de livros didáticos de ensino religioso para as escolas católicas e em um ótimo aliado para os professores dessa disciplina. Estes, evidentemente, se souberem aproveitar os temas propostos poderão construir em seus alunos, com base em seus conhecimentos pessoais da fé católica, um edifício ainda mais sólido e robusto, atendendo aos legítimos apelos da Igreja pelo restabelecimento da identidade católica de seus colégios.

CONTEÚDO

– 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL (ANTIGA 5ª SÉRIE)

10ª edição, 176 páginas

Unidade 1: Aprender para Crescer
1. Os outros e eu
2. Ensina-me a viver!
3. Pequenas ações, grandes resultados
4. A energia da esperança

Unidade 2: Ser Mais
5. Bondade
6. Amizade
7. Sabedoria
8. Religiosidade

Unidade 3: De Mãos Dadas com a Natureza
9. Os encantos da natureza
10. Odores e sabores
11. Bela mas doente
12 Da natureza ao Criador

Unidade 4: As Sementes do Reino
13. Um príncipe diferente
14. O Reino de Deus
15. A parábola do semeador
16. Ressurreição: a vitória do Rei

Unidade 5: Exemplos de Amor
17. A coragem dos que amam
18. Santa Paulina, orai pelo Brasil!
19. Irmã Dulce: uma vida dedicada aos excluídos
20. As moedas da viúva

Cultura Bíblica
1. A Bíblia
2. O Novo Testamento
3. Citações Bíblicas

– 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL (ANTIGA 6ª SÉRIE)

9ª edição, 192 páginas

Unidade 1: Quem somos?
1. Somos gente
2. Somos inteligentes
3. Somos livres
4. Somos responsáveis
5. Somos capazes de amar

Unidade 2: Como sentimos?
6. A importância das emoções
7. Como lidar com as emoções
8. A ira
9. A ira na Bíblia

Unidade 3: Quanto valemos?
10. Os valores
11. Os tipos de valor
12. A ordem dos valores
13. A consciência moral

Unidade 4: A moral do Reino de Deus
14. Jesus e a moral
15. A justiça do Reino
16. A quem servimos?
17. Um reino sem preconceitos

Unidade 5: Por que amar?
18. Por que amar a Deus em primeiro lugar?
19. Pode-se amar a si mesmo?
20. Amar o próximo

Cultura Bíblica
1. Como ler a Bíblia
2. O significado dos números na Bíblia

– 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL (ANTIGA 7ª SÉRIE)

8ª edição, 200 páginas

Unidade 1: Conhecer para Crescer
1. Conhece-te a ti mesmo
2. Criança, eu?
3. Olhe, ouça e pense
4. Só se ama o que se conhece

Unidade 2: Os Desafios da Vida
5. Prudentes como as serpentes
6. Temperando o viver
7. Justiça seja feita
8. Cidadania: a força da união

Unidade 3: Paz: Fruto da Árvore Boa
9. A árvore da paz
10. Violência: inimiga da felicidade
11. A força da não-violência ativa
12. Gandhi: o herói da não-violência

Unidade 4: Crer para Ser Mais
13. Somos incompletos
14. A fé que completa
15. Ver para crer?
16. A coragem dos que crêem

Unidade 5: Oração: conversa com o Pai
17. Para que rezar?
18. A boa oração
19. Oração e compromisso
20. Oração e milagre

Cultura Bíblica
1. Citação de livros bíblicos
2. O Espírito Santo
3. Compaixão
4. Os Nomes Bíblicos

– 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL (ANTIGA 8ª SÉRIE)

7ª edição, 184 páginas

Unidade 1: Sabedoria da Vida
1. Pensar para saber mais
2. Provérbios: a sabedoria do povo
3. A sabedoria dos livros sagrados
4. Política: arma da sabedoria

Unidade 2: A Verdade
5. Viver a verdade
6. O sentido da vida
7. Amar de verdade
8. Deus-Verdade

Unidade 3: A Águia e a Galinha
9. Águia e galinhas
10. Domingo: um dia especial
11. De corpo e alma
12. O corpo de Cristo

Unidade 4: Trabalho: Frustração e Realização
13. A história do trabalho
14. Trabalho alienado
15. Trabalho e realização
16. Paraíso Terrestre: o mundo a ser construído

Cultura Bíblica
1. Bíblia: livro inspirado por Deus
2. O livro dos Provérbios
3. Cântico dos Cânticos
4. Apocalipse

CONTATOS: Editora Scipione (http://www.scipione.com.br )

Facebook Comments

Livros recomendados

O Fundador do Opus Dei – 3 Vols.Não Trago Ouro Nem PrataEspiritismo e fé