Respostas Católicas

Jesus morreu em uma cruz ou em uma estaca?

– Uma Testemunha de Jeová me disse que Cristo não foi pregado em uma cruz, mas em uma estaca [vertical]. Ela disse que a cruz tem origem pagã. (Anônimo)

Como instrumento de tortura e execução, a cruz teve origem no paganismo; mas não é isso o que a sua amiga Testemunha de Jeová quer que você entenda. O que ela quis dizer, na verdade, foi que o seu uso dentro dos círculos cristãos derivou-se da corrupção pagã da Igreja primitiva.

Conforme o "Dictionary of the Bible" (=Dicionário da Bíblia), do frei John McKenzie, muito empregado pelos Testemunhas de Jeová para corroborar algumas de suas crenças, "a cruz na qual Jesus foi crucificado era a 'crux commissa' em forma de 'T' ou a 'crux immissa', também chamada 'crux capitata', em forma de '+'. Esta última forma é sugerida pelo fato de o título ter sido fixado sobre a sua cabeça (Mateus 27,37). Uma vez que a execução de Jesus foi efetuada por soldados romanos, é bem provável que o costume romano de execução tenha sido o adotado".
 
Sua amiga não acredita naquilo que um escritor católico escreve. Contudo, a própria "Tradução do Novo Mundo das Escrituras" [TNM] sugere que Cristo tenha morrido em uma cruz. Em João 20,25, Tomé, questionando a ressurreição de Jesus, declara: "A menos que eu veja nas suas mãos o sinal dos pregos e ponha o meu dedo no sinal dos pregos, e ponha a minha mão no seu lado, certamente não acreditarei" [TNM].

Observe que Tomé faz referência ao sinal "dos pregos" (no plural) nas mãos de Cristo (o que aponta para uma crucificação [=com os braços abertos]) e não ao sinal "do prego" (no singular), o que seria esperado se o Senhor tivesse sido pregado a uma estaca vertical [=com os dois braços unidos sobre a cabeça].


Livros recomendados

Sete Mentiras Sobre a Igreja CatólicaAs Cartas de São Paulo aos Gálatas e aos Efésios – Cadernos de estudo bíblicoA Nova Era: Jesus Cristo, Portador da Água Viva





Veja também  Respostas aos protestantes sobre as procissões

About the author

Veritatis Splendor