Apologética Artigos (por Jaime Francisco de Moura) Protestantismo Religião

Jesus teve Irmãos?

Written by Jaime Francisco

Por Jaime Francisco de Moura

Jesus teve irmãos?

Para os protestantes sim! Eles se baseiam nestas palavras de Marcos: “por acaso, não é ele o carpinteiro, filho de Maria, irmão de Tiago, José, Judas e Simão?” (Marcos 6,3) (Lucas 8,19).

Esta interpretação é extremamente falsa, pois três desses supostos “Irmãos de Jesus”, têm seus pais nomeados na Bíblia. Vejamos: o 1º é Tiago. É ele, segundo (Gálatas 1,19), Tiago Apóstolo, o Menor (Marcos 15,40), cujo pai é Alfeu (Mateus 10,3); o 2º, José, é irmão carnal de Tiago, pois ambos são filhos de uma das três Marias que estiveram ao pé da Cruz (Mateus 27,56), e cujo irmão pai é também Alfeu; o 3º é Judas, o Tadeu, que também é irmão de Tiago (Judas 1,1). Seu pai é também Alfeu. São Lucas o chama “Judas de Tiago” ou seu irmão (Lucas 6,16).

O último da lista é Simão, cujos pais não têm os nomes expressos na Bíblia. Mas o historiador Hegezipo (sec. II), informa que ele é filho de Cléofas, esposo de “Maria, irmã da Mãe de Jesus” (João 19,25). Simão na verdade é primo de Jesus. E se Cléofas e Alfeu são nomes em hebraico e aramaico da mesma pessoa, como pensam muitos, os quatro chamados “irmãos de Jesus” são entre si, irmãos carnais. Em qualquer hipótese eles são primos ou parentes de Jesus.

Explicação sobre a palavra “Irmãos” na Bíblia

Há muitos exemplos na Bíblia em que os parentes próximos são chamados de irmãos: “Disse Abraão a Lot: Peço-te que não haja rixas, pois somos irmãos.” (Gênesis 13,8) – Abraão não era irmão de Lot, mas tio.

– “Eleazar morreu e não teve filhos, mas filhas e estas se casaram com os filhos de Cis, seus irmãos.” (1 Crônicas 23,22) – As filhas de Eleazar eram primas dos filhos de Cis.

– Ver também: (Êxodo 2,11) (Mateus 23,8) (Gênesis 9,6) (Mateus 5,21-22) (1 Coríntios 15,6).

Agora vamos para um exemplo bem racional e lógico

Maria é chamada “Mãe de Jesus” e nunca “Mãe dos Irmãos de Jesus”. A família de Nazaré aparece apenas com três pessoas: Jesus, Maria e José. Aos doze anos, Jesus, vai ao templo exclusivamente com sua mãe e seu pai. Se Jesus tivesse irmãos os mesmos estariam presentes no templo. E estes supostos irmãos também estariam na crucificação de Jesus.

Jesus no calvário entregou sua mãe a João, o evangelista; se Maria tivesse outros filhos Jesus teria entregado sua Mãe a seus irmãos carnais e não ao evangelista. E a Bíblia não diz que estes quatro personagens são “filhos de Maria”, a Bíblia diz que só Jesus é chamado “filho de Maria” (com artigo no original – Marcos 6,3)

Conclusão

É muito simples! A palavra “irmão” na Bíblia, tem o significado de “primo ou parente próximo, pois a língua hebraica não possui a palavra primo”.

Facebook Comments

Livros recomendados

Sabedoria e Inocência – Vida de G. K. Chesterton“Eu Sou a Graça” – As Aparições de Nossa Senhora das Graças em PernambucoCatena Aurea – Vol. 1 – Evangelho de São Mateus

About the author

Jaime Francisco

Apologista Católico, Historiador, Monarquista, estudioso da Igreja Primitiva, pesquisador do protestantismo na América Latina e no Brasil. Autor dos livros, "Lavagem cerebral e hipnose no meio protestante" "As diferenças entre a Igreja Católica e Igrejas Evangélicas" "Porque estes Protestantes tornaram-se Católicos" e " 150 Respostas Católicas aos 150 ataques protestantes". Ultimamente tem estudado bastante sobre demonologia, Psicologia e Fenômenos da Parapsicologia.