Respostas Católicas

O que vocês podem me falar sobre as assembléias de deus?

– O que vocês podem me falar sobre as Assembléias de Deus? (Anônimo)

É uma denominação pentecostal, a maior igreja pentecostal dos Estados Unidos e uma das que mais geram grupos religiosos no mundo. Essa denominação possui cerca de 16 milhões de membros no planeta.

Como uma denominação cristã organizada, as Assembléias de Deus têm origem no ano de 1914. Foi iniciada por um grupo de evangélicos provindos do movimento pentecostal, o qual, por sua vez, se iniciou na virada dos séculos XIX/XX.

As Assembléias de Deus são fundamentalistas em sua interpretação da Bíblia, embora possam ser distintas do “ramo principal” do Fundamentalismo em razão de suas crenças pentecostais. Muitos dos argumentos usados pelos fundamentalistas do “ramo principal” contra o Catolicismo são empregados também pelos membros das Assembléias de Deus.

As Assembléias de Deus também são radicais em sua escatologia. Seus membros crêem no rapto pré-tribulacional e em um reino milenar sobre a Terra.

Em alguns casos, as Assembléias de Deus parecem ser mais uma versão pentecostalizada da fé batista. Por exemplo: observam apenas duas ordenanças: a Ceia do Senhor ou Sagrada Comunhão (a qual é interpretada como um simples memorial da morte de Cristo) e o Batismo. As crianças não são batizadas e o batismo nas águas é considerado quase que uma declaração pública de compromisso do fiel com Cristo.

Entretanto, as Assembléias de Deus se distinguem da maioria dos grupos batistas na doutrina sobre a segurança eterna. Geralmente de teologia arminiana, crêem que é possível a um cristão cair no pecado e perder a salvação.

Uma vez que são pentecostais, os membros das Assembléias de Deus dão grande valor aos dons carismáticos mencionados por Paulo em 1Coríntios 12,4-11 (dons de profecia, falar em línguas, curas miraculosas). Os pentecostais crêem que estes dons espirituais estão em plena operação na vida da Igreja.

Como forma de governo eclesiástico, as Assembléias de Deus combinam elementos do Presbiterianismo e Congregacionalismo. As congregações locais são independentes. Cada congregação lança e mantém seus próprios pastores e supervisiona os seus próprios assuntos.

Ao mesmo tempo, os interesses gerais da denominação são remetidos ao seu corpo legislativo máximo – o Concílio Geral – ou ao Presbitério Geral, quando o Concílio não está reunido.

Muitos dos mais populares evangelistas da televisão têm relações com as Assembléias de Deus. Jim Bakker e Jimmy Swaggart foram ministros das Assembléias de Deus antes de serem afastados.

Facebook Comments

Livros recomendados

Imitação de Cristo“Eu Sou a Graça” – As Aparições de Nossa Senhora das Graças em PernambucoO Livro do Gênesis – Cadernos de Estudo Bíblico

About the author

Veritatis Splendor

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.