• Autor: Pe. Arthur W. Terminiello
  • Fonte: Livro “The 40 Questions Most Frequently Asked about the Catholic Church by Non-Catholics” (1956) / Site “Una Fides, One Faith” (http://net2.netacc.net/~mafg)
  • Tradução: Carlos Martins Nabeto

– Por que [no rito extraordinário da Missa] na Igreja Católica as mulheres devem usar véu?

A razão prática é que o cabelo da mulher, que é seu orgulho e glória, não será uma distração para os outros. Da mesma forma, sempre foi um costume de etiqueta, nos tempos do Antigo e do Novo Testamento, uma mulher cobrir os cabelos como sinal de sua subordinação aos homens. São Paulo usa este motivo:

  • “Julgai por vós mesmos: é decente que a mulher ore a Deus descoberta?” (1Coríntios 11,13).
  • “Todo homem que ora ou profetiza com a cabeça coberta, desonra a sua cabeça. Mas toda mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta, desonra a cabeça dela, pois é como se estivesse raspada” (1Coríntios 11,4-5).

São Paulo insiste aqui na posição subordinada natural das mulheres, particularmente nos assuntos da Igreja. Ele está resolvendo uma disputa que havia surgido entre os coríntios, onde certas mulheres aqui, como em outras cidades gregas, gozavam de muita liberdade. Nas reuniões, muitas presumiam participar sem o véu e até mesmo falar. E São Paulo condena essa prática como imprópria e contrária aos costumes.

As mulheres católicas, portanto, mantêm a cabeça coberta por respeito à Casa de Deus e pela presença real de Nosso Senhor no Santíssimo Sacramento, que está no altar.

Facebook Comments

Livros recomendados

A cólera dos imbecis – Cartas de um terráqueo ao Planeta Brasil – Volume XDesconstruindo Paulo FreireO capital: Livro 1 – O processo de produção do capital (Vol. 2)