Blog de Carlos Martins Nabeto

REFLEXÃO PATRÍSTICA – “FONTE DA SABEDORIA, A PALAVRA DE DEUS NAS ALTURAS” (Papa São Clemente I, +101)

“Com orações e súplicas incessantes, pedimos ao Criador de todas as coisas que conserve íntegro o número de seus eleitos em todo o mundo, por meio do seu amado Filho, Jesus Cristo. Por Ele, fomos chamados das trevas para a luz, da ignorância para o conhecimento do seu Nome glorioso.

Concedei-nos, Senhor, a graça de esperar no vosso Nome, princípio de toda criatura. Abertos os olhos de nosso coração, conheçamos a Vós somente, Altíssimo entre os altíssimos, Santo a repousar entre os santos. Vós humilhais a arrogância dos soberbos. Arrasais os planos dos pagãos. Elevais os humildes e humilhais os poderosos, fazeis os ricos e os pobres. Levais à morte, salvais e vivificais, único Benfeitor dos espíritos e Deus de toda a carne. Vós contemplais os abismos e observais as obras dos homens. Sois o Auxílio dos que estão em perigo, Salvador dos desesperados, Criador e Guarda de todas as almas. Multiplicais os povos pela terra e, entre todos, escolheis aqueles que Vos amam, por Jesus Cristo, vosso Filho amado, por Quem nos renovais, santificais e cobris de honra.

Nós vos rogamos, Senhor, que sejais o nosso ‘Sustentáculo e Auxílio’. Libertai os nossos que estão atribulados. Compadecei-vos dos pequeninos. Levantai os caídos. Sustentai os indigentes. Sarai os doentes. Fazei voltar os que se desgarram do vosso povo. Dai de comer aos famintos. Tirai da prisão nossos cativos. Erguei os fracos, confortai os medrosos. Todas as nações vos conheçam, porque só Vós sois Deus, e conheçam igualmente a Jesus Cristo, vosso Filho, e com elas também nós, o vosso povo e as ovelhas do vosso rebanho.

Por Vossas obras manifestastes a perene constituição do mundo. Vós, Senhor, criastes o globo terrestre. Sois fiel para com todas as gerações, justo nos julgamentos, admirável de força e de magnificência. Sois cheio de sabedoria ao criar e prudente em firmar as coisas criadas. Sois bom em tudo quanto é visível, fiel para com aqueles que em Vós confiam, benigno e misericordioso. Perdoai nossas infidelidades e injustiças, nossos pecados e delitos.

Não acuseis de pecado vossos servos e vossas servas, mas purificai-nos em Vossa verdade e conduzi nossos passos para caminharmos com piedade, justiça e simplicidade de coração, fazendo tudo o que é bom e agradável a Vossos olhos e diante de nossos pastores. Sobretudo, Senhor, mostrai-nos Vossa face e possamos nós gozar dos bens na paz à sombra da Vossa mão poderosa; por Vosso braço estendido sejamos livres de todo pecado; guardai-nos daqueles que nos odeiam sem motivo.

Dai-nos concórdia e paz, a nós e a todos os habitantes da terra, como as destes a nossos antepassados, que piedosamente Vos invocavam na fé e na verdade. Unicamente Vós podeis agir assim e ainda maiores benefícios realizar em nosso favor. Nós vos louvamos pelo Pontífice e Protetor de nossas vidas, Jesus Cristo. Por Ele glória e majestade a Vós agora, por todas as gerações e por todos os tempos. Amém” (Carta aos Coríntios 59,2-60,4.61,3; Funk 1,135-141).

Facebook Comments

Livros recomendados

O Livro dos Atos dos Apóstolos – Cadernos de Estudo BíblicoImitação de CristoA Virgem Nossa Senhora

About the author

Católico Porque...

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.