Rezar “nas intenções do Papa” ou “segundo as intenções do Papa” é uma fórmula mediante a qual a Santa Igreja determina que sejam feitas orações para lucrar indulgências. Uma das condições para lucrarmos as indulgências plenárias é exatamente esse rezar segundo as intenções do Sumo Pontífice, ou seja, pedir a Deus que conceda o que está no coração ou na mente do Papa. Assim, unimos nossas preces às preces do Santo Padre.


Embora muitos não saibam, essas intenções não são genéricas, não são variáveis conforme o Papa reinante ou o momento em que vive. Há um rol das intenções do Sumo Pontífice, o qual apresentamos a seguir.

 

Pede o Santo Padre, sendo, pois, suas intenções:

 

  • a exaltação da Igreja;
  • a extirpação das heresias;
  • a propagação da fé;
  • a conversão dos pecadores;
  • a paz;
  • e a concórdia entre os países cristãos.

 

Cumpre mencionar que não é preciso que tenhamos essas intenções de modo explícito em nossa inteligência quando rezamos pedindo uma indulgência. Não é necessário nem ao menos saber quais são essas intenções. Basta, portanto, ter o intuito de rezar segundo as intenções do Papa, ainda que não saibamos quais sejam.

 

O leitor que agora sabe não estará, portanto, habilitado a lucrar indulgências como se antes não estivesse, no tempo de sua ignorância de quais eram as intenções do Santo Padre. Todavia, sabendo quais são, pode conhecer algo da vida da Igreja, da rica tradição espiritual católica, e mesmo das preocupações que os Papas, todos eles, tiveram com a humanidade a glória de Deus.

Facebook Comments

Livros recomendados

Por Trás da MáscaraAngústiaSabedoria e Inocência – Vida de G. K. Chesterton