Respostas Católicas

Maria ficou surpresa ao saber que conceberia uma criança sendo virgem?

– O argumento de vocês acerca de Maria permanecer virgem por toda a sua vida, baseado em Lucas 1,34 (“Como se fará isto, visto que não conheço homem algum?”) é falho. Maria entendeu que o Anjo se referia a uma concepção que já tinha se dado. Ela apenas ficou surpresa por conceber uma criança embora não fosse ainda casada. Seu comentário “não conheço homem algum” se refere a este momento, não ao futuro (Anônimo).

A concepção de Jesus não ocorreu antes da mensagem de Gabriel a Maria. Lucas 2,21 diz: “E, quando os oito dias foram cumpridos, para circuncidar o menino, foi-lhe dado o nome de Jesus, que pelo anjo lhe fora posto antes de ser concebido”.

Observe que Lucas afirma que Jesus foi assim chamado pelo Anjo antes da sua concepção. Esta ocorreu, segundo Lucas 1,31, na Anunciação. Logo, Jesus não poderia ter sido concebido antes deste acontecimento.

Ademais, a mensagem de Gabriel a Maria emprega o tempo futuro. Ele diz a Maria: “Eis que em teu ventre conceberás; e não: “Eis que concebeste[no tempo passado].

Se Gabriel não disse que ela estava grávida, então a resposta de Maria não poderia ser: “Como posso estar grávida se sou virgem?”.

Isto nos leva novamente ao argumento que você menciona em sua pergunta. Já que Maria estava desposada com José (Lucas 1,27), a declaração de Gabriel afirmando que ela iria conceber uma criança não deveria surpreendê-la.

Além disso, não há nada de incomum uma jovem desposada ouvir que ela terá um filho algum dia. Assumindo que Maria tivesse a intenção de manter normalmente relações conjugais com José, não haveria razão alguma para ela perguntar como isso se daria. Até porque ela era uma camponesa (para os nossos padrões atuais) e sabia muito bem como os bebês eram feitos.

Veja também  São tomás de aquino não acreditava que a vida humana começava na concepção?

Assim, a pergunta de Maria sobre como a sua maternidade poderia ocorrer apenas significa que ela pretendia permanecer virgem e queria saber como esta sua decisão era compatível com as palavras que Gabriel lhe dirigiu.