Por Jaime Francisco de Moura

“Com efeito, todos pecaram e todos estão privados da glória de Deus” (Romanos 3,23). Os protestantes usam este versículo para afirmar que Maria também pecou.

Respostas

Todos pecaram, é verdade! Mas de que tipo de pecado esta passagem está falando? Do pecado original ou do pecado que cometemos? Existe aí uma grande diferença entre estes dois tipos de pecados.

(Romanos 3,23) está se referindo aos pecados cometidos, tanto é que a continuação deste versículo ilustra muito bem isso: “Se reconhecemos os nossos pecados, (Deus aí está) fiel e justo para nos perdoar os pecados e para nos purificar de toda iniquidade…”

Temos que observar que o pecado original não é cometido, é uma herança. O pecado original não é algo que façamos; é algo que herdamos. O contexto de (Romanos 3,23) se refere a pecado pessoal. E como Maria não herdou o pecado original, como ficou explicado no meu artigo que está em https://www.veritatis.com.br/maria-contraiu-o-pecado-original/, ela também não cometeu nenhum pecado pessoal.

Os protestantes querem ver em (Romanos 3,23), de que “todos pecaram”, uma evidência contra a Imaculada Conceição de Maria. Do mesmo modo, entretanto, esta afirmação não pode ser tomada de uma forma literal, pois, se assim fosse, Nosso Senhor também teria pecado, pois Ele viveu neste mundo como homem e as Escrituras diz “todos”, genericamente.

Essa frase “todos pecaram” continua sendo uma regra geral, no meio protestante e regras gerais possuem exceções. No caso, Jesus e Maria são estas exceções. Um outro exemplo de que regras gerais têm exceções é que está determinado também que os homens morram uma só vez, e logo em seguida vem o juízo (Hebreus 9,27); contudo, embora Paulo não cite aí, Lázaro foi uma exceção à essa regra, uma vez que morreu, foi ressuscitado por Cristo (João 11,1- 46), e deve ter morrido uma segunda vez, não apenas uma.

Mais outra interpretação protestante

“Se Maria não pecou como dizem os Católicos, porque precisou se purificar no Templo?” Ela não foi preservada do pecado porque cumpriu os rituais de purificação (Lucas 2,22) com uma oferenda pelo pecado (Levítico 12,2-8).

Respostas

Mas o que o Evangelista diz é que foram concluídos os dias da purificação de Maria segundo a Lei de Moisés (Lucas 2,22), e não que ela tivesse pecado. Nossa Senhora faz o sacrifício para submeter-se à Lei, assim como o próprio Cristo também o fez (Gálatas 4,4), mesmo sem precisar: para não ser causa de escândalo (Mateus 17,26) e dar exemplo de obediência, para que saibamos obedecer à Lei de Cristo como Ele obedeceu à de Moisés.

Concluindo!

Por que Deus criaria Jesus em um vaso humano pecaminoso?  Ele purificou o vaso. O pecado entrou no mundo através de um homem e uma mulher (Adão e Eva).  A salvação também veio ao mundo através de um homem e uma mulher (Jesus e Maria). Jesus e Maria foram concebidos imaculados como tinham sido Adão e Eva. Jesus é o novo Adão e Maria, a nova Eva. Através deles, a humanidade foi redimida do pecado.

 

Facebook Comments

Livros recomendados

A Minha IgrejaLaques – Eutífron – vol. 6A senhoria