Das homilias de são gregório palamas

DAS HOMILIAS DE SÃO GREGÓRIO PALAMAS, ARCEBISPO DE TESSALÔNICA

 

Do Ofício das Leituras do XXXIII domingo comum – ano B, correspondente ao evangelho do dia (Mc 13,24-32)

 

Oxalá também nós na eternidade nos encontremos reunidos com a multidão dos que foram salvos

 

Vinde, benditos de meu Pai, tomai posse do reino preparado para vós desde a criação do mundo (Mt 25,34). Todos os ressuscitados ouvirão da boca do próprio rei dos céus estas palavras; são os que com fé sincera creram em nosso Senhor Jesus Cristo, manifestando a sua fé nas obras, vigiando sobre si mesmos ou então purificando-se das manchas do pecado mediante a confissão e a penitência, e exercendo a temperança, a castidade, a caridade, a esmola, a justiça e a verdade, virtudes estas contrárias aos vícios. Deste modo, os que obtiveram por sorte o pacífico reino celeste, reinarão com Cristo; viverão para sempre na inefável luz que desconhece ocaso e não é interrompida pela noite; convivem com os santos nas indizíveis delícias do seio de Abraão, onde não há dor, nem lutos, nem gemidos.

 

A messe das espigas inanimadas é feita conjuntamente por muitos segadores; a das espigas espirituais, a humanidade, é feita por um único ceifeiro, que da incredulidade recolhe para a fé os que recebem os arautos do evangelho. Os segadores dessa messe são os Apóstolos e seus sucessores e os doutores segundo as necessidades da Igreja. A respeito deles disse o Cristo: o ceifeiro recebe o salário e ajunta frutos para a vida eterna (Jo 4, 36). Tanto maior recompensa espiritual recebem de Deus os doutores, quanto maior é o número dos fiéis que congregam para a vida eterna. Mas existe também outra messe: a transferência de cada um de nós desta vida para a futura. Neste caso, os segadores são os anjos que, de certo modo, excedem os Apóstolos, pois, uma vez recolhida a messe, escolhem e separam os bons dos maus, como o trigo do joio; levam os bons ao reino e enviam os maus ao inferno.

 

A manifestação destas realidades já se faz presente segundo o evangelho de Cristo, que nos proporciona a oportunidade e as palavras. Oxalá também nós, que já somos o povo eleito de Deus, nação santa, Igreja do Deus vivo, segregados dos ímpios e dos sem religião, sejamos no século futuro separados do joio e unidos à multidão dos resgatados, no mesmo Cristo Senhor nosso que é bendito para sempre. Amém.

 

 

Facebook Comments

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.