Espaço do Leitor

Leitor questiona sobre citações do artigo “os irmãos de jesus”.

[Leitor autorizou a publicação de seu nome no site] Nome do leitor: Brito
Cidade/UF: Garanhuns
Religião: Católica

Mensagem

========

A (URL) é essa: http://www.veritatis.com.br/article/4841

3 – não repugna que o próprio Alfeu seja o mesmo Cléofas. É muito comum nas Escrituras uma pessoa ser conhecida pôr 2 nomes diversos: O sogro de Moisés é chamado Raguel (Êxodo 11-18 a 21) e logo depois é chamado Jetro (Êxodo, III – l). Gedeão, depois de ter derribado o altar de Baal é chamado também Jerobaal (Juizes 6,32). Osias, rei de Judá, é chamado também Azarias (4 Reis, XV-32; I Paralipômenos, III-12). E no Novo Testamento o mesmo Mateus é chamado Levi: “Viu um homem, que estava assentado no telônio, chamado Mateus (Mateus 9,9) . “Viu a Levi, filho de Alfeu, assentado no telônio (Marcos, 11-14). O mesmo que é chamado José é chamado Barsabas (Atos, I, 23). Ainda hoje mesmo, entre nós, nas nossas localidades do interior principalmente, é multo comum esta duplicidade de nomes. Seja Alfeu o mesmo Cléofas ou não seja. Isto pouco importa. o que é fato é que Maria de Cléofas é Irmã de Maria, mãe.de Jesus e é ao mesmo tempo mãe de Tiago e de José, que são chamados IRMÃOS do Senhor” (cf. NAVARRO, Lúcio. Legítima Interpretação da Bíblia, Campanha de Instrução religiosa, Brasil – Portugal, Recife, 1958 nº. 400, pp.590-592 apud  MENESES, Sérgio – “A virgindade de Maria e os irmãos de Jesus” , acesso em 18/07/2006.[com adaptações])

Caro Brito,

A graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja conosco!

A aparente incongruência das citações citadas segundo NAVARRO, Lúcio. Legítima Interpretação da Bíblia, Campanha de Instrução religiosa, Brasil – Portugal, Recife, 1958 nº. 400 pp.590-592 apud MENESES, Sérgio – “A virgindade de Maria e os irmãos de Jesus”, acesso em 18/07/2006, devem-se a pequenos erros de grafia de numerais romanos, e a nomenclatura antiga da Sagrada Escritura utilizada pelo autor. Em fim, os argumentos são pertinentes, e em nada desabonam nosso artigo, que demonstra com clareza – para a glória de Deus! – que Nossa Senhora (Maria Santíssima) não teve outros filhos além de Jesus.

A citação correta dos dois nomes do sogro de Moisés podem ser lidas em Êxodo 2,18 (Raguel) e Êxodo 3,1 (Jetro). O “erro” na citação se deve ao fato de estar grafado 11,18 a 21 ao invés de II, 18 a 21.

A citação do Rei de Judá Osias ou Azarias pode ser lida em II Reis 15, 1.7 e 32. Dependendo da tradução, podemos encontrar os nomes Osias ou Azarias (cf. SARMENTO, Francisco de Jesus Maria. Minidicionário Compacto Bíblico. 3º Ed. São Paulo: Ridiel,2001, p.250).

No texto que mostra os nomes de Mateus/ Levi, onde se lê Marcos 11,14, leia-se Marcos II,14.

Esperando ter dirimido tuas dúvidas, me despeço.

In caritate Christi,

Leandro.

Veja também  Quais "sinais" atestam a ressurreição de Jesus?

Livros recomendados

Hitler e o DesarmamentoVocê Sabe o Que Foram as Cruzadas?A Carta de São Paulo aos Romanos





About the author

Veritatis Splendor