Pode de veto dos Bispos em para definiçes “ex-cathedra” do Papa?

– Li o livro “Catolicismo e Fundamentalismo”, de Karl Keating. Agora, uma rápida questão: se o Papa fizer um pronunciamento “ex cathedra” e este for obviamente incorreto (por exemplo – e isto é apenas um exemplo: digamos que ele tenha declarado que a Bíblia não é Palavra de Deus), poderiam os bispos católicos rejeitar esta declaração “ex cathedra”? Me parece que Karl Keating prevê um “poder de veto” aos bispos. Como católico, desejo saber ao certo como defender a minha fé, especialmente na matéria infalibilidade papal. Minha futura cunhada me perguntou se nós acreditávamos que o Papa era Deus (creio que tenha perguntado isso porque tem para si que apenas Deus é infalível e, assim, não acredita no poder do Espírito Santo). Agradeço pelo site “Catholic Answers” e pelo tempo que vocês puderem dispor para apreciar a minha pergunta. (Angelo Cassar)

Os bispos do mundo inteiro não possuem um “poder de veto” quanto as coisas que o Papa infalivelmente definir.

A situação que você propõe, acerca de uma definição infalível obviamente incorreta, não tem como ocorrer. O Espírito Santo protege o Papa quando ele exerce o dom da infalibilidade concedido à Igreja, de modo que o que ele define tem uma garantia de certeza. Por isso é que essas definições são denominadas “infalíveis”: porque existe uma garantia de que são corretas. Não pode haver uma definição infalível obviamente incorreta como também não existe, obviamente, um círculo quadrado.

Sua [futura] cunhada pode não compartilhar deste “ponto de vista” porque ela não crê que o Espírito Santo protegerá o Papa desta maneira, muito embora ela presumivelmente acredite que esta e outras proteções foram concedidas aos Apóstolos quando  redigiram as Escrituras.

Por fim, afirmo: NÃO! Certamente nós, católicos, não cremos que o Papa seja Deus.

Traduzido para o Veritatis Splendor por Carlos Martins Nabeto, diretamente do site Catholic Answers.

Facebook Comments

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.