Blog de Carlos Martins Nabeto

TRADIÇÕES NATALINAS – COROA DO ADVENTO: SIGNIFICADO

“Costuma iniciar-se, entre nós, o Advento com uma coroa de ramos verdes e quatro velas. Esta coroa é feita de ramos de cipreste, pinheiro ou outro material. O verde representa toda a natureza à espera do Salvador. As velas (…) representam os quatro domingos do Advento. Essas velas são acesas sucessivamente em cada domingo: no primeiro, uma; no segundo, duas; etc., significando a espera vigilante na fé. A luz aumenta na medida em que se aproxima a vinda do Salvador, a Grande Luz que ilumina todo o mundo. (…)

A Coroa do Advento também quer simbolizar o tempo, desde a Criação do mundo até o fim dos tempos. O aumento progressivo das velas acesas quer significar [assim] que o tempo da História está sob a luz de Cristo: há quem queira ver na primeira vela o tempo da Criação; na segunda, a ação salvífica de Deus na História de seu povo no Antigo Testamento; na terceira, a Encarnação de Jesus Cristo; na quarta vela, a presença iluminada de Cristo hoje e na História da Igreja e da Humanidade até o fim dos tempos. (…)

Advento é tempo de espera do Senhor. Mas não é tempo de acomodação. É tempo de renovar a fé e a vida. A Coroa do Advento com as velas acesas quer advertir-nos para que a nossa espera seja mais ativa e, sobretudo, uma espera de irmãos colocados na mesma Luz, preparando Sua vinda na celebração do Natal.

Cristo é O CENTRO de toda a História da Humanidade: ‘Tudo foi feito por meio Dele e sem Ele nada foi feito’ (João 1,3)…” (Urbano Zilles. “Significação dos Símbolos Cristãos”. Edipucrs, 5ª ed., 2001, pp. 28-30).

Facebook Comments

Livros recomendados

10 Livros Que Todo Conservador Deve Ler – Mais Quatro Imperdíveis E Um ImpostorMinha Mãe AparecidaSanto Tomás de Aquino (Chesterton – Ecclesiae)

About the author

Católico Porque...

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.