Mensagem
Gostaria de saber sobre o concilio que oficializou a canan oficial da Biblia os 73 livrso da Igreja romana.
Parabens pelo site.Luiz Blumenau
Resposta
Luiz, a Paz de Cristo!
Até o séc. IV a Bíblia não existia. Havia apenas alguns livros disponíveis que eram considerados sagrados em alguns regiões e em outras não.
No entanto começaram a surgir alguns livros de suposta autoria dos apóstolos, como por exemplo o Evangelho de Tomé, Atos de Pedro, Evangelho de Pedro e etc.
A Igreja como “coluna e Fundamento da Verdade” (cf. 1Tm 3,15) não poderia deixar que o erro se infultrasse. Foi então que no séc. IV a Igreja achou então que deveria definir uma lista de livros que deveriam ser considerados sagrados e lidos nas paróquias. A Igreja assim agiu não para fazer da Escritura a único fundamento da fé (como sugerem alguns protestantes que têm conhecimento de que a Igreja Católica deu origem à Bíblia), mas para impedir que doutrinas estranhas contidas em livros duvidosos causasem algum dano à fé dos fiéis.
O Concílio Reginonal de Hipona (393) foi a primeira iniciativa de se oficializar uma lista de livros sagrados. No entanto por ser um Concílio Regional só tinha o poder de obrigar as paróquias de Hipona (África).
Foi somente no Concílio Geral de Cartago (397) que a Igreja Católica então definiu o Cânon Bíblico para todos os cristãos. É nesta ocasião que nasceu a Bíblia.
Algumas informações sobre o Concílio Geral de Cartago (397)
O Concílio estava previsto para ser realizado em 395 e 396, mas a revolta de Gildão contra o Imperador causou grande insegurança, por este motivo o Concílio só foi aberto 27 de agosto de 397. Deste Concílio participou Santo Agostinho (como Bispo de Hipona).
A sessão conciliar terminou em 28 de agosto de 397. Algumas decisões deste Concílio:
– Aprovação do Breviarium de Hipona (CCL 149,143), isto é, do documento que possuía um resumo das decisões tomadas no Concílio Regional de Hipona. É neste documento que está a lista dos livros canônicos.
– proibição de rebatizar, de reordenar e transfirir bispos (RC 48)
– necessidade da presença de 3 bispos para consagrar um bispo (RC 49)
– providências contra as usurpações dos bispos sobre direitos acheios (RC 54 e 56)
Você poderá colher maiores informaçoes no “Dicionário Patrístico e de Antiguidades Cristãs” da Ed. Paulus e Vozes. Verbete “Cartago”.
Um grande abraço em Cristo,
Alessandro Lima